
O que deve contar mais ao produzir conteúdo jurídico: SEO ou escrita que cativa leitores? A quem devemos buscar agradar: o Google ou os nossos potenciais clientes?
Sem boa performance no Google, você corre o risco de sequer ser encontrado. Mas sem uma escrita persuasiva e agradável, você corre o risco de desperdiçar o fato de que foi encontrado.
Equilíbrio pode parecer uma resposta genérica, mas a verdade é que é possível equilibrar esses dois objetivos e produzir conteúdo que tem boa performance no Google, e ao mesmo tempo, tenha alto potencial de conversão.
Confira como!
O que é conversão no marketing jurídico digital?
Quando falamos em “conteúdo que converte”, “estratégias de conversão”… você entende do que estamos falando?
Conversão em leads é o ato de transformar visitantes do site ou das redes sociais em leads ou leads qualificados. Isso pode acontecer de diversas formas, como quando o indivíduo preenche um formulário de contato, faz inscrição em uma newsletter, pede uma proposta ou pede pra marcar uma consulta jurídica.
Conversão em vendas é o ato de transformar um lead (contato) em um comprador. O momento da conversão é aquele momento em que o contato no qual você investiu para atrair e fazer “descer pelo funil de vendas” finalmente fecha um negócio com seu escritório.
Basicamente, a conversão é o “ponto de virada”; é quando um visitante ganha um rosto, um nome, e passa a ser um lead; ou quando o lead deixa de representar apenas um potencial e passa a ser um cliente, efetivamente. É o momento pelo qual tanto esperamos desde que iniciamos um projeto de marketing.
Como o SEO influencia a performance do conteúdo
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias utilizadas para aumentar as chances de os sites alcançarem melhores posições nos resultados de buscas do Google e outros buscadores.
No marketing jurídico, empregar boas práticas de SEO é essencial para que o conteúdo seja encontrado por quem busca por serviços advocatícios online (ou, até mesmo, para quem não busca o serviço ainda, mas está interessado por assuntos que um advogado domina).
Algumas técnicas de SEO são:
- uso de palavras-chave adequadas;
- otimização da velocidade do site;
- uso de backlinks;
- conteúdo redigido conforme regras de escaneabilidade e outras técnicas de copywriting.
Essas técnicas são fundamentais para melhorar o ranqueamento no Google, mas também, para aumentar a conversão.
5 dicas para produzir conteúdo jurídico que ranqueia bem no Google e causa conversões
É importante saber o que o Google prioriza ao seleConteúdo jurídicocionar os conteúdos que vai entregar para seu usuário que faz buscas. Sem isso, você dificilmente será encontrado. Mas também é importante saber o tipo de conteúdo e escrita que realmente engaja, faz a pessoa querer ler e dar o próximo passo — ou seja, o tipo de conteúdo que converte. Sem isso, você será encontrado, mas não será contratado.
Não basta atrair pessoas até seu site; é preciso saber o que fazer com essas visitas recebidas!
Quer algumas dicas de produção de conteúdo jurídico que te ajudam tanto na performance no Google quanto na conversão em leads ou vendas?
Aqui vão elas:
- Pesquise palavras-chave conforme a linguagem do seu público: busque saber quais são os termos que os potenciais clientes usam para buscar informações e utilize-os naturalmente no texto. Não se prenda somente aos termos técnicos e ao “juridiquês”. Na maioria das vezes, não é esse tipo de palavra que as pessoas buscam no Google;
- Crie títulos e subtítulos atrativos: boa parte do sucesso do SEO tem a ver com os títulos e subtítulos do seu conteúdo textual. Seu conteúdo não tem subtítulos? Mau sinal! A divisão dos artigos em subtítulos ajuda a leitura a ficar mais fluida, ajuda o leitor a encontrar melhor as informações, e performa melhor no Google. Os títulos e subtítulos precisam ser criativos, mas também eficazes, contendo palavras-chave relevantes;
- Escreva de forma clara e objetiva: seu texto precisa ser agradável. Lembre-se que o conteúdo jurídico de marketing não é um artigo acadêmico, uma petição ou um artigo voltado para um portal específico de operadores do Direito. Escreva para o seu público! É possível usar uma linguagem clara, objetiva e acessível, sem necessariamente ser informal, nem violar a obrigação de sobriedade da publicidade advocatícia;
- Inclua chamadas para ação (CTAs) ao final dos artigos: se um leitor chega até o final do seu texto, isso é uma conquista e tanto. Não desperdice esse momento! Incentive os leitores a buscar informações especializadas ou conferir outros conteúdos do seu site. Fazer ofertas é proibido pela OAB, mas você pode criar outros CTAs que reforcem sua marca pessoal e o conteúdo do seu site, deixando para o cliente a percepção de que vai precisar dos seus serviços;
- Mantenha seu site e blog atualizados: atualizar artigos antigos e criar novos com base em tendências e mudanças legislativas ajuda a manter um bom ranqueamento e otimizar o esforço já investido na produção de conteúdos anteriores. Além disso, sites bem atualizados, sem links quebrados, com posts recentes, são melhor lidos pelo Google.
Ao aplicar essas estratégias, é possível produzir conteúdo jurídico que não apenas melhora o posicionamento nos mecanismos de busca, mas também gera impacto real na aquisição de novos clientes.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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