A figura do funil é bastante intuitiva quando aplicada ao inbound marketing. Trata-se de uma “pirâmide invertida” na qual é feito um “filtro”. No inbound marketing, essa filtragem respeita o interesse e autonomia do cliente. Tudo começa com o topo do funil de vendas, que é a primeira fase dessa jornada.
Neste artigo, vamos nos aprofundar no entendimento do topo do funil de vendas voltado para o marketing jurídico.
Você vai compreender o que ele é, como funciona, quais são as principais estratégias, ações e cuidados necessários.
Confira!
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Recapitulando: a estratégia do funil de vendas no inbound marketing jurídico
Em nosso artigo anterior (clique aqui para ler), traçamos um panorama geral sobre a estratégia do funil de vendas, a principal e melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico.
Explicamos como essa estratégia gera resultados e por que ela é a que mais se adequa à publicidade advocatícia permitida pela OAB.
“A metodologia inbound é a melhor forma de transferir conhecimento, gerar autoridade e lembrança para as pessoas. Aplicada ao marketing jurídico, ela é a estratégia ideal, pois além de sua grande eficácia, está alinhada com as normas da publicidade advocatícia e com a LGPD.”
Também explicamos brevemente como funciona cada uma das cinco fases do funil: o topo, o meio, o fundo, a qualificação e a reconquista.
Agora, vamos nos aprofundar nessas fases.
O que é o topo do funil e como ele guia o cliente até a venda
O topo do funil, naturalmente, é o começo da jornada de compra do cliente.
Quando você consegue trazer uma pessoa para o topo do funil, a partir daí você terá ferramentas para:
- guiá-la até o fundo do funil;
- apresentar uma proposta de venda;
- transformá-la em cliente;
- vender para ela novamente e conseguir que ela te indique para outros clientes.
Lembrando que na advocacia a “venda” representa o fechamento de negócio, a contratação para um ou vários serviços jurídicos.
O Código de Ética e o Provimento n.º 94 do CFOAB não permitem estratégias de comercialização e propaganda de serviços jurídicos específicos. Por isso, o inbound marketing é a maneira mais harmônica de expor o seu trabalho para iniciar uma relação com o cliente.
Quando chega a fase de apresentar uma proposta, você já está em um ambiente de exclusividade entre cliente e advogado – ou seja: não há propaganda de serviço jurídico em momento algum.
Mas para que isso aconteça, é preciso atrair a pessoa para o topo, por meio de estratégias de comunicação aberta ao público.
Como trazer o cliente jurídico para o topo do funil de vendas
O processo de trazer o cliente para o topo do funil é baseado na atração por meio do conteúdo.
O objetivo é atrair pessoas para o seu site, para depois convertê-las em um lead (contato interessado).
Por isso, tudo começa quando você tem um site e instala nele um software de CRM (Customer Relationship Managament, ou gestão de relacionamentos com o cliente).
Quando a pessoa vai parar no seu site e encontra conteúdos que gosta e se interessa, ela pode fornecer seus dados para receber mais informações ou conteúdos. A partir daí, ela vira um lead: passa a integrar a base de dados do seu software. É com esses dados que você irá começar uma relação com a pessoa. Observe que tudo é feito com a autorização da pessoa: ela fornece seus dados de forma espontânea e está ciente do uso que será feito destes dados.
E como as pessoas vão até o seu site? O que as leva até ele? Mais uma vez, a resposta é o conteúdo.
Você pode publicar postagens em suas redes sociais, atraindo a atenção dos leitores para clicarem e lerem o conteúdo completo no seu site.
Você também pode postar diretamente no blog e usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) para conseguir boas posições no Google. Quem encontrar seu conteúdo, vai abrir seu site para ler.
A importância da persona no marketing jurídico
É importante notar que, antes dessas estratégias, você deve ter um plano de conteúdo, com uma persona e soluções jurídicas bem definidas.
Falamos sobre isso no artigo Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado.
Tendo esses elementos bem definididos, você planejará conteúdo de forma certeira, atingindo as pessoas certas para vendê-las os produtos certos.
Quais são as principais estratégias do topo de funil de vendas?
- Ter um site com modelagem e programação adequada, integrado a um software de CRM, com conteúdo adequado para indexação no Google (SEO)
- Redes sociais (postagens no feed, Stories, lives)
- Assessoria de imprensa tradicional (offline) e digital, por meio de agências de notícias
- Campanhas Google Ads com foco em palavras-chave específicas
Esta última estratégia é ainda bastante discutida no âmbito da advocatícia, pois os Tribunais de Ética se posicionam de forma diferente. Alguns entendem que os mecanismos patrocinados ofendem o Código de Ética da OAB, outros entendem que não há problema.
Mas é importante que você conheça essas estratégias.
Um plano de inbound marketing ideal combina estratégias orgânicas com estratégias patrocinadas.
Consulte um profissional especializado para fazer o seu planejamento de inbound marketing jurídico! É essencial ter habilidades de comunicação e marketing digital combinadas com o conhecimento das regras da OAB.
No próximo artigo, falaremos sobre a segunda fase: o meio do funil, onde ocorre a qualificação do lead.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
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