Marketing Digital Postado no dia: 29 agosto, 2024

A importância de uma presença digital forte para clínicas e consultórios: como se destacar na era digital

Ter uma presença digital é uma exigência do mercado. Se uma clínica ou consultório estabelece uma forte presença online, tem maiores chances de atrair mais pacientes e assim manter-se competitiva. Mas como fazer isso?

Nesse artigo, vamos te mostrar alguns itens essenciais para clínicas e consultórios estabelecerem uma presença digital, mas também vamos te dar 10 dicas para ir além do básico e conseguir se destacar dos concorrentes e ganhar mais visibilidade perante o seu público-alvo.

 

Por que clínicas e consultórios precisam de uma presença digital?

Ter uma presença digital é uma exigência de mercado à qual a área da saúde não escapa. Se você não tem uma presença digital, seus concorrentes provavelmente têm, então, há grandes chances de perder para eles as oportunidades de alcançar novos pacientes. Se seus potenciais pacientes estão online, você também deve estar, não é mesmo?

Estar bem posicionado na Internet e propiciar maneiras para seu público te encontrar a partir do acesso à Internet no computador ou celular é fundamental para angariar novos pacientes.

A maioria das pessoas busca informações sobre serviços e profissionais de saúde online, antes de tomar uma decisão. Então, é fundamental saber posicionar-se da forma adequada, nos canais adequados, para aumentar as chances de ser encontrado por essas pessoas que têm potencial para serem suas pacientes.

Embora sejam poucos os serviços na área da saúde que podem ser prestados de forma online, ter uma presença digital é uma porta de entrada para pacientes conhecerem e optarem pelo trabalho de um profissional de saúde e efetivamente comparecer até a clínica, marcar consulta, tornar-se paciente fiel.

 

Itens imprescindíveis para uma presença digital de sucesso

Uma presença digital pode ser composta de diversos itens. Os fundamentais são:

  1. Site profissional
  2. Redes sociais ativas
  3. Lista de e-mails conquistada com estratégia de inbound marketing / Estratégias de atração e nutrição de leads

Se você quiser uma presença digital ainda mais sofisticada e com maior potencial de resultados, pode incrementá-la com estratégias de marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, gestão de relacionamento com clientes (CRM), experiência do usuário (UX), entre outras.

 

10 dicas para clínicas e consultórios se destacarem na era digital

Destacar-se e manter-se competitivo exige uma presença digital forte e atualizada. Aqui estão algumas dicas para conseguir isso:

  1. Invista em bons plugins de desenvolvimento do seu site, para que ele seja visualmente agradável, fácil de navegar, rápido para carregar, fácil de localizar informações etc;
  2. Use técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) para aumentar a chance de seu site ser bem posicionado em pesquisas no Google;
  3. Mantenha as suas informações de contato indicadas no seu site e “bio” das redes sociais sempre bem atualizadas, para não correr o risco de perder pacientes por conta de um número de telefone, e-mail ou endereço desatualizado;
  4. Atualize constantemente as páginas do seu site também, pois isso aumenta as chances de ter uma boa performance no Google;
  5. Faça pesquisa de mercado, pesquisa de tendências e planejamento de pautas para selecionar os melhores temas a serem abordados nos conteúdos para seu público;
  6. Mantenha uma periodicidade balanceada nos seus posts e conteúdos. Evite a saturação, mas também evite passar longos períodos sem postar (isso faz com que o algoritmo da rede social entenda seu perfil como menos recomendável, e além disso, pode fazer com que seu próprio público se esqueça de você);
  7. Ao criar conteúdos visuais ou audiovisuais, procure sempre usar cores, fontes, elementos, sons e efeitos que tornem mais fácil para seu público absorver a informação que você está passando;
  8. Use um bom software de CRM para fazer a gestão dos leads conquistados no seu site e armazenar os dados necessários sobre eles a partir de um protocolo que siga as regras da Lei Geral de Proteção de Dados;
  9. Conforme aprofunda o seu relacionamento com os seus contatos obtidos através de estratégias de marketing, busque personalizar cada vez mais as abordagens, conteúdos preparados para esses contatos, oferecendo uma experiência de maior qualidade e exclusividade;
  10. Monitore constantemente o seu engajamento, dados sobre a conversão em leads, para observar as mudanças no perfil do seu público, quais conteúdos costumam gerar mais engajamento, quais páginas convertem melhor, e assim poder aperfeiçoar constantemente as suas estratégias.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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