Serviços de saúde requerem uma cautela diferenciada para serem divulgados. Esse é um desafio até mesmo para profissionais especializados em marketing — imagine para os profissionais da saúde que querem cuidar de seu marketing sozinhos! Se esse é o seu caso, saiba que, além das normas da sua profissão, é importante estar atento a diversas outras normas relacionadas, inclusive de Direito do Consumidor. Afinal, os direitos do consumidor devem ser respeitados desde a publicidade, não apenas na prestação do serviço.
Nesse artigo, vamos abordar os principais cuidados que um profissional da saúde precisa ter ao divulgar seus serviços, e como alcançar resultados de forma ética.
Como fazer publicidade de serviços de saúde de uma forma ética?
A publicidade é uma ferramenta poderosa para adquirir visibilidade, construir uma marca forte e atrair pacientes, destacando-se no mercado da saúde.
Mas como nos próprios serviços de saúde, a publicidade nesse ramo também demanda algumas preocupações de ordem ética.
Os Conselhos de Classe estabelecem regras específicas para garantir que a comunicação seja informativa, respeitosa, de forma a preservar tanto a imagem e dignidade da profissão, quantos os direitos dos pacientes.
Algumas práticas fundamentais para a publicidade na área da saúde incluem:
- Divulgar informações claras, verídicas e baseadas em evidências científicas;
- Evitar promessas de resultados garantidos;
- Identificar-se de forma transparente como profissional qualificado, incluindo registro profissional e especializações reconhecidas.
Além disso, é importante lembrar que o CDC protege os consumidores contra a publicidade enganosa ou abusiva.
Dessa forma, é indispensável que toda publicidade de serviços de saúde respeite os princípios de lealdade e transparência.
5 cuidados que devem ser tomados no marketing para não violar os direitos do consumidor
Para evitar problemas jurídicos e dano reputacional, os profissionais de saúde devem observar alguns cuidados ao promover seus serviços.
Alguns deles são:
- Evitar a publicidade enganosa;
- Evitar linguagens sensacionalistas ou promessas exageradas, pois a publicidade que induz o consumidor ao erro é passível de punição;
- Evitar a manipulação do universo lúdico infantil;
- Não promover a “venda casada”, a qual é proibida pelo CDC;
- Ser transparente quanto aos preços e condições, nos casos em que a divulgação de valores é permitida (como na Medicina, em que o CFM admite a divulgação do valor da consulta).
Essa lista não é exaustiva, ou seja, esses não são os únicos cuidados recomendáveis para fazer marketing na saúde respeitando os direitos do consumidor.
Inclusive, não é apenas a legislação de Direito do Consumidor que deve ser observada.
Também é fundamental estar atento a normas sobre proteção de dados, direito de imagem, direitos autorais, e outras normas aplicáveis à sua profissão.
Por isso, é sempre importante ter conhecimento das normas do Conselho de Classe e contar com assessoria especializada de marketing.
Marketing digital para serviços de saúde: como conseguir os melhores resultados de forma ética
Gerenciar o próprio marketing digital pode ser desafiador, especialmente quando se trata de serviços de saúde. Como dissemos acima, há uma gama de normas e diretrizes que precisam ser observadas, e além disso, é preciso conciliar esses conhecimentos com aqueles relacionados às tendências e funcionalidades do marketing digital.
Mas nós temos algumas dicas para você obter resultados efetivos no marketing digital na saúde, de forma ética:
Produza conteúdo de valor
Publique textos, vídeos ou posts informativos sobre temas relevantes para sua área de atuação, sempre com base em fontes confiáveis e entregando informações que realmente sanem as dúvidas do seu público.
Invista em SEO
Otimizar seu site para mecanismos de busca ajuda a atrair pacientes sem a necessidade de publicidade invasiva.
Evite expor a privacidade dos pacientes
Cases de sucesso e depoimentos de pacientes sempre agregam valor, mas nesses casos há um risco maior de violação de normas do Conselho, normas de proteção de dados, direitos de imagem etc. Sempre que for fazê-lo, busque informação, e se necessário, consulte um profissional especializado em Direito.
Atualize-se constantemente
Tenha o hábito de acompanhar as publicações do seu Conselho de Classe para estar ciente das normas e mudanças que afetam sua área e a publicidade que você pode fazer.
Conte com apoio especializado
Uma assessoria de marketing pode ajudar a estruturar uma estratégia consistente, economizando tempo e evitando erros.
Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta jurídica ou estratégica com profissionais qualificados.
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(NOVA FOTO)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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