Artigos Postado no dia: 26 novembro, 2024

Planejamento de MARKETING JURÍDICO para 2025: por onde começar?

Como está seu planejamento de marketing jurídico para 2025?

Para advogados que estão começando, a ideia de construir uma presença digital pode parecer desafiadora, mas é possível dar os primeiros passos de forma estratégica e eficiente. E para quem já tem um planejamento de marketing jurídico, é essencial revisá-lo para se adaptar às novas demandas da sociedade e das plataformas relevantes para o marketing digital.

Confira as principais dicas para iniciar um planejamento de marketing jurídico e ter um 2025 de sucesso nesse sentido.

 

6 passos para começar o seu planejamento de marketing jurídico para ter um 2025 de sucesso

 

  1. Encontre a sua voz: como você quer se projetar na Internet?

Antes de começar a produzir conteúdo, interagir com pessoas na Internet ou investir em qualquer coisa, é essencial refletir sobre como você deseja ser percebido online. Parece abstrato, mas isso vai guiar todas as suas ações online. Certas ações de marketing simplesmente não vão combinar com o tipo de marca que você quer construir. Então, é essencial ter essa clareza antes mesmo de definir como você vai fazer marketing.

Pense nas suas especialidades, no público que você quer alcançar e no tom de comunicação que se alinha à sua personalidade, valores, experiência e estilo do escritório.

Quer ser um especialista técnico, com linguagem formal e embasada? Ou prefere uma abordagem mais acessível e didática, que simplifica conceitos jurídicos para leigos?

Definir essa “voz” é a base para atrair o público certo para sua advocacia, criar conteúdos consistentes e definir os melhores canais de distribuição dos seus conteúdos e projeção da sua marca.

 

  1. Aprenda sobre inbound marketing

Se você quer ter resultados concretos com marketing jurídico, recomendamos fortemente que aprenda sobre inbound marketing para saber converter em negócios todos os visitantes e presença online que você constrói. Caso contrário, você estará adquirindo apenas visibilidade, mas sem controle de como ela se converte em números reais de vendas.

Inbound marketing é uma estratégia centrada na atração de potenciais clientes, para conversão em vendas. Essa conversão é estimulada e administrada por meio da estratégia do funil de vendas, preferencialmente com uso de softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Para advogados, a atração de clientes (topo do funil) isso pode significar produzir artigos, vídeos ou e-books que respondam dúvidas comuns de clientes em potencial. Ao oferecer valor por meio de conteúdo útil, você constrói confiança e autoridade no mercado jurídico, elementos fundamentais para converter leitores em clientes. Além disso, atrai pessoas para sua página e blog, onde pode ocorrer a conversão em leads. Esses leads deverão ser nutridos, qualificados (fase do meio de funil), até que estejam prontos para comprar de você (fundo de funil).

 

  1. Estude SEO: ser encontrado no Google faz diferença

Outra área do marketing que você precisa dominar, ou no mínimo conhecer, se quiser ter resultados com marketing jurídico em 2025 é o SEO.

Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Estar bem posicionado no Google significa que potenciais clientes podem encontrar você enquanto pesquisam soluções para seus problemas jurídicos.

Alguns passos básicos para melhorar seu SEO incluem:

Estudar SEO pode parecer complicado no início, mas existem muitos tutoriais e ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a dominar o básico.

Vale mais a pena contar com profissionais no assunto, para que você, advogado, possa se concentrar na produção do conteúdo, fazendo uso de todo o seu conhecimento e experiência em sua área jurídica de atuação. Mas ao entender o básico do SEO, você já pode ir produzindo conteúdos tendo isso em mente, o que certamente resultará em conteúdos mais eficientes.

 

  1. Tenha um site profissional – ou atualize o site que você já tem

Ter um site é indispensável para qualquer advogado que queira construir uma presença digital sólida. Seu site funciona como seu cartão de visita virtual, reunindo informações importantes, como sua biografia, áreas de atuação, contatos e conteúdos produzidos. Além disso, seu site pode ser seu “ponto de coleta” de leads, agregando ali o tráfego que você conquista e convertendo tudo isso em leads que poderão se tornar relacionamentos e vendas.

Se você ainda não tem um site, priorize sua criação o mais rápido possível. E se já tiver, avalie se ele está provendo uma boa experiência ao usuário. Isso inclui:

  • navegação intuitiva;
  • design profissional;
  • compatibilidade com dispositivos móveis;
  • velocidade de carregamento;
  • preparado para o SEO – indexação no google.
  • entre outros fatores relevantes e que são levados em consideração pelos mecanismos de busca.

Um site desatualizado ou mal estruturado pode afastar visitantes, tanto do ponto de vista do prejuízo à sua imagem, como em relação ao posicionamento nas buscas do Google.

 

  1. Pesquise tendências para antecipar conteúdos informativos diferenciados

Estar atento às tendências pode colocar você à frente da concorrência no que diz respeito a conteúdos que irão ter destaque.

Ferramentas como Google Trends e redes profissionais como LinkedIn podem ajudá-lo a identificar os assuntos mais discutidos. Por exemplo, em 2025, tudo indica que temas como inteligência artificial, ESG (ambiental, social e governança) e novas regulamentações devem estar em alta. Mas é importante ir além e explorar aspectos mais específicos desses temas, inclusive, intersecionando-os com outros.

Além disso, acompanhar dúvidas frequentes de clientes e mudanças legislativas permite que você produza conteúdos informativos no momento certo, quando as pessoas mais precisam de respostas. Se você tem um contato mais próximo com seus clientes, certamente será capaz de identificar outras dores e necessidades que podem impactar a forma como você deve oferecer serviços de qualidade a eles.

Faça uso de tudo isso para criar conteúdos que se destaquem! Isso te dará a oportunidade de ser pioneiro em alguma área, tendo o conteúdo mais visitado e melhor ranqueado sobre ela.

 

  1. Pare de depender exclusivamente das redes sociais

Não entre em 2025 ainda dependente apenas das redes sociais para ter uma presença digital!

Embora redes sociais como Instagram e LinkedIn sejam ótimas para se conectar com o público, depender exclusivamente delas pode ser arriscado. Os algoritmos estão em constante mudança, e o alcance orgânico pode diminuir. Além disso, lembre-se de que você não é dono daquilo que conquista na rede social. Sua conta pode ser suspensa, hackeada, ou a rede pode sair do ar, comprometendo toda a sua estratégia.

A melhor estratégia é diversificar, aproveitando a janela de visibilidade que as redes sociais dão, mas não alocando nelas as principais informações e leads conquistados. Use as redes sociais como um canal para atrair visitantes para seu site ou capturar leads por meio de formulários, Landing Page e listas de e-mail. Assim, você mantém o controle sobre seus contatos e pode continuar se comunicando diretamente, independentemente das mudanças nas plataformas.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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