O marketing de conteúdo para clínicas médicas pode ser bastante eficiente para alcançar aquilo que, no marketing em geral, chamamos de “formação de clientela”, inclusive educando o mercado para conhecer e comprar serviços que muitas pessoas não conhecem ou sabem que precisam.
Por meio de conteúdos informativos, produzidos dentro de uma estratégia que alinhe fatores relacionados à escolha dos temas, frequência das postagens e integração com sistemas de inbound marketing, você pode construir uma imagem sólida na mente do seu público e fazê-lo entender que precisa de serviços médicos específicos, os quais você oferece.
Entenda como fazer o melhor uso possível de uma estratégia de marketing de conteúdo para clínicas médicas para educar seu público e fazê-lo comprar de você.
O que é e como funciona o marketing de conteúdo para clínicas médicas?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa criar e distribuir conteúdo relevante para atrair e engajar um público específico. Na área médica, isso pode ser feito por meio da abordagem de temas relacionados à saúde, estética e bem-estar, em conexão com a área de especialidade do profissional, para tirar as principais dúvidas que os pacientes costumam ter sobre o assunto.
O conteúdo é uma matéria-prima valiosa de marketing para clínicas médicas. Ao permitir que os profissionais compartilhem informações úteis, como dicas de prevenção e tratamento de doenças, o profissional ajuda a conscientizar e educar pessoas, sensibilizando-as sobre a importância desse tema (o que, posteriormente, se desdobra na identificação da necessidade do paciente relacionada a esse tema). Além disso, o conteúdo ajuda a estabelecer uma relação de confiança, fundamental no setor médico, onde a credibilidade é essencial para conquistar novos pacientes.
Ao compartilhar artigos, vídeos ou postagens em redes sociais que demonstrem o conhecimento especializado dos profissionais, de maneira consistente, a clínica se posiciona como uma autoridade em seu campo. O público que consome esse conteúdo começa a perceber os médicos e especialistas como profissionais competentes e experientes, o que fortalece a imagem da clínica e a propensão de que os consumidores desse conteúdo se tornem pacientes dela.
Além de atrair novos pacientes, o marketing de conteúdo também ajuda na retenção de pacientes existentes, pois promove uma relação contínua de lembrança e confiança, mantendo a clínica sempre “no radar” do paciente.
Como educar e atrair pacientes para comprarem de você: 3 dicas
Uma das finalidades mais interessantes do marketing de conteúdo é a educação do público.
Muitas vezes, o seu futuro paciente sequer conhece o problema de saúde que o acomete, ou não está suficientemente consciente da importância de algum tema relacionado à sua área de especialidade médica. Também é função do médico educar o seu público sobre a importância da sua área e do seu trabalho.
No marketing e nas vendas, costumamos dizer que o público nem sempre sabe o que quer, e é papel do vendedor ou profissional de marketing fazer o público descobrir o que quer e despertar nele um desejo que talvez ele nem saiba que tenha. Na área da saúde, algo parecido acontece, mas em vez de desejos, estamos falando de necessidades. A saúde é um assunto primordial, mas, naturalmente, nem todos cuidamos dela como deveríamos. Você, como médico, pode ajudar a mudar isso e, adicionalmente, ao educar seu público, pode ganhar novos pacientes.
Confira algumas dicas para educar pessoas sobre assuntos de saúde e conquistar a confiança e o respeito delas para que se tornem seus pacientes:
- Criação de conteúdo sobre temas de nicho
Produza materiais informativos sobre condições de saúde específicas, tratamentos que sua clínica oferece etc. Isso informa e esclarece os pacientes, ajudando-os a compreender a relevância de seus serviços para suas necessidades, além de destacar seu conhecimento especializado. Além disso, aumenta as suas chances de se destacar com seu conteúdo, já que os assuntos mais amplos e generalizados geralmente já estão saturados. Invista na humanização dos seus posts, com vídeos e imagens próprias.
- Mantenha uma frequência regular de publicação de conteúdo
Publique regularmente para construir sua presença online e fortalecer a imagem de sua clínica. A consistência mantém sua clínica na mente do público e, com o tempo, a repetição e qualidade do conteúdo aumentam a confiança dos pacientes em sua expertise.
- Integre sua estratégia de conteúdo com uma estratégia de inbound marketing
Use seu conteúdo como um ponto de partida para criar um relacionamento com o público. Ofereça materiais gratuitos, como ebooks ou webinars, que incentivem os pacientes a compartilharem o contato deles com você, iniciando assim uma jornada de relacionamento, que no inbound marketing representamos pela metáfora do funil de vendas.
O inbound marketing usa técnicas e softwares específicos para ajudar a automatizar essa jornada e manter um histórico das etapas dela, facilitando a gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM).
Assim, você começa a construir um vínculo e pode nutrir esse relacionamento com informações adicionais, até que eles estejam prontos para agendar uma consulta.
Essa metodologia é a que chamamos de inbound marketing, baseada na jornada de compra do paciente.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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