Tempo é dinheiro, mas no marketing digital, o tempo é seu aliado e também é investimento. Em algumas abordagens e táticas, como o marketing de conteúdo e o CRM, o tempo pode trabalhar a seu favor.
Se você é familiar com os conceitos de investimentos financeiros de longo prazo, pode fazer uma analogia. Alguns investimentos rendem frutos rápidos, mas outros geram uma quantidade maior de frutos por um período maior. No marketing digital, isso pode ser excelente, sobretudo porque certos frutos se acumulam sobre outros, quase como “juros sobre juros”.
Por exemplo, quando um blog post acumula muitas visitas, ele ranqueia bem no Google. E justamente por ranquear bem, ele tem maior propensão para atrair novas visitas. No decorrer do tempo, essas novas visitas podem melhorar o posicionamento já conquistado por esse blog post no Google.
Essa analogia te interessou? Então confira nosso artigo para entender como a mentalidade de longo prazo pode te beneficiar no uso de estratégias de marketing digital voltadas para a área da saúde.
Curto prazo ou longo prazo: quanto tempo investir em uma estratégia de marketing digital na saúde?
Muita gente procura o marketing digital buscando resultados rápidos, sobretudo em relação a novos leads e engajamento em redes sociais. Geralmente, esse tipo de resultado é conseguido à custa de abordagens mais agressivas, ou menos orgânicas, ou até mesmo um maior investimento para conseguir melhor posicionamento no Google e nas redes sociais.
Todas essas abordagens, desde que feitas de forma ética, são legítimas. Mas será que elas se sustentam no longo prazo?
A verdade é que sim, podem se sustentar. Porém, exigem um esforço maior, seja para continuar se reinventando e mantendo a preferência da sua audiência e pacientes já conquistados. Ou exigem a possibilidade de para continuar investindo muito dinheiro em impulsionamento e tráfego pago.
Uma outra forma de pensar, mais sustentável e inclusive com maior potencial de resultados, é o crescimento de uma presença digital sólida, com consistência e comprometimento com o longo prazo.
Não se trata necessariamente de uma abordagem conservadora ou slow marketing, mas sim, de distribuir melhor a frequência das suas ações e o investimento nelas, considerando um tempo de vida mais longo para o seu projeto.
Do ponto de vista do branding (sua marca pessoal ou a marca da sua clínica), essa mentalidade é boa porque aumenta as chances de você se consolidar como uma referência na sua área.
É a constância e a repetição que formam a sua imagem no imaginário público. Quem é muito visto e muito amado ou odiado por um curto período de tempo tem menores chances de ser lembrado como referência do que alguém que é um pouco menos reconhecido, porém reconhecido por mais tempo.
Do ponto de vista dos resultados de marketing digital, essa mentalidade de longo prazo também funciona porque o tempo trabalha em favor da nutrição dos leads, da evolução do relacionamento na jornada de compra, levando a conversões de maior qualidade.
Além disso, o tempo também pode trabalhar a favor do SEO e do tráfego orgânico que você conquistar. Se seu site recebe uma quantidade razoável de visitas por um bom período, o Google pode entendê-lo como mais confiável e um bom fornecedor de conteúdo para os usuários.
3 abordagens de marketing para construir uma presença digital duradoura na saúde, usando o tempo a seu favour.
Agora que você já entendeu os benefícios de construir uma presença digital sólida e duradoura com marketing, vamos conferir algumas formas pelas quais isso pode ser feito.
Branding e posicionamento de marca
Estratégias de branding e posicionamento de marca envolvem saber que imagem e valores você quer projetar para seu público-alvo e seus pacientes.
Isso não envolve apenas questões estéticas e de design, mas também escolhas sobre como você se comunica com sua audiência, o que fala ou deixa de falar, o que fala claramente ou deixa implícito, que linguagem usa, quais assuntos aborda nos seus conteúdos etc.
Há um dizer comum no segmento de branding que diz: posicionamento é renúncia! Então, é importante entender a que mensagens, valores e tendências você vai renunciar. Quem tenta fazer de tudo, ser tudo, falar de tudo, acaba não criando uma marca forte.
Marketing de conteúdo
O conteúdo é um dos principais veículos de consolidação da sua autoridade, pois é com ele que você demonstra sua expertise e alcança pessoas.
Uma pessoa que publica conteúdos ricos em informação, relevantes e confiáveis por muito tempo tende a ser vista como mais experiente no assunto e uma referência confiável.
Além disso, no marketing digital, o conteúdo também é um grande aliado da consolidação de audiência e SEO no médio e longo prazo.
Conforme dissemos acima, o conteúdo que acumula muitas visitas pode ser entendido pelo Google como mais relevante. Logo, quanto mais o seu site vai sendo abastecido com visitantes no decorrer do tempo, melhor ele pode performar.
Estratégias de conteúdo requerem táticas para evitar os riscos do conteúdo desatualizado. Mas essas atualizações podem ser promovidas sem necessidade de deletar um post. Inclusive, essas atualizações geralmente são bem recebidas pelos algoritmos do Google, podendo melhorar seu ranqueamento.
Inbound marketing e CRM
Os mecanismos de atração e nutrição de leads para posterior conversão formam a união do inbound marketing e gestão de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management – CRM). Naturalmente, eles precisam ser usados de forma coordenada e estratégica.
Quando isso é feito com sucesso, conseguimos iniciar (topo do funil) e consolidar relacionamentos (meio do funil) com pessoas até o ponto de elas se tornarem nossas pacientes (fundo de funil) e até mesmo nos indicarem para outros (fundo do funil estendido).
Tudo isso leva tempo, pois a confiança necessária para se tornar paciente de alguém que você conheceu na Internet não se constrói da noite para o dia. Mas esse investimento de tempo vale a pena, tanto sob o aspecto do ROI, quanto sob o aspecto da formação de relacionamentos fortes e saudáveis com pacientes que te admiram e te acompanham há muito tempo.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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