Artigos Postado no dia: 13 junho, 2023

Inteligência Artificial Generativa: usando a IA a seu favor no marketing jurídico

Inteligência artificial generativa (IAG) pode trazer agilidade e consistência ao seu projeto de marketing jurídico, de forma ética, desde que utilizada com uma finalidade bem definida. E que finalidade seria essa?

Nesse artigo, vamos responder a essa pergunta. Entenda qual é a melhor maneira de usar a IAG a seu favor na produção de conteúdos voltados para marketing jurídico.

 

O que é inteligência artificial generativa (IAG)? E como ela é usada no marketing jurídico?

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que gera textos, imagens, vídeos, sons ou outros tipos de conteúdo e dados, a partir de um comando (“prompt”), e valendo-se de uma base de dados preexistente.

No marketing, ela já tem sido usada para suprir a demanda por elementos visuais não protegidos por direitos autorais, ou para acelerar a produção de conteúdos de texto.

 

Implicações éticas do uso de IAG no marketing jurídico

Existem uma série de discussões sobre os limites éticos do uso de IAG, sobretudo em relação à segurança de dados pessoais e possíveis violações de Propriedade Intelectual de terceiros.

Partindo do princípio de que a IAG não faça uso de dados pessoais fora do escopo permitido nem reproduza obras de terceiros, ela pode gerar novos materiais com baixo risco.

Já quanto ao uso das obras geradas por inteligência artificial, até o momento não há qualquer proibição da OAB nesse sentido. Mas naturalmente, é importante ser comedido, não abusar, e sempre ter em mente o teor informativo que o marketing jurídico deve ter. Isso significa pensar no leitor e na veracidade das informações veiculadas nos seus conteúdos.

Logo, mesmo que se use ferramentas de IAG para ajudar na produção de conteúdo jurídico, é sempre recomendável revisar os conteúdos, fazer um fact checking, e claro, adicionar a sua própria voz ao texto, personalizando-o segundo a sua própria marca e o perfil do público que você quer alcançar.

 

Como usar a inteligência artificial a seu favor no marketing jurídico

O conteúdo é a principal matéria-prima do marketing jurídico. É por meio dele que distribuímos informação (seguindo a diretriz da OAB sobre a natureza informativa que o marketing de conteúdo jurídico deve ter), divulgamos nossa expertise, alcançamos pessoas, sanamos suas dúvidas mais imediatas e as estimulamos a nos procurar para contratar serviços mais sofisticados e personalizados.

A inteligência artificial generativa pode te ajudar na produção de conteúdo para que você tenha condições de manter uma frequência de produção.

Afinal, um conteúdo relevante, rico em informação, bem escrito e otimizado para performance demanda muito tempo para ser produzido.

Mas a IAG pode auxiliar a acelerar esse processo, por meio de algumas ações como:

  1. Pesquisa de palavras-chave;
  2. Redação de parágrafos introdutórios ou de desenvolvimento;
  3. Sugestão de subtítulos e CTAs;
  4. Resumo de conteúdos de terceiro para fins de pesquisa.

Ainda que seja possível comandar uma inteligência artificial para produzir um conteúdo inteiro, usar esse conteúdo na íntegra, sem qualquer revisão, não costuma ser uma boa ideia. É alta a probabilidade de esse conteúdo não ter potencial de engajamento, seja por não estar otimizado para SEO conforme o seu planejamento de palavras-chave, ou seja por usar uma linguagem impessoal e genérica que não atrai e não engaja. Ademais, não se pode descartar o risco de esse conteúdo gerado por IA conter informações incorretas, uma vez que ele se vale de conteúdos existentes na Internet e que podem ter sido produzidos por qualquer pessoa sem qualquer critério.

Mas se você souber usar a IAG como um assistente para tarefas específicas dentro de uma tarefa maior (como a produção de conteúdo), ela pode trazer muita agilidade e consistência para o seu projeto de marketing jurídico.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 


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