Artigos Postado no dia: 5 dezembro, 2023

De Advogado a Top Voice: como o Marketing Jurídico pode transformar sua marca Pessoal

Advogado pode ser reconhecido como autoridade em uma área? É possível conseguir isso usando estratégias orgânicas e éticas.

Você pode construir autoridade por meio de uma presença digital e estratégias de marketing jurídico totalmente compatíveis com as diretrizes da OAB.

Conheça as 2 formas pelas quais o marketing jurídico pode transformar a marca pessoal de um advogado, e quais são as principais estratégias para ser um LinkedIn Top Voice ou um advogado relevante por quaisquer outras métricas que façam sentido para a sua estratégia.

 

O que é ser Top Voice

“Top Voice” é uma espécie de selo ou categoria de perfil no LinkedIn para pessoas que produzem conteúdos relevantes. Ser LinkedIn Top Voice é ser reconhecido pela própria rede social como uma autoridade, um perfil de influência.

De acordo com o LinkedIn, “não há uma fórmula ou espaço específico para se candidatar e se tornar um Top Voice no programa”. A equipe e o algoritmo do LinkedIn avaliam critérios como engajamento, qualidade e relevância dos conteúdos postados pelo usuário para decidir se ele merece ser reconhecido como Top Voice.

Produzir conteúdos interessantes e relevantes com constância é a chave para conseguir esse status.

Mas ainda que você não consiga ou não tenha por objetivo ser um LinkedIn Top Voice, você ainda pode ser entendido como uma autoridade em algum assunto, e se tornar um perfil relevante em alguma rede social ou a partir de seu próprio site.

Essa relevância não precisa ser traduzida apenas em popularidade e número de seguidores, mas sim, por quaisquer métricas que sejam relevantes para os seus objetivos de marketing, como por exemplo:

  • a quantidade de relacionamentos profissionais sólidos que você conquista;
  • o retorno sobre o investimento em marketing;
  • a quantidade de conversões e negócios fechados;
  • e outras métricas/KPIs de marketing e branding.

 

Um advogado iniciante ou mais experiente pode ser referência em algum assunto?

Em geral, ser reconhecido como autoridade em algum assunto ou área do Direito demanda experiência.

Há quem consiga conquistar influência digital mesmo com pouca idade e pouco tempo no mercado, por meios lícitos, ou às vezes por meio de táticas não tão éticas ou responsáveis… Mas se você é um advogado que quer fazer uso da Internet para se firmar como um profissional relevante na sua área, o melhor caminho é manter uma estratégia constante (isto é, com uma periodicidade e frequência de conteúdos relevantes), em paralelo com a sua trajetória profissional.

Mesmo sendo jovem ou novo no mercado, você pode sim se tornar uma referência, sobretudo em nichos de mercado mais novos, disruptivos, ou raros.

Nas áreas mais concorridas e tradicionais, isso também é possível se você mantiver o nível de qualidade e constância das suas estratégias de conteúdo. Ainda assim, é natural que advogados mais experientes se destaquem mais. Não desanime: busque outros diferenciais para o seu trabalho e tenha paciência com a sua jornada, inclusive porque o marketing de conteúdo costuma surtir melhores resultados no médio e longo prazos.

 

2 formas pelas quais o marketing jurídico pode transformar a marca pessoal de um advogado

De uma maneira resumida, o marketing jurídico pode te ajudar a adquirir duas coisas:

  • visibilidade;
  • e/ou percepção de valor dos seus serviços.

Para alguns profissionais, a exposição é importante para conseguir conquistar o maior número de clientes possível. Nesse tipo de estratégia, foca-se em volume, geralmente com margens de lucro mais baixas obtidas a partir de uma grande quantidade de casos e clientes.

Em outros casos, a exposição não é tão importante quanto a percepção de valor. Ou seja: não se trata de ter o maior número de clientes, mas sim, ter uma quantidade selecionada de clientes que podem pagar por um serviço no qual a sua margem de lucro será mais alta.

Tudo vai depender do estágio da carreira em que você está, o que quer conquistar, a área de atuação, e vários outros fatores que vão definir qual é o tipo de resultado que você quer alcançar.

Para estratégias focadas em visibilidade, podemos usar técnicas e estratégias como:

  • conteúdo e SEO;
  • tráfego pago;
  • landing page e CRM;
  • entre outras.

Para estratégias focadas em percepção de valor, podemos usar técnicas e estratégias como:

  • conteúdo e SEO;
  • assessoria de imprensa;
  • segmentação de audiência;
  • entre outras.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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