
Inovação no Direito não é só tecnologia e legal design para melhorar os seus serviços e processos internos. Você também pode inovar no marketing – aliás, você deve! De nada adianta implementar a transformação digital no seu escritório e na sua gestão jurídica se o seu marketing não comunica adequadamente esses valores inovadores.
Se sua estratégia de inovação, gestão jurídica e transformação digital não inclui o marketing jurídico, é hora de mudar isso. Leia esse artigo e saiba como!
Inovação no Direito
Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já entende e já implementa em seu escritório, ideias como:
- Legal design e visual law;
- Robótica, inteligência artificial e Chat-GPT;
- Legal ops;
- Litigation 4.0;
- Outros conceitos relacionados a inovação e transformação digital.
Se essas já são preocupações do seu escritório, parabéns! É essencial que a advocacia acompanhe ou no mínimo esteja ciente das evoluções que a tecnologia, mercado e tendências de consumo impulsionam na sociedade.
Entretanto, a inovação não se resume apenas a conceitos como esses que listamos acima.
Inovar é trazer soluções originais a problemas atuais, fazer as coisas de um jeito diferente para imprimir maior eficiência à suas operações, ou identificar problemas e lacunas que outros ainda não vêem. Isso pode ser feito de diversas formas.
Mas seja qual for o tipo de inovação que seu escritório adotar, é sempre importante que ela seja acompanhada de uma adaptação no seu planejamento de marketing – ou que, no mínimo, seja avaliado se o marketing precisa mesmo passar por alguma transformação.
Marketing jurídico e inovação jurídica: como fazer esse casamento acontecer?
Cada inovação jurídica requer uma análise diferente de como ela impactará os demais departamentos e operações de um escritório de advocacia.
Mas de uma forma geral, existem algumas ferramentas do marketing digital que podem auxiliar nessa integração, como, por exemplo:
Fluxos de inbound marketing e software de CRM
O inbound marketing (ou “marketing de entrada”) trabalha com um sofisticado fluxo baseado na jornada de compra do cliente.
Esse fluxo, que chamamos conceitualmente de funil de vendas, é formado das seguintes etapas:
- Topo de funil: etapa de atração de leads;
- Meio de funil: etapa onde se qualifica esses leads, preparando-os para a venda;
- Fundo de funil: venda;
- Fundo de funil estendido: fidelização e/ou reconquista do cliente.
Quando você implementa uma inovação e quer saber se ela trouxe alguma repercussão em termos de conquista ou fidelização de clientes, pode medi-la com um software de CRM.
Por meio de um software de CRM, você poderá gerir diversos dados sobre a performance da inovação implementada. Esses dados vão te permitir chegar a conclusões sobre:
- Índices de atração;
- Índices de conversão;
- Índices de fidelização;
- Ticket médio;
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- E várias outras.
Branding KPIs
Se você está implementando inovações, certamente quer ser reconhecido dessa forma.
Os indicadores de performance (Key Performance Indicators) mostram como a marca do seu escritório de advocacia é conhecida ou percebida pelo público.
É uma forma de monitorar se a percepção de valor da sua marca está de acordo com aquilo que você deseja transmitir ao seu público alvo, seus clientes e a comunidade em geral.
O marketing jurídico como inovação
Agora que você viu como o marketing pode ser integrado às inovações implementadas em um escritório de advocacia, vale lembrar que você também pode inovar na sua forma de fazer marketing.
Existe uma série de possibilidades para inovar sua forma de fazer marketing jurídico, sem precisar extrapolar o âmbito da publicidade permitida pela OAB.
Essas inovações podem vir na forma de:
- Conteúdos;
- Desenvolvimento de apps;
- Criar personas personalizadas usando inteligênia de dados e acessos as suas campanhas no google;
- Chatbots;
- Ações de prospecção por meio de landing pages (atenção: prospecção não é necessariamente o mesmo que captação de clientela!);
- Ações de relacionamento com clientes;
- Ações de relacionamento com a imprensa;
- E várias outras que, apesar de já consolidadas na prática, sempre têm espaço para serem transformadas para melhor.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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