Artigos Postado no dia: 27 novembro, 2024

Marketing Digital na Saúde: quais são as tendências de SEO para 2025?

Tendências de SEO para 2025: quais mais afetarão a área da saúde?

Mesmo diante de tantas tendências e tecnologias novas no marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) segue sendo uma peça fundamental para conquistar visibilidade no ambiente online.

Com 2025 se aproximando, as estratégias de SEO estão se tornando ainda mais complexas e refinadas, especialmente para profissionais e empresas de saúde, campo em que a credibilidade e autoridade são ativos determinantes para construir uma carreira e negócio longevos e sustentáveis.

Vamos entender melhor como o SEO impactará o mercado de marketing digital da saúde no próximo ano? Acompanhe a leitura para conhecer as principais tendências de SEO para 2025.

 

O que é SEO? Como como ele continuará em alta em 2025? 

SEO (sigla para Search Engine Optimization, que significa “otimização para mecanismos de busca”) é o conjunto de práticas voltadas ao ajuste de conteúdos e websites para que sejam encontrados com mais facilidade nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Quando você desenvolve seu website e redige seus conteúdos com base em técnicas de SEO, o algoritmo desses mecanismos “lê” melhor o seu site, e assim, há chances maiores de ele entregar seu conteúdo para mais pessoas e seu site ter um melhor ranqueamento em buscas.

Na área da saúde, em que a confiança e a credibilidade são essenciais, SEO vai além da visibilidade. Ele ajuda a transmitir autoridade e atrair pacientes ou clientes em busca de informações confiáveis.

Em 2025, o SEO continuará sendo uma estratégia indispensável, especialmente com as mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca e o aumento da concorrência digital. Além disso, a disponibilização de formas cada vez mais elaboradas e acessíveis de busca (como a busca por voz) vão exigir adaptação na produção de conteúdos e desenvolvimento de websites também, com técnicas cada vez mais sofisticadas de SEO;

Empresas que investirem em SEO estarão mais preparadas para atender às expectativas dos usuários e se destacar em um mercado onde as pesquisas online são o primeiro ponto de contato para muitos pacientes.

 

Tendências de SEO para 2025 na área da saúde

 

  1. E-E-A-T: Expertise, Experiência, Confiança e Autoridade

O conceito de E-E-A-T (“Expertise, Experience, Authority, Trust”), que sintetiza vários atributos determinantes para o sucesso de estratégias de marketing de conteúdo e SEO, deverá continuar sendo uma prioridade para o Google em 2025 será ainda mais relevante.

Para empresas e profissionais de saúde, isso significa investir em conteúdos que demonstrem experiência real, como estudos de caso, pesquisas originais, depoimentos de pacientes. Os desafios dessa tática serão manter esse aspecto humano e personalizado sem infringir dados pessoais ou direitos de imagem. Mas com uma boa assessoria e protocolos de compliance com a LGPD e outras leis incidentes, é perfeitamente possível.

Uma novidade é o foco em autoria e sua verificabilidade. Essa é mais uma tendência que reflete como o Google tem buscado oferecer conteúdos realmente relevantes, feitos por e para humanos, como forma de diferenciação de spams, conteúdos genéricos feitos por IA ou até mesmo feitos por humanos, conforme técnicas massificadas de geração de conteúdo vazio apenas para obter tráfego.

O Google está priorizando conteúdos com autores reconhecíveis e confiáveis. Isso torna crucial a atualização de biografias de autores nos websites, destacando suas credenciais e conquistas.

No setor de saúde, onde a personalização é importante, destacar histórias reais e experiências humanas por trás dos conteúdos pode criar um vínculo de autenticidade com os usuários, construindo confiança e fidelidade.

 

  1. SEO técnico, acessibilidade do website e experiência do usuário

O SEO técnico ganhará ainda mais destaque em 2025. A ideia é que a experiência do usuário seja foco e que os sites sejam facilmente acessáveis em qualquer dispositivo, de forma fácil e rápida.

Esse tipo de experiência também envolve táticas de SEO para otimizar a estrutura interna do seu site, como:

  • uso de link buildings;
  • uso de dados estruturados para melhor interpretação dos algoritmos de mecanismos de buscas;
  • metadescrições das páginas;
  • plugins para carregamento da página e renderização no servidor;
  • entre várias outras táticas que melhorem a experiência de quem acessa e navega pelo seu site.

 

  1. SEO para buscas por voz e transcrições de áudio 

O crescimento de dispositivos inteligentes e assistentes virtuais, como Siri, Alexa, Google Assistant e ChatGPT, está transformando a forma como as pessoas buscam informações, especialmente na saúde.

Perguntas faladas, como “Qual é o melhor hospital para ortopedia perto de mim?”, estão se tornando mais comuns. Por isso, é muito importante que o SEO esteja preparado para se comunicar com os usuários de uma forma condizente com a forma como eles se comunicam quando fazem buscas por voz.

Para 2025, será importante adaptar conteúdos para esses formatos, o que pode incluir:

  • uso de palavras-chave mais conversacionais e alinhadas às pesquisas por voz;
  • criação de FAQs que respondam diretamente a perguntas feitas em linguagem natural;
  • otimização de transcrições de áudio e vídeo, garantindo que esses conteúdos sejam indexáveis e atendam aos critérios de SEO;
  • entre várias outras táticas que otimizem seu conteúdo para ser melhor encontrado a partir de buscas por voz.

 

  1. Uso de Inteligência Artificial, mas com restrições

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o marketing digital, mas também exige cautela, especialmente no setor de saúde, onde dados sensíveis e informações científicas estão em jogo.

Em 2025, o uso responsável de IA será um diferencial competitivo, até mesmo em contextos super específicos, como o SEO.

Empresas de saúde podem investir no treinamento de bots de IA personalizados, que sejam seguros e adaptados às suas necessidades.

Por exemplo, uma clínica pode usar dados de análises internas, como interações de pacientes e métricas de Google Analytics, para criar ferramentas de IA que aprimorem o atendimento ao cliente e gerem conteúdo original alinhado ao conceito de E-E-A-T.

Entretanto, será fundamental garantir que essas ferramentas respeitem a privacidade e estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, os Códigos de Ética e Manuais de Publicidade de cada profissão/área da saúde, entre outras normas aplicáveis.

 

Esteja atento às tendências de SEO para 2025

O SEO é sua chave para fazer sua voz ser ouvida em meio a um mar de informação na Internet. Então, para profissionais e empresas da área da saúde que desejam se destacar na Internet em 2025, essas tendências representam uma oportunidade única de evoluir e consolidar sua presença online em um mercado cada vez mais competitivo.

É importante estar atento às tendências, mas sempre contando com assessoria especializada para aplicá-las da melhor maneira, ou até mesmo, para selecionar aquelas estratégias que mais se alinham ao seu projeto, de acordo com seus objetivos institucionais, de marca, e seu planejamento financeiro.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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