Marketing Digital Postado no dia: 28 janeiro, 2025

Como a nova campanha do Burger King para Advogados pode ensinar estratégias criativas de Marketing Jurídico

Estratégias criativas de marketing jurídico podem fazer a diferença em um mercado tão competitivo como o atual.

O marketing jurídico, especialmente em um campo tão tradicional quanto o da advocacia, muitas vezes enfrenta desafios relacionados à criatividade e inovação. No entanto, um olhar atento para campanhas criativas em outros setores pode trazer insights valiosos!

Um exemplo recente é a ação publicitária do Burger King voltada para advogados, que oferece lições importantes sobre como pensar fora da caixa e criar estratégias que chamem a atenção.

Nesse artigo, vamos analisar o que podemos importar dessa campanha para implementar no marketing jurídico e alcançar resultados diferenciados!

 

Entenda a campanha do Burger King para advogados

Em janeiro de 2025, o Burger King lançou uma promoção exclusiva para advogados experimentarem gratuitamente o novo sanduíche da marca, o BK Taste 1.0. Bastava apresentar a carteira da OAB em um drive-thru participante e retirar o sanduíche. A campanha foi criada para promover o lançamento do BK Taste 1.0 e responder de forma divertida e ousada a comparações com um produto similar de um concorrente.

No vídeo promocional, o Burger King rebate as acusações de imitação, em um tom bem-humorado, instigando os advogados a experimentarem o lanche e darem seu veredicto.

 

O que a campanha do Burger King para advogados pode ensinar sobre estratégias criativas de marketing jurídico?

A ação do Burger King foi um exemplo criativo de:

  • como conectar uma estratégia de marketing a um público específico;
  • aproveitar uma oportunidade, transformando um possível motivo de crise de imagem em uma ação promocional;
  • usar criatividade dentro dos limites éticos.

 

Assim como o Burger King identificou nos advogados um grupo que poderia se engajar com a promoção (tal como já fez com outros grupos), escritórios de advocacia podem personalizar suas comunicações para grupos específicos de clientes, considerando suas dores, desejos e necessidades.

Naturalmente, para manter a sobriedade da advocacia tal qual a OAB orienta que seja feito nas ações de publicidade, nem sempre será possível criar ações tão ousadas ou bem humoradas quanto a do Burger King no marketing jurídico. Mas é possível usar narrativas autênticas e envolventes que façam o seu público-alvo ter mais vontade de se relacionar com a marca do seu escritório. A campanha do BK não apenas ofereceu um sanduíche: ela envolveu os advogados em uma história que os conectava diretamente ao produto. No marketing jurídico, histórias de casos de sucesso (respeitando os limites éticos) ou a explicação de questões complexas de forma clara e visual também podem gerar grande impacto.

 

6 dicas para sair fora da caixa e pensar em estratégias criativas de marketing jurídico

Você pode até achar que é difícil criar campanhas tão divertidas quanto a do BK Taste na advocacia; mas não é preciso ir tão longe. Algumas formas pelas quais você pode se diferenciar, inovar e criar ações marcantes de marketing jurídico são:

 

Apostando em uma identidade visual marcante para seus conteúdos

Um design atrativo e consistente transmite personalidade e coerência de marca. Alguns detalhes marcantes que façam as pessoas associarem uma identidade visual ao seu escritório pode diferenciá-lo no mercado e conquistar share of mind junto ao público.

 

Educando seu público com conteúdo valioso, E PARA UM NICHO ESPECÍIFICO

Ao produzir artigos, vídeos, imagens ou conteúdos de áudio que ajudem um nicho específico de um setor econômico com questões legais de forma clara e acessível, você o envolve em uma história e o coloca em contato com temas que o aproximará de seus serviços.

 

Criando campanhas sazonais

Assim como o Burger King utilizou uma promoção de curta duração, escritórios podem aproveitar datas específicas para divulgar conteúdos ou promover serviços, tomando todos os cuidados para que não se configure captação de clientela ou outros riscos.

 

Investindo em tecnologia

Explore a tecnologia, a inteligência artificial e outros recursos digitais para melhorar a experiência do cliente, otimizar sua presença digital e agregar valor aos seus serviços.

 

Usando o humor com responsabilidade

Campanhas que utilizam um tom leve podem atrair a atenção do público, desde que respeitem a sobriedade exigida pelo Código de Ética da OAB e demais normativas de publicidade advocatícia.

 

Promovendo parcerias inesperadas

Considere colaborações com profissionais de outras áreas para criar experiências inovadoras para seus clientes. No entanto, é preciso tomar cuidado para evitar incorrer na divulgação conjunta de serviços, o que não é permitido pela OAB.

 

Este é um artigo meramente informativo, sem relação com a marca ou campanha comentada.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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