
Ferramentas de transcrição podem transformar o seu projeto de marketing jurídico. Você já pensou nisso? Talvez você já use ferramentas que convertem áudio em texto em aplicativos de mensagens, mas já pensou no quanto elas podem agregar à sua produção de conteúdo jurídico e outras ações de marketing?
As ferramentas de transcrição permitem transformar comunicação falada em materiais escritos de forma rápida e eficiente, ajudando na geração de legendas e em rascunhos de conteúdo. No entanto, é essencial usá-las com cuidado e responsabilidade.
Saiba como você pode fazer isso e trazer mais praticidade, eficiência e rapidez ao seu projeto de marketing jurídico!
Você já usa IA e ferramentas digitais na sua estratégia de marketing jurídico?
A inteligência artificial e as ferramentas digitais podem trazer um grande ganho de tempo e produtividade no desenvolvimento das suas ações de marketing jurídico. Há diversas soluções disponíveis para auxiliar na parte de pesquisa, planejamento, produção e revisão de conteúdo, programação de publicações e várias outras funcionalidades.
Ferramentas de produção de texto baseadas em IA, como ChatGPT e Gemini, podem ajudam na estruturação de artigos e posts para blogs. Softwares de automação de conteúdo, como o Hootsuite e o Buffer, permitem a programação e distribuição estratégica de posts em redes sociais. Além disso, ferramentas de pesquisa como o Google Trends auxiliam na identificação de temas relevantes para seu público.
Naturalmente, é ideal que haja direcionamentos claros e supervisão humana dos resultados. Não é recomendável delegar e confiar 100% no que sai de uma IA. E isso é bom, pois garante que sua estratégia ainda está sendo executada do jeito que você deseja, preservando, sobretudo, seus princípios e seu estilo.
Ainda assim, essas ferramentas podem reduzir bastante a quantidade de tempo e energia empregados em diversas atividades. Nesse contexto, as ferramentas de transcrição se destacam por facilitar a transformação de ideias faladas em textos estruturados, otimizando o processo de emissão de prompts ou de criação de conteúdo jurídico.
Como as ferramentas de transcrição podem alavancar suas estratégias de marketing jurídico
Transformar áudio em texto pode ser muito útil para conversas em WhatsApp, transcrições de reuniões, mas você já pensou em usar essa possibilidade para otimizar suas estratégias de áudio?
É uma forma muito mais rápida e simples de emitir prompts a uma IA, mas também pode ser uma ferramenta poderosa de produção de conteúdo no marketing jurídico.
As ferramentas de transcrição possibilitam que advogados transformem vídeos, conversas e conteúdos de áudios em geral em materiais escritos. Isso permite que o conteúdo falado seja reaproveitado e adaptado para diferentes formatos, como artigos, posts de blog e materiais educativos.
Isso não necessariamente significa usar na íntegra o texto transcrito; mas certamente, as transcrições são uma excelente “matéria-prima” para iniciar a produção de um conteúdo. Depois de revisado e editado, esse material pode se tornar um artigo completo para um site jurídico ou um post informativo nas redes sociais.
Afinal, você não acha mais fácil falar do que digitar? Ao falar, você tem mais liberdade para expor ideias na forma como elas surgem, sem preocupação com regras de gramática, ortografia, coesão ou storytelling. Deixe que a ferramenta de transcrição transforme isso em texto (as boas ferramentas vão, inclusive, corrigir seus erros de gramática). Depois, você transforma esse texto em um conteúdo, e pode até mesmo usar a ajuda da IA novamente para estruturá-lo melhor.
Além disso, as transcrições podem auxiliar na geração de legendas para vídeos e conteúdo textual de um episódio de podcast, por exemplo. O texto enquanto complemento de um conteúdo de áudio ou áudio e vídeo é uma excelente forma de captar mais público. Afinal, há muita gente que prefere ler a assistir/ouvir. Também há muita gente que assiste vídeos sem áudio propositalmente, seja por estar assistindo em público, por estar em um ambiente em que precisa de silêncio, ou por diversos outros motivos.
3 dicas para usar ferramentas de transcrição com segurança e sem riscos
Apesar dos benefícios das ferramentas de transcrição, é essencial utilizá-las com responsabilidade para evitar riscos a si mesmo, a terceiros, evitar infrações às normas da OAB e outras normas aplicáveis ao marketing jurídico. Algumas dicas que temos para fazer isso são:
- Evite usar dados pessoais: se os cases do escritório inspiram seus conteúdos, tenha cuidado para não expor dados e informações sobre clientes ao utilizar ferramentas de transcrição. Histórias da vida real são uma das melhores fontes para definir temas em uma estratégia de marketing de conteúdo, mas é importante estar atento às leis de proteção de dados, direitos de imagem etc. Caso precise utilizar informações reais ao usar uma IA para expor ideias para um conteúdo, anonimize os dados para garantir a segurança e a privacidade.
- Reescreva o texto após a transcrição ser feita: a transcrição automatizada pode conter erros ou trechos pouco estruturados. Ou, ainda, é natural que essa falta de estrutura, já que na comunicação falada há uma preocupação menor em observar essas regras. Não há problema em falar dessa forma ao usar uma IA, mas é fundamental revisar e adaptar o texto, garantindo que ele seja claro, coerente, ortograficamente correto, adequado ao público-alvo, e de preferência, que siga boas regras de copywriting.
- Evite usar propriedade intelectual de terceiros: se você vai usar como inspiração ou fonte de informação algum conteúdo de terceiros, evite ao máximo a reprodução desse conteúdo, pois você pode incidir em violação de direitos autorais. A legislação de direitos autorais assegura que as ideias não são protegidas; logo, não há problema em querer fazer um conteúdo sobre um tema já explorado. Mas você não pode expressar as ideais da mesma forma, isto é, não pode reproduzir um conteúdo de terceiro. Caso seja realmente necessário fazê-lo, recomenda-se buscar autorização. De todo modo, é bom evitar reproduzir trechos inteiros de palestras, entrevistas ou materiais protegidos por direitos autorais sem autorização.
Ao adotar essas práticas, advogados podem utilizar ferramentas de transcrição de forma estratégica e segura, potencializando sua presença digital sem comprometer a ética profissional.
Esse é um artigo meramente informativo e não equivale a uma consulta jurídica.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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