A disseminação de notícias falsas e suas consequências são a prova de que não podemos confiar em tudo que lemos na Internet. Mas esta pode ser uma grande oportunidade para uma marca se destacar!
Neste artigo, você vai entender como o inbound marketing ajuda a construir credibilidade, criando um diferencial em tempos de fake news.
Confira!
O impacto das fake news
A facilidade para publicar conteúdo na Internet, por meio de redes sociais e criação de blogs, tem suas vantagens e desvantagens.
A disseminação de notícias falsas (“fake news”) ou maliciosamente forjadas para propagar ideologias (“junk news”) é certamente um dos maiores perigos dessa era de facilidades, que também tem sido chamada de “era da pós-verdade”.
Isto porque o impacto das fake news é sentido tanto em escala individual quanto para governos e entidades globais.
Frequentemente, vemos órgãos oficiais e do Governo esclarecendo boatos sobre informações incorretas.
Até mesmo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez piada sobre o assunto recentemente, aparecendo em um vídeo postado em seu perfil do Twitter com um guardachuvas, para dizer que “está chovendo fake news”.
Inbound marketing e fake news: oportunidade para se destacar
Indivíduos e empresas também podem ser alvo das fake news, tendo suas reputações prejudicadas por meio de um simples post.
Mas você já parou pra pensar que, nesse universo de notícias não confiáveis, quem conquista a confiança dos usuários pode se destacar?
Quando ninguém sabe em quem confiar, tornar-se referência de credibilidade certamente traz vantagens competitivas.
A construção da credibilidade é um dos objetivos do inbound marketing, a vertente do marketing (especialmente do marketing digital) que busca atrair clientes de forma espontânea por meio do provimento de conteúdo relevante.
Marcas que investem em produção de conteúdo sério e relevante, executando essa estratégia com consistência, têm resultados no médio e longo prazo, justamente porque conseguem se posicionar como fontes confiáveis de informação.
Ao prover esse tipo de conteúdo, a marca demonstra seu compromisso com a qualidade e a honestidade; e a confiança depositada pelos leitores ao consumir o conteúdo se converte em confiança para comprar, contratar, consumir os produtos e serviços.
Construindo credibilidade com inbound marketing
Credibilidade não é necessariamente sobre ser confiável, mas sim, sobre fazer com que as pessoas reconheçam que você é!
Assim, a construção de credibilidade por meio do inbound marketing consiste em:
- Conteúdo relevante e ajustado para o público alvo que se deseja alcançar;
- Cobertura de todos os canais digitais e físicos adequados para a estratégia e o público alvo;
- Uma estratégia consistente, executada com frequência, com foco no médio e longo prazo.
A credibilidade não pode ser imposta. Não basta que você se venda como um profissional de qualidade: o público forma a sua própria convicção com base no conteúdo que consome.
A maneira que o inbound marketing digital tem de ajudar a construir essa convicção é por meio de frequentes demonstrações da sua expertise, por meio de conteúdo posicionado nos canais corretos, usando também de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), SMO (Social Media Optimization) e outras ferramentas para otimização do conteúdo, entre outras finalidades.
É um processo orientado para o médio e/ou longo prazo. Se quiser entender melhor, confira nosso artigo “Conseguindo resultados a médio e longo prazo com inbound marketing” e entre em contato com a In Company para discutirmos a melhor forma de te ajudar!
Temos serviços especializados de inbound marketing para empresas, escritórios de advocacia, médicos, clínicas e profissionais da área da saúde em geral.
Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão.
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Alexandre de Souza Teixeira
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