Artigos Postado no dia: 9 março, 2021

Entenda a primeira fase do funil de vendas na advocacia: o topo do funil do marketing jurídico

A figura do funil é bastante intuitiva quando aplicada ao inbound marketing. Trata-se de uma “pirâmide invertida” na qual é feito um “filtro”. No inbound marketing, essa filtragem respeita o interesse e autonomia do cliente. Tudo começa com o topo do funil de vendas, que é a primeira fase dessa jornada.

Neste artigo, vamos nos aprofundar no entendimento do topo do funil de vendas voltado para o marketing jurídico.

Você vai compreender o que ele é, como funciona, quais são as principais estratégias, ações e cuidados necessários.

Confira!

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Recapitulando: a estratégia do funil de vendas no inbound marketing jurídico

Em nosso artigo anterior (clique aqui para ler), traçamos um panorama geral sobre a estratégia do funil de vendas, a principal e melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico.

Explicamos como essa estratégia gera resultados e por que ela é a que mais se adequa à publicidade advocatícia permitida pela OAB.

“A metodologia inbound é a melhor forma de transferir conhecimento, gerar autoridade e lembrança para as pessoas. Aplicada ao marketing jurídico, ela é a estratégia ideal, pois além de sua grande eficácia, está alinhada com as normas da publicidade advocatícia e com a LGPD.”

Também explicamos brevemente como funciona cada uma das cinco fases do funil: o topo, o meio, o fundo, a qualificação e a reconquista.

Agora, vamos nos aprofundar nessas fases.

O que é o topo do funil e como ele guia o cliente até a venda

O topo do funil, naturalmente, é o começo da jornada de compra do cliente.

Quando você consegue trazer uma pessoa para o topo do funil, a partir daí você terá ferramentas para:

  • guiá-la até o fundo do funil;
  • apresentar uma proposta de venda;
  • transformá-la em cliente;
  • vender para ela novamente e conseguir que ela te indique para outros clientes.

Lembrando que na advocacia a “venda” representa o fechamento de negócio, a contratação para um ou vários serviços jurídicos.

O Código de Ética e o Provimento n.º 94 do CFOAB não permitem estratégias de comercialização e propaganda de serviços jurídicos específicos. Por isso, o inbound marketing é a maneira mais harmônica de expor o seu trabalho para iniciar uma relação com o cliente.

Quando chega a fase de apresentar uma proposta, você já está em um ambiente de exclusividade entre cliente e advogado – ou seja: não há propaganda de serviço jurídico em momento algum.

Mas para que isso aconteça, é preciso atrair a pessoa para o topo, por meio de estratégias de comunicação aberta ao público.

Como trazer o cliente jurídico para o topo do funil de vendas

O processo de trazer o cliente para o topo do funil é baseado na atração por meio do conteúdo.

O objetivo é atrair pessoas para o seu site, para depois convertê-las em um lead (contato interessado).

Por isso, tudo começa quando você tem um site e instala nele um software de CRM (Customer Relationship Managament, ou gestão de relacionamentos com o cliente).

Quando a pessoa vai parar no seu site e encontra conteúdos que gosta e se interessa, ela pode fornecer seus dados para receber mais informações ou conteúdos. A partir daí, ela vira um lead: passa a integrar a base de dados do seu software. É com esses dados que você irá começar uma relação com a pessoa. Observe que tudo é feito com a autorização da pessoa: ela fornece seus dados de forma espontânea e está ciente do uso que será feito destes dados.

E como as pessoas vão até o seu site? O que as leva até ele? Mais uma vez, a resposta é o conteúdo.

Você pode publicar postagens em suas redes sociais, atraindo a atenção dos leitores para clicarem e lerem o conteúdo completo no seu site.

Você também pode postar diretamente no blog e usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) para conseguir boas posições no Google. Quem encontrar seu conteúdo, vai abrir seu site para ler.

A importância da persona no marketing jurídico

É importante notar que, antes dessas estratégias, você deve ter um plano de conteúdo, com uma persona e soluções jurídicas bem definidas.

Falamos sobre isso no artigo Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado.

Tendo esses elementos bem definididos, você planejará conteúdo de forma certeira, atingindo as pessoas certas para vendê-las os produtos certos.

Quais são as principais estratégias do topo de funil de vendas?

  • Ter um site com modelagem e programação adequada, integrado a um software de CRM, com conteúdo adequado para indexação no Google (SEO)
  • Redes sociais (postagens no feed, Stories, lives)
  • Assessoria de imprensa tradicional (offline) e digital, por meio de agências de notícias
  • Campanhas Google Ads com foco em palavras-chave específicas

Esta última estratégia é ainda bastante discutida no âmbito da advocatícia, pois os Tribunais de Ética se posicionam de forma diferente. Alguns entendem que os mecanismos patrocinados ofendem o Código de Ética da OAB, outros entendem que não há problema.

Mas é importante que você conheça essas estratégias.

Um plano de inbound marketing ideal combina estratégias orgânicas com estratégias patrocinadas.

Consulte um profissional especializado para fazer o seu planejamento de inbound marketing jurídico! É essencial ter habilidades de comunicação e marketing digital combinadas com o conhecimento das regras da OAB.

No próximo artigo, falaremos sobre a segunda fase: o meio do funil, onde ocorre a qualificação do lead.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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