Artigos Postado no dia: 16 janeiro, 2025

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a conectar profissionais da saúde com os pacientes certos

A Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada de diversas formas na área da saúde, tanto nas atividades-fim (serviços de saúde) quanto nas atividades-meio, como, por exemplo, no marketing digital. A capacidade de analisar grandes volumes de dados e oferecer soluções personalizadas torna a IA uma aliada poderosa para otimizar a comunicação entre profissionais de saúde e seus pacientes. De assistentes virtuais que ajudam a agendar consultas a ferramentas de automação para campanhas de marketing, a IA pode transformar o relacionamento entre médicos, dentistas e outros profissionais de saúde e o público que busca seus serviços.

Se você está buscando por maneiras eficientes e ágeis de conquistar pacientes novos, mudar o nicho ou perfil do público do seu consultório e melhorar sua renda, a IA oferece recursos que podem te ajudar a escalar esse tipo de atividade. Neste artigo, vamos explorar como essa tecnologia pode ajudar a conectar profissionais de saúde com os pacientes certos.

 

Como profissionais de saúde têm usado a Inteligência Artificial no marketing digital

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital, e os profissionais da saúde não estão atrás dessa tendência de mercado, pelo contrário. Na área da saúde, já vemos uma grande popularidade da IA para desempenhar tarefas como:

  • SEO (Search Engine Optimization), usando ferramentas de IA para identificar palavras-chave relevantes, otimizar textos e monitorar o desempenho de sites para garantir que os sites sejam encontrados mais facilmente pelos pacientes;
  • Produção de conteúdo por meio da geração de copy (texto de marketing). Embora nem sempre seja eficiente ou ético usar textos 100% produzidos por IA, a IA tem sido usado por profissionais do conteúdo sobretudo para gerar o “texto-base”, que é posteriormente completado e revisado por um especialista. Essa prática ajuda a ganhar tempo e produzir conteúdos exclusivos em escala maior;
  • Monitoramento de temas e alertas no Google: a IA permite acompanhar as buscas mais frequentes relacionadas à saúde em tempo real, ajudando os profissionais a entender as necessidades dos pacientes e criar conteúdos e campanhas relacionadas a essas questões;
  • Automação de e-mails e inbound marketing, usando ferramentas de segmentando de pacientes por perfil e enviando mensagens personalizadas que aumentam as chances de engajamento, dentro da estratégia conhecida como funil de vendas”.

As principais vantagens que a implementação de IA no marketing têm trazido para os profissionais da saúde são:

  • ganho de tempo e eficiência;
  • possibilidade de escalar as estratégias de marketing, mirando um número maior de leads/pacientes;
  • melhor uso dos talentos da equipe do consultório;
  • possibilidade de maior personalização de conteúdos e estratégias;
  • qualidade no controle e gestão de dados;
  • melhor monitoramento da performance da estratégia.

 

Dicas para usar IA para conectar profissionais da saúde com os pacientes certos

Se o que você está buscando é uma estratégia para conseguir atrair mais pacientes, ou atrair pacientes com o perfil procurado para seu consultório, a Inteligência Artificial tem recursos que podem te ajudar a operacionalizar essa estratégia.

Para que a Inteligência Artificial seja efetiva na conexão entre profissionais da saúde e pacientes, é fundamental que as estratégias adotadas sejam baseadas em dados e personalização. Confira algumas dicas práticas que podem te ajudar com esse objetivo:

Realize pesquisas demográficas detalhadas

Como, na área da saúde, o perfil do indivíduo pode estar diretamente relacionado com a área de especialidade do profissional (considerando fatores como gênero, faixa etária, etc), eventualmente você vai precisar de ferramentas que te ajudem a encontrar esse público. Sem um direcionamento de estratégia, você vai gastar mais e atrair todo tipo de paciente, inclusive aqueles que não precisam dos seus serviços. Por exemplo, como ginecologista, não faz sentido gastar em ações de marketing que alcancem usuários do sexo masculino.

A IA pode te ajudar analisar dados de múltiplas fontes para identificar características do público-alvo, como idade, localização, gênero e interesses. Com essas informações, é possível direcionar campanhas mais precisas e eficazes, conectando o profissional de saúde ao paciente que realmente precisa de seus serviços.

Naturalmente, é importante que os inputs e diretrizes dadas à IA sejam claros e bem orientados para evitar ações discriminatórias e/ou que façam uso indevido dos dados pessoais dos usuários.

 

Personalize a experiência do paciente

A IA permite criar experiências únicas para cada paciente, pois ela pode ser alimentada com uma base de dados sobre um determinado lead ou paciente e o seu histórico de relacionamento ou atendimento dele.

Por exemplo, ao utilizar um chatbot para agendamento de consultas, é possível oferecer respostas personalizadas com base no histórico do usuário. Além disso, campanhas de e-mail podem ser segmentadas para oferecer soluções específicas de acordo com as necessidades identificadas.

Tal como no item anterior, essa é uma estratégia que demanda muita atenção e conformidade com o que dispõe a legislação de proteção de dados. Mas se realizada de forma ética, pode surtir efeitos excelentes, ajudando o paciente a obter mais rapidamente as informações que precisa, e consequentemente, acelerando a conversão.

 

Utilize ferramentas de IA para criação de conteúdo

A produção de conteúdo informativo é essencial para atrair pacientes.

A IA pode ajudar a identificar temas de interesse com base em tendências e até mesmo gerar rascunhos de textos otimizados para SEO. Isso torna o processo mais ágil e garante que os profissionais estejam sempre oferecendo informações relevantes e com potencial de atrair os pacientes certos.

 

Otimize o funil de vendas com IA

As ferramentas de IA podem acompanhar a jornada do paciente, desde o primeiro contato (topo do funil) até a conversão (fundo do funil). Por exemplo, algoritmos podem identificar quais etapas estão causando a desistência do paciente e sugerir melhorias no processo. Isso garante que mais pacientes cheguem ao fim do funil, seja para agendar uma consulta ou adquirir um serviço.

 

Acompanhe o desempenho em tempo real

A IA permite monitorar e ajustar campanhas em tempo real. Isso significa que, caso uma estratégia não esteja trazendo os resultados esperados, é possível corrigir rapidamente o curso e otimizar os investimentos.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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