Estratégias de conteúdo podem ser o que faltava para impulsionar seu negócio na advocacia.
O marketing jurídico de conteúdo vai muito além de conquistar seguidores ou engajamento. Estratégias de conteúdo podem atuar como uma demonstração da capacidade do seu serviço e como um instrumento para a construção de uma carteira extremamente lucrativa de novos contatos/leads. Dessa forma, o conteúdo pode te ajudar a alcançar metas concretas e mensuráveis na advocacia.
Neste artigo, vamos explorar a estratégia por trás do marketing de conteúdo, como ele estabelece sua autoridade e como essa autoridade se transforma em novos leads, relacionamentos, construção de autoridade, e consequentemente, em vendas.
O que são estratégias de conteúdo e como são aplicadas na advocacia?
O marketing de conteúdo é uma abordagem que consiste em usar estratégias de conteúdo para alcançar objetivos como:
- atração de novos contatos/leads; qualificação do relacionamento com esses leads para impulsionar a conversão em vendas (metodologia conhecida como inbound marketing);
- visibilidade, posicionamento de marca;
- aumento da percepção de valor do seu serviço para possibilitar upselling, cross selling, aumento do ticket médio etc.
Mas o que são essas estratégias de conteúdo? Elas podem incluir:
- Conteúdo textual: posts em blogs, redes sociais, site próprio, e-books, newsletters, artigos para imprensa, artigos acadêmicos, etc;
- Conteúdo audiovisual: vídeos para YouTube, redes sociais, lives, webinars, palestras online, etc;
- Conteúdo de áudio: podcasts.
- Conteúdo visual: fotografias, design, infográficos, etc.
A expressão “estratégias de conteúdo” é usada porque a criação e a distribuição desses conteúdos é, de fato, estratégica. Cada conteúdo deve ser planejado com uma finalidade específica em mente e atendendo a um planejamento maior, no que se refere à linha editorial, frequência e canais de distribuição desses conteúdos, tom de voz e identidade visual utilizados.
Pense em si mesmo como um veículo de mídia. Se você fosse fundar um jornal, revista, canal de TV, qual seria a mensagem que iria querer passar? Quais pautas priorizaria e a quais não gostaria de dar destaque? Quais posicionamentos adotaria? Como criaria sua marca? Qual tipo de público iria querer atingir?
No marketing de conteúdo, você precisa fazer essas escolhas, precisa se perguntar essas coisas, ainda que as respostas não sejam demonstradas ao público de uma forma explícita, literal. Esse posicionamento e identidade atuarão de forma mais subconsciente, traduzidos nas escolhas criativas e técnicas que compõem seu conteúdo, desde a linguagem até a escolha dos temas.
Naturalmente, algumas dessas escolhas também estarão restritas a um direcionamento maior que advogados precisam seguir no marketing em geral: as diretrizes e normas de publicidade que a OAB estabelece.
Isso significa, por exemplo, um cuidado maior para evitar um tom sensacionalista, um tom muito comercial, conteúdos que configurem captação de clientela ou que fujam à ideia de discrição e sobriedade que a OAB exige.
Como o marketing de conteúdo jurídico gera resultados financeiros?
Na advocacia, a principal maneira pela qual o marketing de conteúdo pode gerar resultados financeiros é por meio das conversões em leads(cadastros) e depois em vendas feitas como resultado de uma jornada de relacionamento que se inicia com o acesso a um conteúdo.
Fora da advocacia, há outras formas de ter resultado financeiro com conteúdo: vendendo produtos (próprios ou de terceiros), angariando inscrições (usuários que pagam para ter acesso ao seu conteúdo), aproveitando a visibilidade e popularidade para fazer parcerias com marcas (“publis”)… Mas na advocacia, essas condutas não são permitidas.
Então, o marketing de conteúdo jurídico busca fazer o melhor uso possível da publicidade de teor informativo para firmar o posicionamento de um advogado, construir sua marca e posicionar seus conteúdos de uma forma que possa atrair muitos visitantes/leitores com potencial de se tornarem clientes. Isso deve ocorrer de forma orgânica, mas para potencializar a estratégia, é recomendável fazer uso das técnicas e softwares de inbound marketing e CRM.
Com essas técnicas e softwares, inclusive, é possível monitorar toda a jornada para entender quando está custando, avaliar se a venda cobriu o investimento, identificar quais as estratégias mais lucrativas, tempo médio levado até a conversão em venda, e várias outras métricas. (Saiba mais em: Saiba quais são as principais métricas que você precisa para gerenciar as suas ações de Marketing Jurídico)
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é uma metodologia que busca atrair e conquistar leads (contatos qualificados) para que eles comprem de você.
Essa metodologia se baseia no conceito de jornada do cliente, representada pela ideia de um “funil de vendas” dividido nas seguintes etapas:
- Topo do funil: etapa de atrair leads por meio de estratégias de conteúdo, tráfego pago etc;
- Meio do funil: etapa de “nutrir” o relacionamento com o lead, dando-lhe mais informações que o mantenham ligado a você e interessado em seu conteúdo;
- Fundo do funil: etapa em que o lead já está convencido da sua expertise e já se sente pronto para te contratar. É a etapa da conversão em venda;
- Fundo do funil estendido: etapa mais distante, focada em recuperação de clientes antigos, fidelização, up selling ou cross selling.
O conteúdo desempenha papel fundamental em todas essas etapas. É por meio dele que o lead te conhece, se interessa por você, concorda em fornecer dados para continuar recebendo informações, é “alimentado”, é colocado em contato com informações sobre assuntos que resolvem necessidades práticas do seu dia a dia. A ideia é que o conteúdo entregue ao lead/cliente algo que ele precisa (informação), mas ao mesmo tempo mostre que você é o advogado que detém esse conhecimento e experiência necessários para prestar soluções jurídicas que o lead precisa.
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(USAR FOTO NOVA)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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