Artigos Postado no dia: 8 outubro, 2024

Engenharia de Prompts e o uso do ChatGPT no Marketing Jurídico: o que você precisa saber?

Você sabe o que é engenharia de prompts? E como isso pode ser usado no marketing jurídico para tornar a produção de conteúdo mais eficiente?

A engenharia de prompts pode ser uma grande aliada para quem deseja implementar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, para ajudar a produzir conteúdos de marketing jurídico. Os prompts facilitam a produção (seja de temas, títulos, trechos ou até mesmo textos inteiros), direcionando a IA para que ela entregue algo mais próximo daquilo que você quer e precisa.

Com prompts bem planejados, advogados conseguem otimizar seus esforços de comunicação, oferecer informações valiosas ao público e, com isso, melhorar a presença online de seus escritórios. A chave está em conhecer as boas práticas para criar comandos precisos, capazes de gerar respostas alinhadas com seus objetivos. Vamos aprender sobre isso?

 

O que é engenharia de prompts?

Engenharia de prompts é a atividade de formular e fornecer comandos específicos e bem estruturados para obter respostas mais precisas e personalizadas de uma Inteligência Artificial (IA). Quando um prompt — ou seja, um comando ou pergunta — é bem desenvolvido, ele pode direcionar a IA para gerar respostas mais alinhadas com as expectativas do usuário.

Quando você simplesmente pede ao ChatGPT que escreva um artigo sobre aposentadoria por invalidez, por exemplo, o resultado pode até ser bom, mas certamente será muito amplo, ou até mesmo genérico. Se você publica o conteúdo dessa forma em seu blog, pode ter dificuldades em obter bons resultados de posicionamento no Google (SEO) e atração de clientes com ele. Sem contar que, se você simplesmente pede um texto sobre aposentadoria por invalidez, sem qualquer nuance, significa que não tem um planejamento de pauta que especifique exatamente a maneira como abordará esse tema, sob qual ângulo etc. Essa é uma pré-etapa à produção do conteúdo, qual seja, o planejamento. E a IA pode te ajudar nela também.

Se você for mais preciso no seu comando, há maior chance de que a IA gere um texto mais alinhado com o que você havia planejado, e algo mais personalizado, diferenciado, que não vai soar como qualquer outro texto de concorrentes que não usam estratégias adequadas de copywriting e SEO ou que estejam fazendo (mal) uso da IA.

 

Como a engenharia de prompts pode ser utilizada no marketing jurídico?

A escolha correta das palavras e a clareza do prompt são fundamentais para obter boas respostas de uma IA. Um prompt mal estruturado geralmente leva a uma resposta genérica ou irrelevante (talvez até mesmo contendo informações incorretas), enquanto um prompt específico e focado resulta em informações mais úteis e precisas, e um texto melhor estruturado.

No marketing jurídico, a engenharia de prompts pode te ajudar a:

  • Gerar sugestões de pautas, títulos, tópicos etc para sua estratégia de marketing de conteúdo;
  • Produzir artigos informativos;
  • Produzir copy para social media;
  • Produzir newsletters;
  • Otimizar o conteúdo para SEO;
  • Checar se o conteúdo mantém a comunicação dentro dos parâmetros exigidos pela OAB;
  • entre outras atividades.

Algumas dessas atividades podem exigir um treino maior da IA, ou prompts mais sofisticados. Por exemplo, quando você pede à IA que gere conteúdos focados em palavras-chave específicas (com a finalidade de melhorar o posicionamento do seu site jurídico nos mecanismos de busca), pode ser necessário especificar quantas vezes e em quais seções do texto ela precisa aparecer. Além disso, vai precisar de revisão da sua parte. Mas todas essas experiências vão treinando a IA para que ela se adeque aos modelos de conteúdo que você quer.

 

10 exemplos de prompts para advogados produzirem conteúdo jurídico de marketing com o ChatGPT

Para ajudar advogados a aproveitarem ao máximo a engenharia de prompts, aqui estão alguns exemplos práticos de como usar o ChatGPT para criar conteúdo relevante:

  1. Geração de temas/títulos de artigos
  • “Gere 5 títulos de artigos informativos de Direito Tributário voltados para Gerentes Jurídicos de empresas de médio e grande portes, focados nas palavras-chave: ‘planejamento tributário’; ‘créditos tributários’; ‘holding’;”
  • “Gere 3 sugestões de artigos informativos sobre Direito Empresarial e Direito do Consumidor, levando em conta que serão artigos escritos por advogados, em linguagem informal”;
  1. Produção de artigos explicativos:
  • “Explique de forma clara e acessível os direitos básicos do consumidor no Brasil no caso de produtos avariados, elencando em uma lista as principais maneiras extrajudiciais e judiciais de resolver esse problema.”
  • “Escreva 4 parágrafos sobre os principais pontos da reforma trabalhista e como ela impactou os direitos dos trabalhadores.”
  • Escreva um artigo informativo baseado no título ‘Qual é a diferença entre auxílio-doença e auxílio-acidente?’, em linguagem informal, divido em pelo menos 3 subtópicos”
  1. Posts para redes sociais:
  • “Crie um post curto para o Instagram explicando a importância do registro de marca no INPI para pequenos negócios”;
  • “Desenvolva um texto informativo de até 200 caracteres divulgando um artigo que explica as diferenças entre união estável e casamento, com linguagem simples e objetiva.”
  1. Otimização para SEO:
  • “Escreva um artigo baseado na palavra-chave ‘direitos trabalhistas na pandemia’ com foco em SEO, repetindo essa palavra-chave no mínimo 3 vezes ao longo do texto, mas usando sinônimos também.”
  • “Gere um conteúdo de blog sobre ‘como funciona o inventário extrajudicial’, com estrutura otimizada para ranqueamento no Google.”

A cada um desses tipos de prompt, você pode adicionar mais contexto e detalhes para a IA, por exemplo:

  • Escreva do ponto de vista de um advogado especializado em Direito Empresarial;
  • Considere que meu blog já tem muitos artigos cobrindo os pontos básicos desse assunto, e para esse artigo eu quero focar especificamente em “……”;
  • O texto precisa ter no máximo …. palavras/caracteres;
  • Use palavras simples e evite termos jurídicos demais.

Lembre-se sempre: quanto mais específico e direcionado for o seu prompt, melhores devem ser os resultados obtidos.

 

Quer saber mais sobre marketing jurídico e marketing digital conforme diretrizes da OAB?

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

 

 

(USAR FOTO NOVA)

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 


Artigos Relacionados