Artigos Postado no dia: 1 fevereiro, 2024

4 Estratégias fundamentais de MARKETING MÉDICO que você não aprendeu na graduação de Medicina

Na sua graduação em Medicina, é possível que você tenha tido disciplinas voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, gestão de consultório, ou até mesmo publicidade médica. Mas existem conhecimentos e habilidades específicas de marketing que você não vai adquirir na graduação, e que poderão fazer muita falta na hora de enfrentar o mercado de trabalho. Marketing médico vai além de apenas seguir as diretrizes de publicidade do CFM. 

Nesse artigo, vamos conhecer 4 habilidades de marketing essenciais que você só conquistará se buscar um conhecimento adicional, ou só aplicará se buscar um profissional especializado.

 

4 marketing skills essenciais que você não aprende na graduação em Medicina

 

Planejamento de marketing

Talvez você tenha tido aulas de administração na graduação em Medicina. Mas é possível que você não tenha se aprofundado na parte de planejamento de marketing.

O marketing, em qualquer de suas vertentes (outbound, inbound, offline, digital etc), precisa ser executado com método, com planejamento, e com mecanismos concretos para mensurar resultados.

Tudo começa com o planejamento, que envolve a seleção das técnicas que você vai usar, mas antes mesmo disso, a definição do seu público-alvo, a criação de uma persona, a definição das soluções médicas de foco do seu projeto, e outros fatores que vão ditar o tom da sua estratégia.

É fundamental que você, como médico, esteja envolvido nesse planejamento juntamente com um profissional especializado. Afinal, o planejamento precisa ser feito com base nos seus objetivos. E não pense que essa é uma frase genérica, pois os objetivos em marketing podem ser os mais variados possíveis; não se trata só de aumento de receita. Podem existir objetivos de curto, médio e longo prazos; objetivos relacionados à quantidade ou qualidade dos pacientes da carteira do consultório; objetivos relacionados à sua marca pessoal; entre outros.

 

Inbound marketing e gestão de relacionamento com o paciente

Certamente, o marketing digital não é um conceito estranho a você. Mas você sabia que existem métodos para obter resultados com marketing digital?

Se para você o marketing digital é apenas ter um site e postar nas redes sociais, você precisa conhecer o inbound marketing.

O inbound marketing é uma metodologia que tem por objetivo atrair contatos/pacientes de forma espontânea, isto é, sem prospectá-los diretamente, por meio de uma estratégia desenvolvida para construir um relacionamento que resultará em uma conversão em vendas.

A conversão em vendas pode ter diversas formas, mas em geral, o que se busca é conseguir um novo paciente.

A estratégia que o inbound marketing usa para conseguir isso se baseia no conceito de “funil de vendas” ou “jornada do cliente” (ou, no marketing médico, podemos chamá-lo de “jornada do paciente”). Esse conceito está intimamente ligado à ideia de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM), que também é usado na área comercial de diversos segmentos de mercado, não só a Medicina.

O funil de vendas se desdobra em:

  • Topo do funil fase de atração de leads;
  • Meio do funil fase de nutrição de leads;
  • Fundo do funil fase da conversão;
  • Fundo de funil estendido fase do upselling ou reconquista.

Existem protocolos e técnicas para fazer tudo isso de forma ética e lícita, respeitando as diretrizes de publicidade do CFM e outras leis como a Lei Geral de Proteção de Dados.

Você provavelmente não aprendeu tudo isso na graduação em Medicina, porque se trata de uma metodologia muito específica de vendas e que foge um pouco ao escopo da ética profissional estudada na graduação.

Mas agora que já conhece o inbound marketing, por que não avaliar a possibilidade de desenvolver um projeto dessa natureza?

 

Copywriting 

Existe um jeito específico de escrever conteúdos de marketing para obter melhores resultados.

E não estamos falando apenas de linguagem persuasiva.

Estamos falando de técnicas específicas de escrita que vão ajudar seus conteúdos ajudar a reter melhor a sua audiência e levar a uma conversão.

Estamos falando de copywriting (não confundir com copyright),

O copywriting envolve técnicas de escrita e experiência do usuário que podem:

  • ajudar seus textos a serem mais agradáveis de serem lidos;
  • ajudar seus leitores a localizarem as informações mais facilmente dentro de um texto;
  • “convencerem” seus leitores a continuar lendo um texto;
  • levar seu leitor a praticar alguma ação (clicar em algum link, inscrever-se para receber um conteúdo etc).

copywriting envolve técnicas como:

  • estruturação de títulos e subtítulos (escaneabilidade);
  • escolha estratégica do espaçamento (paragrafação) e comprimento dos parágrafos e das frases;
  • posicionamento estratégico de palavras dentro de um texto;
  • gatilhos mentais;
  • chamadas para ação (call to action – CTA);
  • e várias outras.

Você certamente não aprendeu isso na graduação em Medicina, o que é natural, pois trata-se de um conhecimento afeto à área de comunicação e marketing.

Mas é importante saber que essas técnicas existem, e inclusive, vale a pena tentar inserir esse tipo de estratégia nas suas comunicações como médico nas redes sociais, nos seus posts, e até mesmo na sua comunicação institucional e estratégias de relacionamento com pacientes.

 

SEO

Assim como o copywriting ajuda a conquistar seus leitores, o SEO ajuda a “conquistar” o Google ou algum outro motor de busca (Bing, Yahoo, ou até mesmo motores de busca de redes sociais).

As técnicas de otimização para mecanismos de busca (search engine optimization – SEO) têm a finalidade de fazer sites e páginas conseguirem uma melhor performance no Google ou nas redes sociais.

A ideia por trás do SEO é entender o que mais agrada ao algoritmo de um mecanismo de busca, e adaptar-se para corresponder a essas expectativas, ou seja: fazer com que o algoritmo do Google entenda seu conteúdo como um conteúdo relevante para o usuário, e consequentemente, entregar esse conteúdo de forma prioritária.

Isso é feito por meio da escolha e posicionamento estratégico de palavras-chave, metadescrições, slugs, uso de links internos e externos, entre outras técnicas.

É um conhecimento tão específico que existem profissionais de marketing especializados unicamente em SEO e sites especializados unicamente em catalogar atualizações do Google para fins de criação de estratégias de SEO.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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