Artigos Postado no dia: 6 maio, 2024

Marketing de Conteúdo Jurídico: criando autoridade e construindo relacionamentos duradouros

O marketing de conteúdo jurídico é a porta e também a antessala da venda!

Talvez você não saiba, ou não entenda como funciona na prática, mas a verdade é que o marketing de conteúdo pode ajudar você a conquistar objetivos tangíveis de marketing na advocacia, muito além de ter seguidores ou engajamento.

Nesse artigo, vamos entender qual é a estratégia por trás do marketing de conteúdo, como ele constrói sua autoridade, como essa autoridade se converte em relacionamentos duradouros e vendas.

 

O que é marketing de conteúdo e como é aplicado na advocacia?

O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing que faz uso de estratégias de conteúdo para alcançar objetivos referentes a posicionamento de marca, conquista de clientes, aumento do ticket médio, entre outros objetivos de marketing.

E o que seriam essas estratégias de conteúdo? Elas podem envolver:

  • Conteúdo textual: blog posts, posts para redes sociais, artigos para imprensa etc;
  • Conteúdio de áudio: podcasts, ferramentas de leitura de artigos etc;
  • Conteúdo audiovisual: vídeos (para YouTube, Instagram feed, linkedinc, Instagram Reels, Facebook, TikTok etc), livestreams, webinars, webcursos etc;
  • Conteúdo visual: imagens, infográficos etc.

Usamos a expressão “estratégias de conteúdo” porque, de fato, o preparo e distribuição desses conteúdos precisa seguir uma estratégia.

Pense nesses conteúdos como meios para transmitir uma única mensagem por meio de uma jornada. E a mensagem à qual estamos nos referindo não é o tema dos seus conteúdos. A mensagem é: seu cliente precisa de um advogado para ajudá-lo em um determinado assunto, você é um advogado expert nesse assunto e é o advogado certo para ele!

Logo, toda a estratégia de conteúdo precisa ter a finalidade de construir sua autoridade para que você alcance um mind share (isto é, para que a sua imagem se afixe na “mente” do consumidor como um fornecedor referência), se relacione diretamente com seus potenciais clientes, até eles se tornarem clientes de fato.

 

Como o marketing de conteúdo jurídico gera autoridade?

  • Ao postar conteúdos relevantes, ricos e de credibilidade postados conforme uma frequência e continuidade, seu nome e marca começam a ser percebidos pelo público em associação com os temas dos seus conteúdos e sua área de atuação;
  • Com uso de estratégias de SEO, seus conteúdos obtêm boas performances no Google e nas redes sociais, sempre vinculando seu site (e consequentemente, seu nome ou nome do seu escritório) aos temas dos seus conteúdos;
  • A imprensa também começa a te ver como referência de um assunto, começando a surgir convites e oportunidades de falar sobre os temas dos seus conteúdos na mídia e eventos;
  • No médio e longo prazo, você se firma como uma voz relevante na sua área de atuação, sendo procurado e indicado por clientes.

 

Como o marketing de conteúdo jurídico gera relacionamentos duradouros?

O marketing de conteúdo jurídico pode estabelecer relacionamentos duradouros com clientes, potenciais clientes e parceiros por várias maneiras:

  1. Demonstrando expertise e credibilidade, ajudando a construir confiança para manter clientes e atrair novos clientes;
  2. Estabelecendo conexão emocional, pois ao abordar questões jurídicas específicas e relevantes para sua audiência, você mostra que entende suas preocupações, conhece suas realidades e está disposto a ajudá-los;
  3. Atraindo novos clientes e convertendo-os por meio de uma jornada de relacionamentoo que constitui a base da estratégia conhecida como inbound marketing. 

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma das principais estratégias para fomentar novos relacionamentos que resultam em vendas.

Ele trabalha com a ideia da jornada de compra a partir de relacionamentos que começam pela própria vontade do cliente, ao ser atraído para a marca através do conteúdo ou estratégias de tráfego pago.

As etapas dessa jornada de compra são acompanhadas por meio de um conceito fictício chamado de funil de vendasO funil é um modelo que descreve o processo pelo qual os clientes em potencial avançam desde o primeiro contato com uma marca até a conversão em vendas. É chamado de “funil” porque, assim como em um funil, a jornada começa com um grande número de leads potenciais e vai estreitando à medida que os leads avançam em direção à compra.

O funil de vendas do inbound marketing é geralmente destrinchado nas seguintes fases:

  • Topo do funil: fase de atrair clientes com estratégias de conteúdo e/ou tráfego pago;
  • Meio do funil: fase de nutrir o relacionamento com o cliente;
  • Fundo do funil: fase de tentar converter o cliente, gerando vendas;
  • Fundo do funil estendido: fase de fidelizar ou recuperar o cliente.

E tudo isso começa pelo conteúdo!

Por isso, o marketing de conteúdo é muito mais que manter uma rede social ativa, um site alimentado; muito mais que se tornar “influencer” ou ter muitos seguidores. Ele visa fomentar relacionamentos diretos com as pessoas, de forma humana e espontânea, sem forçar, sem fazer ofertas, apenas despertando o interesse com conteúdos relevantes e bem posicionados.

 

Quer se aprofundar mais sobre Marketing Jurídico?

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

 

  • ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 

 


Artigos Relacionados