Artigos Postado no dia: 6 maio, 2024

Desmistificando o Marketing Médico: 4 práticas éticas e eficazes

Não há nada de mágico no marketing médico. Para dar certo, ele precisa de uma estratégia consistente, que deve ser aplicada, mensurada e aperfeiçoada periodicamente.

Do que estamos falando quando falamos de estratégia? Nesse artigo, vamos entender o que é uma estratégia de marketing médico. Também vamos conhecer 4 estratégias que, se aplicadas do jeito certo são lícitas, éticas, seguras, sustentáveis e que podem trazer bons resultados (em relacionamento, receita e reputação de marca) no curto, médio e longo prazo.

 

Desmistificando o marketing médico: não  segredo nem fórmula, e sim, estratégias e planejamento

Não se iluda com pacotes de serviços, packs de posts, compra de leads, ou outros hacks para

O marketing médico não tem segredo nem atalho para resultados reais, lícitos, éticos e sustentáveis. O que há é estratégia. E não há nenhum demérito nisso. Estratégia significa, simplesmente, esforço direcionado e pré-pensado para atingir um resultado.

Por isso, para atingir bons resultados no marketing médico, sem riscos jurídicos e reputacionais, é importante ter um planejamento e escolher adequadamente as estratégias que você vai usar, atuando com constância e disciplina. Não adianta começar e depois parar, ou só aplicar uma técnica esporadicamente, sem uma frequência, sem um monitoramento.

Um bom projeto de marketing médico envolve a adoção de uma ou mais estratégias a serem aplicadas ao mesmo tempo, preferencialmente em conexão umas com as outras se ambas visarem o mesmo público-alvo e os mesmos objetivos.

 

4 práticas éticas e eficazes de marketing médico 

Vamos ver 4 exemplos de estratégias de marketing médico que são lícitas, éticas e geram bons resultados se executadas com planejamento, inteligência e disciplina.

 

Marketing de conteúdo

Por que é éticoConsiste apenas em levar informação, sem qualquer prospecção ou venda direta de qualquer produto ou serviço. Levar informação ao público é algo que não apenas é permitido, como também, é estimulado pelos Conselhos de Saúde. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre temas relacionados à saúde, solucionar dúvidas comuns (não confunda isso com fazer consultas online ou por mensagem privada) e desmistificar assuntos que são objeto de dúvida ou fake news.

Por que é eficazSe feito em acordo com as diretrizes do Conselho, o marketing de conteúdo pode alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo, tais como:

  • atrair pessoas para seu site, landing page e outros mecanismos criadas para conversão de leads;
  • firmar seu nome e marca como referência em um assunto, o que aumenta a sua visibilidade, credibilidade, potencial de indicações e atração de novos pacientes.

 

Inbound marketing

Por que é éticoBaseia-se na formação de relacionamentos que nascem a partir do próprio interesse do seu lead. O lead é atraído até você por meio de seus conteúdos, posicionamento no Google, ou de outras formas; e ele mesmo decide dar o próximo passo para receber mais conteúdos ou ter um contato mais direto com você/sua clínica. Se bem feito, não há violação de leis de proteção de dados, direitos do consumidor nem regulamentação da publicidade.

Por que é eficazUsa de técnicas estratégias para explorar o potencial dos relacionamentos com os leads, monitorando as etapas da jornada de compra e nutrindo o relacionamento para conduzir a um resultado bom para todas as partes.

Faz uso de técnicas e programas de conversão de leads, análise de dados e CRM (gestão de relacionamento com o cliente).

 

Imprensa e participação em eventos

Por que é éticoAssim como o marketing de conteúdo, pode cumprir um papel educativo. Além disso, promove você e sua marca. Só é preciso tomar cuidado com autopromoção, sensacionalismo ou outras condutas de promoção pessoal ou profissional não relacionada com sua profissão na saúde, que esbarram em proibições do seu Conselho.

Por que é eficazConsolida sua autoridade, sua marca, fazendo você ser visto como referência pela sua audiência. Ademais, propicia networking e relacionamentos que podem gerar bons resultados.

 

Newsletters, grupos no WhatsApp, Discord, listas de transmissão e outras estratégias de comunidades restritas

Por que é éticoDesde que o lead seja incluído por sua espontânea vontade e com sua autorização expressa, não há empecilhos à adoção de estratégias direcionadas a uma comunidade restrita de pessoas.

Por que é eficaz? Essas práticas possibilitam um contato mais próximo e experiências exclusivas que farão seu lead se sentir mais conectado com você, além de ser exposto a mais conteúdos que aumentarão sua credibilidade e reputação perante ele.

 

Naturalmente, a lista acima é exemplificativa. Há muito mais que você pode fazer!

Busque assessoria especializada para criar o melhor plano de marketing médico para você, customizado às suas necessidades e seu perfil de investimento e de marca.

 

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde

ENTÃO, ACESSE…

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados