
Conteúdos de saúde podem ser a porta de entrada para pessoas conhecerem você, seu trabalho e iniciar uma relação que o transformará em seu paciente. Mas é essencial fazer com que esses conteúdos sejam envolventes e tenham a capacidade de reter as visitas que você conquista. Isso é mais desafiador do que parece, mas há algumas dicas que você pode seguir para aumentar as chances de as pessoas se engajarem com seus conteúdos e darem um próximo passo na relação profissional com você. Nesse artigo, você vai conhecer 7 dessas dicas! Confira.
Como o marketing de conteúdo atrai novos pacientes e receitas para sua clínica?
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo, certo? Talvez o que lhe venha à mente quando ouve essa expressão sejam os digital influencers ou conteúdos de entretenimento. Mas na verdade, essa também é uma estratégia essencial para profissionais da saúde que desejam atrair e fidelizar pacientes. Não se trata apenas de “aparecer”. A criação de conteúdos informativos e relevantes sobre temas de saúde te permite criar ou fortalecer sua presença digital, sua marca pessoal, autoridade e credibilidade; e além disso, possibilita a atração e conversão de visitantes em clientes.
Ao produzir conteúdos de qualidade, profissionais da saúde conseguem posicionar-se melhor no Google, garantindo um fluxo constante de novos visitantes para seus sites e redes sociais. Além disso, o marketing de conteúdo, quando integrado a estratégias como inbound marketing e CRM, usando técnicas como a do funil de vendas, pode potencializar resultados, transformando visitantes em leads qualificados e, eventualmente, em pacientes.
A chave para o sucesso está em entender quais são as principais dúvidas, interesses e necessidades do público-alvo, oferecendo respostas claras e valiosas por meio de conteúdos que prendam a atenção.
Estratégias como a produção de blogs, vídeos explicativos e postagens interativas nas redes sociais contribuem para aumentar o engajamento e fortalecer a credibilidade da marca; mas é fundamental que esses conteúdos também sejam produzidos de forma que envolva e conquiste.
7 dicas para produzir conteúdos de saúde mais envolventes
Não basta encher seu blog ou perfil nas redes sociais com conteúdos; eles precisam ser eficientes. Ou seja: é preciso conseguir chamar a atenção do visitante para que ele queira ler ou assistir aquele conteúdo, e de preferência, que o consuma até o final e tome alguma ação depois disso!
Isso é mais desafiador do que parece; mas seguindo dicas como essas, você aumenta as chances de envolver seus futuros pacientes e acelerar a jornada de relacionamento com eles:
- Construa títulos chamativos
O título é o primeiro contato do público com seu conteúdo, por isso deve ser atraente e instigar a curiosidade. Saia do técnico e do genérico. Em vez de usar termos técnicos ou genéricos como “Benefícios da fisioterapia”, experimente algo mais chamativo, como “Descubra como a fisioterapia pode acabar com suas dores nas costas em poucos dias”.
- Use experiências pessoais ou casos práticos
Quando você fala apenas em tom abstrato, o tom fica muito técnico, professoral, como se fosse mais voltado a especialistas da área do que a pessoas que precisam se consultar com você!
Relatos de experiências reais tornam o conteúdo mais pessoal, humano, mais próximo e envolvente.
No entanto, é fundamental garantir que a privacidade dos pacientes seja preservada, respeitando as normas do CFM e a Lei Geral de Proteção de Dados. Evite expor dados específicos, que permitam a identificação da pessoa, sobretudo se você não tiver autorização para fazê-lo.
- Escolha recortes específicos de um determinado tema
Evite abordar temas de maneira genérica ou abrangente demais. Quando isso se reflete no título, não chama a atenção. E o conteúdo, como um todo, acaba ficando desinteressante, longo, ou superficial. Além disso, se o seu paciente tem dúvidas específicas, pode não ter paciência de consumir um conteúdo longo que cubra todos os pontos do assunto. Ele certamente vai preferir um conteúdo que aborde especificamente a dúvida dele.
Para você, isso também é positivo; pois te permite desdobrar um mesmo assunto em diversos conteúdos, cada um abordando o assunto sob um ângulo específico.
Por exemplo, em vez de um artigo sobre “Alimentação saudável”, prefira um foco mais detalhado, como “5 alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial”. Assim, o conteúdo se torna mais direcionado e valioso para o leitor.
- Estruture o conteúdo de forma fragmentada
Textos longos e sem divisões podem ser cansativos de ler. Utilize subtítulos e listas para facilitar a leitura. Essa técnica, conhecida como escaneabilidade, melhora a experiência do usuário e aumenta o tempo de permanência na página, impactando positivamente o SEO (Search EngineOptimization).
Mas essa técnica também pode ser aplicada em conteúdos de vídeo. Divida o conteúdo em blocos, e sinalize isso previamente ao espectador. De preferência, torne fácil para ele encontrar a informação que precisa no seu conteúdo.
- Recheie o conteúdo com estímulos visuais e interativos
Imagens, vídeos e infográficos podem tornar o conteúdo mais dinâmico e atraente. Elementos visuais ajudam a “quebrar” o fluxo de um conteúdo que, se estendido demais, pode se tornar cansativo.
Além disso, ajudam na retenção da informação e aumentam as chances de compartilhamento, ampliando o alcance do material.
- Faça referências a outros conteúdos seus
Utilizar hiperlinks internos para outros artigos, vídeos ou publicações suas mantém o público engajado por mais tempo no seu site ou perfil. Além disso, essa estratégia melhora o SEO e fortalece a autoridade da sua marca.
- Termine com um grande gancho para um próximo passo (CTA)
Sempre direcione o leitor para a próxima ação desejada. Pode ser o agendamento de uma consulta, a inscrição em uma newsletter ou o acesso a outro conteúdo relevante. Essa técnica se chama Callto Action (CTA).
Se uma pessoa chegou até o final do seu conteúdo, não desperdice essa atenção: direcione-a para dar um próximo passo na relação com a sua marca! CTAs bem elaborados aumentam significativamente a conversão de visitantes em clientes.
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(NOVA FOTO)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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