Artigos Postado no dia: 27 fevereiro, 2025

SEO para CONSULTÓRIOS: como atrair clientes com TRÁFEGO ORGÂNICO, e como o TRÁFEGO PAGO pode contribuir

SEO para consultórios: você já usa essa estratégia para atrair novos pacientes?

Certamente, você já tem uma presença digital para sua marca pessoal ou seu consultório, mas talvez ainda não esteja explorando todo o potencial do SEO para atrair mais tráfego, seja tráfego orgânico ou tráfego pago. A combinação de SEO e tráfego pago é uma abordagem poderosa para ficar bem posicionado no Google, e consequentemente, ganhar visibilidade e atrair mais visitas para sua página.

Neste artigo, você vai entender como as estratégias de SEO podem gerar tráfego orgânico e como o tráfego pago pode potencializar essa estratégia de marketing digital.

 

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

A expressão “tráfego” se refere às visitas que seu site recebe.

Quando essas visitas chegam de forma natural, chamamos isso de tráfego orgânico. Esse tipo de tráfego geralmente vem de mecanismos de busca, como o Google, quando os usuários pesquisam por termos relacionados aos serviços oferecidos pelo consultório.

Mas quando essas visitas chegam a partir de anúncios pagos e outras estratégias pagas, chamamos isso de tráfego pago. Esses anúncios são pagos por clique (CPC), visualização ou outro formato de engajamento.

É importante destacar que o tráfego pago é uma estratégia lícita e ética, desde que feita corretamente, sem artifícios de concorrência desleal. Ele pode gerar resultados mais rápidos, mas funciona melhor quando aliado a uma estratégia sólida de SEO.

 

Como atrair clientes com tráfego orgânico por meio do SEO para consultórios

O SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia para aumentar o tráfego orgânico. Para isso, pode-se usar:

  • uso de palavras-chave;
  • site adequado e com blog;
  • técnicas de otimização de conteúdo;
  • melhora da experiência do usuário e estrutura do site;
  • link bulding;
  • entre outras técnicas.

O primeiro passo para uma boa estratégia de SEO para consultórios é identificar os termos que os seus pacientes em potencial estão pesquisando. Por exemplo: palavras-chave como “dermatologista em [nome da cidade]”, “clínica de emagrecimento perto de mim”, ou “manchas na axila” podem ser incorporadas no conteúdo do seu site, se você constatar que há muitas buscas por essas combinações de palavras.

Mas não basta inserir essas palavras de forma aleatória nos seus conteúdos. É importante que os conteúdos sejam coerentes, bem redigidos, de forma natural, com boa gramática e informações relevantes estruturadas conforme uma estrutura visualmente agradável e seguindo técnicas de escaneabilidade.

Conteúdo de qualidade e site que fornece uma boa experiência para o usuário aumentam o tempo de permanência no site. Esse é um fator importante para o ranqueamento. Por isso, é bom garantir que o site do seu consultório seja responsivo (adaptado para dispositivos móveis), seguro (tenha certificados de segurança), carregue rapidamente e seja visualmente agradável.

Você também melhorar o SEO do seu site ao usar estratégias de link building, incluindo backlinks de outros sites relevantes apontando para o site do consultório aumenta a autoridade do domínio e melhora o ranqueamento. Essa estratégia também é essencial para um bom desempenho nas buscas orgânicas.

 

Como o tráfego pago pode contribuir com o SEO para consultórios

Embora o tráfego orgânico seja uma estratégia mais barata e mais sustentável no longo prazo, o tráfego pago pode acelerar os resultados, especialmente em mercados altamente competitivos. Pode ser uma boa forma de conseguir uma tração inicial para o seu site, alcançando algum destaque no Google até que você consiga fortalecer sua marca e consolidar o tráfego conquistado.

A principal estratégia de tráfego pago é a compra de anúncios no Google e nas redes sociais.

Ao investir em campanhas de busca paga com palavras-chave estratégicas, o consultório pode aparecer no topo das pesquisas enquanto o SEO orgânico ainda está ganhando força.

Além disso, com anúncios pagos, é possível testar diferentes combinações palavras-chave para identificar o que gera mais engajamento, e posteriormente, aplicar essas descobertas na estratégia de SEO. Afinal, os anúncios pagos proporcionam visibilidade imediata. Isso pode ser bastante útil para promover campanhas específicas.

 

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual é melhor para profissionais da saúde?

Cada tipo de tráfego tem suas vantagens. O orgânico é mais barato, mas pode demorar mais tempo para surtir efeitos. O pago pode trazer resultados mais rápidos, mas pode te tornar dependente de anúncios pagos se você não conseguir construir sua marca e visibilidade a partir do tráfego recebido.

O ideal é fazer uso das duas estratégias de forma equilibrada, priorizando uma ou outra conforme um alinhamento dos seus objetivos (resultado rápido ou construção de marca no longo prazo) e orçamento.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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