Artigos Postado no dia: 18 setembro, 2024

Usando o Marketing Digital para promover serviços de ESTÉTICA e aproveitar o crescimento do mercado

Serviços de ESTÉTICA são uma forte tendência de consumo no Brasil e no mundo. Esse mercado está avaliado em mais de 82 bilhões de dólares e não para de crescer. Se você trabalha nessa área, já deve saber que a demanda por serviços como os seus é enorme, mas a concorrência também é. O marketing digital pode ser o fator determinante para atrair novos clientes e formar relacionamentos que vão fazê-los preferir você à concorrência. Leia esse artigo e saiba como!

 

Quais são as oportunidades no mercado de serviços de estética?

O mercado de estética tem crescido no mundo inteiro, tendo sido avaliado em mais de 82 bilhões de dólares pela Grand View Research no ano de 2023.

Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil foi o 3º maior mercado consumidor no mundo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no ano de 2023, perdendo apenas para os EUA e a China.

Essa não é uma tendência que deve desacelerar, pois está intrinsecamente ligada com aspectos culturais de cada país. O Brasil tem uma cultura e tradição fortes relacionadas a hábitos de consumo de produtos e serviços de beleza e estética, e o avanço da tecnologia e das ferramentas digitais tendem a exacerbar esse potencial.

Se você atua nessa área, certamente só precisa se posicionar da maneira certa e criar um diferencial de marca para atrair cada vez mais clientes. O marketing digital pode te ajudar nisso.

Como você deve saber, a Internet é um dos principais meios utilizados por quem busca informações sobre serviços e produtos. No mercado de estética, não é diferente, e inclusive, o potencial da Internet pode ser ainda maior, considerando os recursos visuais que ela oferece.

Conteúdos com apelo visual (fotos, vídeos etc), pessoalização (profissionais que “dão a cara a tapa”, clientes e seguidores que engajam e postam comentários reais), e informação acessível podem ser determinantes para fazer uma pessoa optar por contratar um serviço na área de estética. Por isso, o marketing digital pode ser tão eficiente nesse segmento.

 

Usando o marketing digital para promover serviços de estética e aproveitar o crescimento do mercado

O marketing digital oferece possibilidades para profissionais de estética promoverem seus serviços diante de grandes audiências, construir uma presença online sólida e implementar estratégias de atração, qualificação, conversão e fidelização de clientes.

Conheça algumas estratégias de marketing digital que geram excelentes resultados no segmento de beleza e estética:

Marketing de conteúdo

  • Posts para redes sociais: vídeos curtos, colagens, infográficos, carrosséis de informação;
  • Conteúdos teaser para direcionar seguidores para seu site;
  • Lives, webinars, mini cursos;
  • E-books;
  • Blog posts

SEO e estratégias de tráfego pago e orgânico

  • Uso de táticas de SEO nos conteúdos escritos;
  • Uso de táticas de SEO na construção de páginas web;
  • Pesquisa de palavras-chave e tendências para uso em tags de páginas e hashtags nas redes sociais;
  • Compra de anúncios (Google Ads)

Inbound marketing e CRM

  • Funil de vendas;
  • Gestão de carteira de leads e clientes recebidos por meio do marketing digital;
  • Estratégias de relacionamento

 

É importante que essas estratégias estejam bem “amarradas” e que tenham gatilhos para que a sua audiência possa se transformar em leads. Ter muitos seguidores, visualizações e visitas no site é bom, mas é fundamental conseguir extrair alguma coisa tangível de tudo isso e fazer contatos diretos, iniciando relacionamentos com os potenciais interessados.

A partir do momento em que você tem os dados dessas pessoas (fornecidos espontaneamente por elas, seguindo protocolos da Lei Geral de Proteção de Dados), pode começar um contato mais próximo e implementar novas estratégias para agregar valor à sua marca e fazê-los entender por que seu serviço é o ideal, até o momento da conversão em venda.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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