O marketing de conteúdo jurídico é a porta e também a antessala da venda!
Talvez você não saiba, ou não entenda como funciona na prática, mas a verdade é que o marketing de conteúdo pode ajudar você a conquistar objetivos tangíveis de marketing na advocacia, muito além de ter seguidores ou engajamento.
Nesse artigo, vamos entender qual é a estratégia por trás do marketing de conteúdo, como ele constrói sua autoridade, como essa autoridade se converte em relacionamentos duradouros e vendas.
O que é marketing de conteúdo e como é aplicado na advocacia?
O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing que faz uso de estratégias de conteúdo para alcançar objetivos referentes a posicionamento de marca, conquista de clientes, aumento do ticket médio, entre outros objetivos de marketing.
E o que seriam essas estratégias de conteúdo? Elas podem envolver:
- Conteúdo textual: blog posts, posts para redes sociais, artigos para imprensa etc;
- Conteúdio de áudio: podcasts, ferramentas de leitura de artigos etc;
- Conteúdo audiovisual: vídeos (para YouTube, Instagram feed, linkedinc, Instagram Reels, Facebook, TikTok etc), livestreams, webinars, webcursos etc;
- Conteúdo visual: imagens, infográficos etc.
Usamos a expressão “estratégias de conteúdo” porque, de fato, o preparo e distribuição desses conteúdos precisa seguir uma estratégia.
Pense nesses conteúdos como meios para transmitir uma única mensagem por meio de uma jornada. E a mensagem à qual estamos nos referindo não é o tema dos seus conteúdos. A mensagem é: seu cliente precisa de um advogado para ajudá-lo em um determinado assunto, você é um advogado expert nesse assunto e é o advogado certo para ele!
Logo, toda a estratégia de conteúdo precisa ter a finalidade de construir sua autoridade para que você alcance um mind share (isto é, para que a sua imagem se afixe na “mente” do consumidor como um fornecedor referência), se relacione diretamente com seus potenciais clientes, até eles se tornarem clientes de fato.
Como o marketing de conteúdo jurídico gera autoridade?
- Ao postar conteúdos relevantes, ricos e de credibilidade postados conforme uma frequência e continuidade, seu nome e marca começam a ser percebidos pelo público em associação com os temas dos seus conteúdos e sua área de atuação;
- Com uso de estratégias de SEO, seus conteúdos obtêm boas performances no Google e nas redes sociais, sempre vinculando seu site (e consequentemente, seu nome ou nome do seu escritório) aos temas dos seus conteúdos;
- A imprensa também começa a te ver como referência de um assunto, começando a surgir convites e oportunidades de falar sobre os temas dos seus conteúdos na mídia e eventos;
- No médio e longo prazo, você se firma como uma voz relevante na sua área de atuação, sendo procurado e indicado por clientes.
Como o marketing de conteúdo jurídico gera relacionamentos duradouros?
O marketing de conteúdo jurídico pode estabelecer relacionamentos duradouros com clientes, potenciais clientes e parceiros por várias maneiras:
- Demonstrando expertise e credibilidade, ajudando a construir confiança para manter clientes e atrair novos clientes;
- Estabelecendo conexão emocional, pois ao abordar questões jurídicas específicas e relevantes para sua audiência, você mostra que entende suas preocupações, conhece suas realidades e está disposto a ajudá-los;
- Atraindo novos clientes e convertendo-os por meio de uma jornada de relacionamento, o que constitui a base da estratégia conhecida como inbound marketing.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é uma das principais estratégias para fomentar novos relacionamentos que resultam em vendas.
Ele trabalha com a ideia da jornada de compra a partir de relacionamentos que começam pela própria vontade do cliente, ao ser atraído para a marca através do conteúdo ou estratégias de tráfego pago.
As etapas dessa jornada de compra são acompanhadas por meio de um conceito fictício chamado de funil de vendas. O funil é um modelo que descreve o processo pelo qual os clientes em potencial avançam desde o primeiro contato com uma marca até a conversão em vendas. É chamado de “funil” porque, assim como em um funil, a jornada começa com um grande número de leads potenciais e vai estreitando à medida que os leads avançam em direção à compra.
O funil de vendas do inbound marketing é geralmente destrinchado nas seguintes fases:
- Topo do funil: fase de atrair clientes com estratégias de conteúdo e/ou tráfego pago;
- Meio do funil: fase de nutrir o relacionamento com o cliente;
- Fundo do funil: fase de tentar converter o cliente, gerando vendas;
- Fundo do funil estendido: fase de fidelizar ou recuperar o cliente.
E tudo isso começa pelo conteúdo!
Por isso, o marketing de conteúdo é muito mais que manter uma rede social ativa, um site alimentado; muito mais que se tornar “influencer” ou ter muitos seguidores. Ele visa fomentar relacionamentos diretos com as pessoas, de forma humana e espontânea, sem forçar, sem fazer ofertas, apenas despertando o interesse com conteúdos relevantes e bem posicionados.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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