Artigos Postado no dia: 4 fevereiro, 2025

Marketing Jurídico: como advogados podem se beneficiar de oportunidades fornecidas pela OAB

A OAB estabelece algumas diretrizes restritivas no que diz respeito ao marketing jurídico. Mas ela também fornece várias oportunidades para ajudar quem faz marketing!

Ao utilizar os recursos e oportunidades fornecidos pela OAB, advogados podem potencializar sua presença no mercado e conquistar mais clientes de forma ética e profissional. Dessa forma, é possível criar uma estratégia de marketing jurídico eficiente e alinhada às boas práticas da advocacia.

Entenda como você pode fazer o melhor proveito dos recursos que a OAB fornece, e assim, fortalecer sua marca, sua rede de contatos e atrair novos clientes.

 

As iniciativas da OAB para apoiar advogados

A OAB tem investido em diversas iniciativas para apoiar advogados no desenvolvimento de suas carreiras, oferecendo capacitação e oportunidades de networking.

Um exemplo recente é o lançamento do ESA Business pela OAB do Espírito Santo. Essa nova vertente da Escola Superior de Advocacia (ESA) visa integrar advogados ao mercado tecnológico, proporcionando conhecimento e conexões essenciais para a atuação na era digital (fonte).

Além disso, diversas seccionais da OAB promovem cursos, eventos e mentorias para ajudar advogados a se atualizarem sobre as melhores práticas do mercado, incluindo estratégias de comunicação e marketing jurídico.

 

Como aproveitar os recursos da OAB para fazer marketing jurídico?

Advogados podem utilizar os recursos disponibilizados pela OAB para incrementar suas ações de marketing jurídico, fortalecendo sua presença no mercado de forma estratégica.

Algumas das formas mais eficazes de fazer isso são:

  • Participar de eventos e cursos. Os congressos, palestras e cursos promovidos pela OAB são excelentes oportunidades para networking, fortalecimento da marca pessoal e aquisição de conhecimentos atualizados sobre tendências do setor que podem se refletir em estratégias de marketing;
  • Engajar-se em programas de mentorias e parcerias. Isso pode ajudar a expandir contatos e aprender com profissionais mais experientes;
  • Consumir os conteúdos da OAB. A OAB frequentemente publica materiais exclusivos, como a cartilha Principais dúvidas sobre publicidade na advocacia: entendendo o Provimento 205/2021, elaborada pelo Comitê Regulador do Marketing Jurídico, que podem ajudar a direcionar e ajustar ações de marketing a fim de evitar riscos;
  • Publicar artigos e opiniões. Contribuir com conteúdo relevante para sites, revistas jurídicas e plataformas da OAB pode aumentar a credibilidade e visibilidade profissional;
  • Participar de Comissões da OAB. Além de incrementar o currículo, o envolvimento em Comissões traz boas oportunidades de expandir sua rede de contatos e conhecimentos.

 

4 dicas para melhorar sua estratégia de marketing jurídico

Agora que você já viu como a OAB pode te ajudar a impulsionar suas ações de marketing, confira outras dicas que vão potencializar ainda mais essas ações:

  1. Defina seu público-alvo. Entender quem são seus potenciais clientes é essencial para criar uma estratégia de comunicação eficaz.
  2. Invista em marketing de conteúdo. Criar artigos, vídeos, posts e materiais educativos pode posicioná-lo como uma autoridade em sua área de atuação.
  3. Tenha um software de gestão de leads (CRM). Não basta investir tempo e recursos em estratégias que atraiam novos contatos e potenciais clientes (leads), se você não conseguirá geri-los adequadamente. Aposte em ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para não perder oportunidades nem correr riscos quanto ao tratamento de dados pessoais dos leads.
  4. Monitore e ajuste sua estratégia: Utilize ferramentas de análise para medir o impacto das suas ações e realizar ajustes conforme necessário.

 

Quer continuar aprendendo sobre marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB?

Temos as seguintes oportunidades para você:

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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