Artigos Postado no dia: 25 julho, 2024

Você sabe como divulgar o seu portfólio de serviços na área da saúde ?

Serviços de saúde apresentam algumas peculiaridades quando se trata de marketing: a divulgação deles não pode ser feita de qualquer maneira. Os Conselhos Federais na área da saúde impõem algumas restrições e dão direcionamentos ao modo de divulgação dos profissionais, marcas e serviços de saúde. Mas mesmo dentro dessas restrições, há bastante espaço e potencial para obter bons resultados com estratégias como o site, marketing de conteúdo, inbound marketing e Customer Relationship Management (CRM).

Acompanhe a leitura para saber mais sobre as particularidades da divulgação de serviços na área da saúde.

 

Divulgando serviços de saúde: o que pode ou não ser feito?

Marketing para serviços de saúde é um pouco diferente de outros tipos de marketing, pois os Conselhos de Classe das profissões na área da saúde têm entre as suas atribuições o dever de regulamentar a publicidade.

Ou seja: se você é médico, dentista, psicólogo, terapeuta, nutricionista, farmacêutico, educador físico, precisa estar atento ao que diz o Código de Ética da sua profissão a respeito de marketing e publicidade, ou outras normas lançadas pelo seu Conselho.

O seu Conselho pode impor restrições ou direcionamentos à forma como você se expõe profissionalmente na Internet e à forma como divulga seus serviços.

Por exemplo, você sabia que um médico que não seja especialista não pode sequer divulgar que trata um órgão relacionada a uma especialidade médica? Essa proibição está no artigo 11, I, da Resolução n.º 2.336/2023 do CFM.

Sabia que o psicólogo não pode divulgar preço de suas consultas, e não pode sequer dizer que atende pacientes por um valor acessível? Esse esclarecimento consta na Nota Técnica nº 1/2022 do CFP.

É possível que detalhes como esses não estejam no seu radar, talvez porque você nunca tenha pensado a respeito, ou talvez não tenha visto maldade em mencionar coisas como essas nos seus posts nas redes sociais ou seu marketing em geral.

A finalidade dessas proibições e direcionamentos é manter a dignidade e reputação de cada profissão, evitar a mercantilização dos serviços de saúde e continuar assegurando uma concorrência justa com outros profissionais.

Um compilado de todas as regras e vedações dos Conselhos Federais sobre marketing não caberia em um artigo como esse, mas em geral, é importante você saber que elas existem. Então, recomendamos que você conheça o Código de Ética da sua profissão, busque ler outros atos normativos como Resoluções, Notas Técnicas, busque materiais educativos que os Conselhos lançam, e busque assessoria especializada.

 

3 estratégias de marketing para divulgar um portfólio de serviços de saúde

Você já viu que há muitas coisas que devem ser evitadas no marketing na área da saúde. Mas e quais são as estratégias que são permitidas e funcionam? Quais são as melhores formas de divulgar um portfólio de serviços prestados na área da saúde?

As 3 principais são:

 

  1. Site

Site é estratégia sim!

Seja um site pessoal ou site da clínica, é importante enxergá-lo de forma estratégica, como uma verdadeira ferramenta para atrair e conquistar novos pacientes.

No seu site, você pode divulgar suas especialidades e tipos de serviço que presta, desde que respeitadas as diretrizes do seu Conselho quanto aos tipos de especialidades permitidas, se são reconhecidas, cadastradas etc, e desde que não divulgue de uma forma sensacionalista, atribuindo qualidades ou prometendo resultados.

Desde que permitido pelo seu Conselho, vale a pena considerar a possibilidade de adquirir palavras-chave (Google Ads) para que seu site fique bem posicionado em buscas no Google relacionadas aos serviços que você presta.

Por fim, ao usar boas estratégias de SEO e conteúdo, e ao integrar seu site com um software de CRM, você pode construir uma verdadeira máquina de atrair e converter leads (contatos com potencial de venda).

 

  1. Marketing de conteúdo

O conteúdo informativo é uma das estratégias de marketing mais estimuladas pelos Conselhos Federais na área da saúde, e é também uma das mais seguras e eficientes, se feita da forma correta.

Ao divulgar informações sobre saúde, você leva ao seu público informação que ele precisa, tornando-se um mensageiro com o qual ele pode se conectar. Mantendo essa estratégia com o mesmo nível de qualidade e com uma certa frequência, seu nome e imagem passam a se associar aos temas relacionados à sua área de atuação e seus serviços. Dessa forma, seu público saberá quem procurar quando precisar de ajuda nesse sentido.

 

  1. Inbound marketing e CRM

O inbound marketing se baseia na ideia de atrair clientes/pacientes; ou seja, é o inverso da prospecção. A partir dessa atração (que geralmente acontece por meio do SEO ou conteúdo), seguimos outras técnicas para aumentar as chances de que esses indivíduos atraídos continuem a jornada de relacionamento com você, até estarem prontos para comprar de você.

Técnicas e softwares de gestão de relacionamento com cliente (CRM) costumam ajudar bastante no mapeamento e administração dessa jornada.

Existe uma sinergia muito grande entre as 3 estratégias acima. O ideal é que elas sejam executadas de forma integrada, sempre com muita atenção às diretrizes de cada profissão e a outras normas importantes, como as leis de proteção de dados.

Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?

 

ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados