Finanças em pauta! Você tem dificuldade de visualizar os ganhos financeiros que o marketing jurídico traz para seu escritório de advocacia?
Essa é uma questão que acaba impedindo alguns advogados de investir em marketing. Muitos enxergam o marketing jurídico apenas como uma questão de visibilidade, para tornar o escritório conhecido e ganhar seguidores nas redes sociais, mas não conseguem visualizar como ele gera dinheiro efetivamente.
Mas a verdade é que o marketing jurídico repercute sim nas finanças de um escritório, e muito além da mera visibilidade que pode trazer clientes novos.
Nesse artigo, vamos falar de 4 grandes estratégias de marketing jurídico e mostrar de forma bastante objetiva como elas geram receitas, otimizando e incrementando as finanças de um escritório.
Estratégias de marketing jurídico que podem melhorar as finanças e vendas do seu escritório
- Automação de processos
Benefícios financeiros: economia de tempo, melhor gestão da carteira
A automação é um recurso de aceleração das ações de um projeto de marketing, e que pode ser incorporada aos fluxos e processos internos do seu escritório também.
Ao automatizar processos, economizamos recursos humanos, alocando as horas de trabalho de pessoas para outras atividades.
Além disso, a automação também favorece que as comunicações do escritório alcancem mais pessoas, já que caberá a um software disparar os e-mails, podendo disparar dezenas por minuto. Assim, pode-se acelerar os processos que gerarão novas vendas, como o envio de informes de acompanhamentos processuais, ou até mesmo os e-mails de meio de funil dentro de uma estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo.
Quer saber mais? Confira nossos artigos:
Marketing Jurídico: como o fluxo de automação de e-mails pode acelerar a conversão de um cliente
2. Assessoria de imprensa digital e comunicação externa
Benefícios financeiros: aumento da precificação em razão do fortalecimento da marca
Se seu escritório de advocacia consegue se firmar como uma referência em uma área do Direito ou em um nicho específico de mercado, é mais que justificável que esse status seja refletido nos valores dos honorários.
Não se trata de cobrar caro apenas pela sua fama ou quantidade de seguidores: trata-se de explorar o potencial das ferramentas de comunicação e imprensa (Relações Públicas) para comunicar adequadamente à sociedade sobre a expertise e padrão de qualidade que seu escritório tem.
Se seu escritório conta com corpo jurídico qualificado, investe em excelência e aprimoramento, tem muitos cases de sucesso, então, nada mais justo que se posicionar no mercado como uma referência. Isso ajudará na percepção de valor dos seus serviços advocatícios, refletindo-se no preço.
Quer saber mais? Confira nosso artigo:
3. Estratégias de topo de funil do inbound marketing – tráfego pago e orgânico
Benefícios financeiros: atração de novos clientes
No inbound marketing, trabalhamos com a ideia da jornada de compra do cliente, ou “funil de vendas”.
O topo do funil é a fase em que buscamos atrair novas pessoas potencialmente interessadas em nossos serviços. Isso é feito por meio do posicionamento digital, usando o conteúdo informativo como matéria prima. Inclusive, a produção de conteúdo de natureza informativa é a razão pela qual essa estratégia de marketing jurídico é uma das mais seguras, no que diz respeito à conformidade com as diretrizes da OAB.
O funil de vendas tem várias etapas, e o topo do funil dá o start nesse processo que pode culminar em grandes vendas. Excepcionalmente, também existe a possibilidade de conseguir conquistar o cliente já nessa fase: alguns leitores se convencem diretamente no primeiro contato com seu conteúdo, e procuram o escritório, comprando um serviço jurídico.
O tráfego pago nas redes sociais e google é fundamental para atingir o público certo e segmentado, usando técnicas de remarketing.
Quer saber mais? Confira nosso artigo:
Entenda a primeira fase do funil de vendas na advocacia: o topo do funil do marketing jurídico
4. Estratégias de fundo de funil do inbound marketing
Benefícios financeiros: aumento do ticket médio com upselling, cross selling etc
Além de trazer novos clientes, o inbound marketing também é excelente para fidelizar clientes e aumentar o potencial de aumento de venda (up selling) e venda cruzada (cross selling).
Dessa forma, consegue-se gerar novos negócios com os mesmos clientes, aumentando o ticket médio das vendas do escritório de advocacia.
Quer saber mais? Confira nossos artigos:
Fundo de funil estendido: fidelizando clientes e aumentando o ticket médio com marketing jurídico
Aprenda mais sobre o marketing jurídico e alavanque as finanças do seu escritório de advocacia
Uma outra maneira de implementar melhorias no marketing do seu escritório é aprender mais sobre o assunto.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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