Artigos Postado no dia: 26 setembro, 2024

Marketing Médico: estratégias para aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI) e crescer de forma sustentável

Marketing Médico é trabalho constante. Como já disse Beth Comstock (ex-vice-presidente e Chief Marketing Officer da General Electric), “o trabalho do marketing nunca acaba; é sobre estar em constante movimento”.

Mas estar em constante movimento não é apenas “matar um leão por dia”, estar sempre empregando táticas efêmeras para gerar resultados rápidos. Marketing inteligente é aquele que investe tempo e recursos em construção de atributos que gerem longevidade ao seu negócio, para que ele cresça de forma sustentável e consiga se manter no mercado.

Nesse artigo, você vai entender como o marketing médico pode conseguir isso para você.

 

Como o marketing médico te ajuda a crescer de forma sustentável

O que significa crescer de forma sustentável? Significa gerir seu negócio de uma forma que ele consiga se manter e gerar frutos no longo prazo.

Muitas escolhas comerciais são tomadas com o objetivo de obter resultados imediatos ou consideram apenas o cenário presente. Dessa forma, muitos negócios acabam não conseguindo se manter rentáveis, ou acabam tendo sucessos tão efêmeros quanto as tendências que os influenciam. Crescer de forma sustentável não é isso. É ter planejamento e fazer escolhas que visem à longevidade do seu negócio.

Você sabia que o marketing pode te ajudar nisso?

O marketing pode te ajudar a construir um posicionamento de mercado sólido, uma marca forte e influente, que te renda admiração e credibilidade capazes de atrair novos pacientes, consolidando seu nome como uma autoridade e referência no mercado. Esses atributos são muito importantes para construir um negócio sustentável.

 

Quais são as melhores estratégias de marketing médico para aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI) e crescer de forma sustentável?

Conforme dissemos anteriormente, construir uma marca forte é essencial para crescer de forma sustentável. Para isso, é preciso escolhas que tenham potencial de retorno constante, no longo prazo.

Logo, as melhores estratégias para obter bons resultados em termos de ROI e sustentabilidade são aquelas que posicionam sua marca de forma sólida, inspirando confiança e admiração, e que atraem pacientes de uma forma que te ajude a formar relacionamentos com eles.

Com uma marca forte e relacionamentos estáveis com pacientes e a comunidade, seu negócio poderá continuar no mercado por anos a fio sem necessidade de recorrer a táticas de retorno rápido.

Naturalmente, isso não significa que em algum momento você deve deixar de investir em ações de marketing. Afinal, “o trabalho do marketing nunca acaba; é sobre estar em constante movimento”, como disse Beth Comstock (ex-vice-presidente e Chief Marketing Officer da General Electric).

Mas significa que você não precisará se preocupar tanto com tendências de mercado efêmeras, “modas”, ou concorrentes que apostam no sensacionalismo. Seu foco será em construir algo sólido o suficiente para resistir às flutuações do mercado. Com isso, você poderá obterá melhores retornos sobre o investimento (ROI) feito em marketing, sobretudo em termos do valor e longevidade de vendas por paciente (ticket médio).

Algumas das estratégias de marketing médico e marketing digital que você pode adotar para alcançar esses objetivos são:

  • Website: tendências digitais vêm e vão, novas redes sociais surgem e desaparecem, mas a força do website nunca morre. É fundamental ter seu site próprio para estabelecer uma presença digital, posicionar-se em mecanismos de buscas, poder colher leads e ter a propriedade desses dados. Mesmo que seu público-alvo possa estar também nas redes sociais ou fazendo uso de outros meios digitais para buscar informação, esses meios também se alimentam de páginas da Internet; logo, de qualquer forma, é importante que você tenha a sua própria página.
  • SEO (otimização para motores de busca) para o site: o uso de técnicas de SEO aumentará as suas chances de ser encontrado em mecanismos de busca, redes sociais e indexadores em geral. Essas técnicas têm um excelente potencial tanto no curto quanto no longo prazo. Tenha em mente que a Internet nunca vai morrer e as pessoas sempre vão precisar de diretórios para ajudá-las a localizar informações e páginas. Usar técnicas de SEO nada mais é que adaptar-se ao funcionamento desses diretórios para manter-se relevante dentro deles.
  • Conteúdo de qualidade: o conteúdo é a sua “arma” para demonstrar expertise e conquistar a confiança e respeito do público. Praticando essa estratégia com periodicidade e mantendo sempre a qualidade dos conteúdos, aos poucos você vai se firmando como uma autoridade nos assuntos sobre os quais fala.
  • Tráfego pago no google  e redes sociais: essa estratégia gera uma audiência nova que ainda não te pertence e de forma segmentada por público-alvo e região geográfica.
  • Eventos e marketing de relacionamento: por fim, nunca subestime a importância dos relacionamentos, seja com seus pacientes, com as famílias e amigos deles, com seus colegas de profissão, com professores e pesquisadores da área, com stakeholders, com a imprensa, com a comunidade em geral. Muitos profissionais e empresas se mantêm no mercado por décadas apenas com a força da sua rede de contatos. Eles podem ser determinantes para sua reputação, sua capacidade de atrair novos pacientes e seu reconhecimento no mercado.

 

Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?

ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital médico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados