Artigos Postado no dia: 15 maio, 2025

TRÁFEGO PAGO PARA CLÍNICAS VALE A PENA?

Tráfego pago é uma das primeiras escolhas para quem tem pressa em conseguir contatos e gerar resultados com marketing digital, mas será que compensa? E na área da saúde, esse é investimento que se paga? Vale a pena?

As respostas a essas perguntas dependem de diversos fatores, como estratégia, posicionamento de mercado, orçamento e estágio da presença digital da clínica.

O tráfego não substitui o trabalho de longo prazo do tráfego orgânico, mas de fato, pode acelerar resultados, gerar mais consultas e ajudar a consolidar a autoridade do profissional — sobretudo se for combinado com outras estratégias como o SEO, funil de vendas, e inclusive o tráfego orgânico!

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre tráfego pago e orgânico, em que momento o investimento em anúncios começa a compensar, e como combinar as duas estratégias para obter os melhores resultados.

 

Tráfego pago e orgânico: vale a pena gastar para ganhar visitantes no seu site?

Primeiramente, é importante entender o que significa tráfego: esse é o nome dado às visitas que seu site ou perfil nas redes sociais recebe. O tráfego pode vir de forma orgânica (gratuita) ou paga (anúncios).

Tráfego pago NÃO significa “comprar visitas” ou “comprar seguidores”. Ao contrário de práticas questionáveis, como a compra de curtidas ou de perfis falsos, o tráfego pago é uma estratégia legítima, que permite segmentar o público ideal e medir os resultados com precisão. As visitas que chegam ao seu site a partir de uma estratégia de tráfego pago são legítimas, são pessoas reais que se interessaram pelo seu site e clicaram para acessá-lo.

Ou seja: o tráfego pago acontece quando você investe dinheiro para anunciar seu conteúdo ou serviço e atrair visitantes diretamente, como em campanhas no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads.

Na prática, investir em tráfego pago permite que o site ou página da sua clínica chegue mais rápido a pessoas realmente interessadas nos serviços que você oferece, especialmente se sua presença digital ainda está em fase inicial ou se você deseja acelerar os resultados.

Já o tráfego orgânico acontece quando alguém encontra seu conteúdo por conta própria (seja por meio de pesquisas no Google, por um post nas redes sociais, ou por um link em outro site).

Estratégias como a otimização para mecanismos de busca (SEO) podem ajudar a alavancar tanto o tráfego pago quanto o orgânico, aumentando as chances de ser encontrado pelo seu público-alvo.

Também é importante ficar de olho em métricas como o Retorno sobre o Investimento (ROI), para verificar quando a estratégia de tráfego pago começa a “se pagar” e gerar resultados que justificam continuar.

 

Quando o tráfego pago começa a compensar para uma clínica de saúde?

O tráfego pago pode começar a dar retorno já nas primeiras semanas, mas sua eficácia depende de alguns fatores-chave!

É preciso ter objetivos claros

Antes de investir, é fundamental saber qual é o seu objetivo: atrair mais marcações de consultas? Divulgar um novo serviço? Reforçar sua autoridade em determinada especialidade? Mudar sua estratégia de imagem, vinculado-se a um valor diferente do que você transmite agora?

Essas definições vão nortear a escolha do tipo de anúncio, a linguagem e o canal mais apropriado para você comprar os anúncios.

É fundamental segmentar o seu público ideal

Ferramentas como o Google Ads e o Meta Ads (Instagram e Facebook) permitem segmentar o público com base em localização, interesses, comportamento e até termos de busca que ele usa.

Isso significa que o anúncio pode chegar exatamente a quem procura por um serviço como o seu.

Sem segmentação, você precisará investir muito mais para eventualmente alcançar quem quer, podendo perder tempo e desperdiçar recursos, sem obter resultados.

Sua página de destino (landing page) precisa estar preparada para as visitas que vai receber

De nada adianta atrair visitantes se eles chegam ao seu site e não encontram as informações de forma clara ou não sabem o que fazer em seguida. Uma página otimizada, com boa usabilidade, páginas que carregam rápido, conteúdos com linguagem acessível, design agradável, fotos profissionais e um botão visível de agendamento, fazem toda a diferença.

Integração com um funil de vendas é a chave para os próximos passos

Os melhores resultados vêm quando o tráfego pago está integrado a uma estratégia de relacionamento com o paciente, que pode ser instrumentalizada por meio da técnica conhecida como funil de vendas.

O funil envolve a atração de leads, nutrição do relacionamento por e-mail ou WhatsApp, e acompanhamento até a conversão em vendas. A venda, na área da saúde, seria a marcação de uma consulta ou contratação de um serviço diretamente.

Em resumo: tráfego pago compensa quando a clínica tem objetivos claros, estrutura de captação bem pensada e foco na experiência do paciente.

 

5 maneiras de combinar tráfego pago e orgânico na área da saúde

O melhor cenário é quando o tráfego orgânico e pago trabalham juntos para fortalecer a presença digital da clínica. Veja como combinar os dois de forma estratégica:

  1. Use tráfego pago para promover conteúdos educativos

Você pode investir em anúncios para impulsionar artigos, vídeos ou postagens nas redes sociais que tiram dúvidas frequentes dos pacientes. Isso atrai pessoas qualificadas para conhecer você, sua marca, seu conteúdo, e aumenta sua autoridade perante essas pessoas.

  1. Anuncie serviços estratégicos com alta demanda

Campanhas pagas podem ser focadas em serviços específicos com maior volume de busca ou margem de lucro (por exemplo: clareamento dental, avaliação postural, consulta com nutricionista para emagrecimento etc).

  1. Capture leads com tráfego pago e nutra com conteúdo orgânico

Utilize os anúncios para oferecer um material gratuito (como um e-book ou uma videoaula) em troca do contato da pessoa. Depois, envie conteúdos informativos de forma regular.

Isto é: use tráfego pago para conseguir o contato e estratégias orgânicas de conteúdo e relacionamento para guiá-lo pelo funil de vendas.

  1. Teste e otimize a estratégia com dados do tráfego pago

Os anúncios geram dados valiosos: você pode descobrir quais palavras-chave performam melhor, quais perfis de público engajam mais e quais conteúdos geram mais cliques. A análise da performance pode ser usada para melhorar seus conteúdos orgânicos também.

  1. Invista no SEO para reduzir custos a longo prazo

Ao mesmo tempo em que investe em tráfego pago, construa uma base sólida de conteúdos otimizados para o Google (SEO). Assim, com o tempo, seu site começa a gerar tráfego orgânico de forma gratuita e recorrente — e você depende menos dos anúncios.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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