Artigos Postado no dia: 29 outubro, 2024

REDES SOCIAIS na área MÉDICA/SAÚDE: como aumentar a confiança dos pacientes

Redes sociais podem ser um veículo de nutrição de relacionamentos de confiança e proximidade entre médicos e seus pacientes, ou potenciais pacientes.

Para isso, porém, é preciso ter bem claras as finalidades pretendidas no âmbito de uma estratégia de marketing, bem como, estar atento para não incidir em proibições do Conselho Federal de Medicina (CFM) ou violar direitos de terceiro relacionados a dados pessoais, imagem etc.

Na leitura desse artigo, você vai conhecer as formas mais populares e eficientes de usar as redes sociais na área médica e conferir 4 dicas preciosas para aumentar a confiança dos seus pacientes em você por meio das suas ações nas redes.

 

Quais são as principais formas de usar redes sociais na área médica?

Muitos médicos usam as redes sociais para explorar estratégias de marketing, mas talvez você não tenha identificado todas as formas pelas quais é possível fazer isso.

Confira abaixo algumas das principais formas de usar as redes sociais na área médica para atingir objetivos de marketing:

 

Produção de conteúdo informativo

A produção de conteúdo informativo é uma das formas mais eficazes de aproveitar o potencial das redes sociais na área médica. Esse tipo de conteúdo esclarece, educa e engaja, aproximando os profissionais da área médica de seus pacientes e ajudando os profissionais a ganhar visibilidade por meio do engajamento alcançado com os conteúdos.


Atração de leads (inbound marketing)

Estratégias de CRM (Customer Relationship Management) e inbound marketing são voltadas às vendas resultantes da manutenção de uma jornada de relacionamento. Muitos médicos estão cientes do poder dessas estratégias e usam as redes sociais para executar a primeira etapa delas (topo do funil de vendas): a atração de leads.

As redes sociais permitem a captura de dados e informações relevantes sobre potenciais pacientes, que podem ser nutridos com conteúdos personalizados ao longo do tempo. Isso aumenta as chances de conversão, criando uma relação mais sólida com os pacientes antes mesmo da primeira consulta.


Promoção e venda de serviços e
infoprodutos

Esse ponto costumava gerar um pouco de polêmica, mas foi pacificado pela Resolução CFM nº 2.336/2023, que passou a autorizar a divulgação de valores de consultas médicas.

Logo, as redes sociais também podem ser utilizadas para a venda de serviços e infoprodutos educativos (cursos, e-books etc), por meio da divulgação desses produtos/serviços e seus preços. De fato, tem sido um dos principais canais utilizados pelos médicos para fazer isso.


Formação de comunidades

A formação de comunidades online é uma tendência crescente. Nós já chegamos a publicar um artigo inteiro sobre essa tendência, como surgiu e tem se desenvolvido na década de 2020, confira: Como otimizar seu SEO para explorar o poder das comunidades online no marketing digital.

Ferramentas como os canais do Instagram, grupos do Facebook, entre outros, têm sido excelentes para a formação de comunidades. Mas por vezes, isso de dá de forma até mais simples, pelos próprios comentários nos posts das redes sociais.

Ao cultivar essas comunidades, os médicos fortalecem suas marcas pessoais e conseguem construir uma rede de contatos mais próxima, que eventualmente pode se converter em uma carteira de novos pacientes.

 

4 dicas de como usar as redes sociais como plataformas para aumentar a confiança dos seus pacientes em você

Agora que você já sabe como as formas mais populares e eficientes de usar as redes sociais na área médica, aqui estão 4 dicas para usá-las para aumentar a confiança dos seus pacientes em você, e conquistá-los cada vez mais:

  1. Publique regularmente e com consistência: A presença contínua nas redes sociais com postagens de valor reforça a imagem de profissionalismo, comprometimento e proximidade. Quando o profissional só posta algo uma vez e depois “some”, não cria uma relação com seu público. A consistência nas publicações mantém o público engajado, construindo uma relação de confiança ao longo do tempo. Além disso, a inatividade nas redes sociais pode gerar uma impressão ruim para o visitante que encontra seu perfil pela primeira vez, e pode até mesmo fazer com que o algoritmo das redes sociais “te esqueça”.
  2. Ofereça conteúdo educativo sincero e de qualidade: Conteúdos muito técnicos ou genéricos já existem aos montes na Internet. Traga algo diferente, adicione coisas e experiências que só você pode trazer.  Publicações que transmitem informações seguras e fáceis de entender posicionam o médico como uma fonte confiável e competente.
  3. Interaja com os seguidores: É preciso tomar cuidado para não extrapolar a linha entre interação e a caracterização de uma consulta médica na Internet. Mas a interação feita com equilíbrio, gentileza e respeito aos limites éticos impostos pelo CFM ajuda a criar um vínculo de proximidade, demonstra cuidado e atenção com o público, o que contribui para fortalecer a confiança.
  4. Apresente a rotina e os bastidores do seu trabalho: Essa conduta também exige um pouco de cuidado para não incidir em proibições do CFM e desrespeito a dados pessoais e direitos de imagem de terceiros, mas se bem feita, ajuda a transmitir confiança e sensação de proximidade. Quando se tornar sua paciente de verdade, a pessoa sentirá que até já te conhece.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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