O cenário para o marketing jurídico em 2024 traz oportunidades de aprimoramento de processos e fortalecimento da sua marca como advogado.
Algumas tendências identificadas têm como contraponto um desafio, mas se bem contornados, esses desafios podem trazer relacionamentos ainda mais sólidos e frutíferos com seus clientes.
Quer conferir algumas tendências e desafios específicos que mapeamos para o cenário do marketing jurídico em 2024? Então siga conosco nesse artigo.
3 desafios para o cenário do marketing jurídico em 2024
- Contatosmaisdiretos e personalizados com leads e clientes
Muitos estrategistas de branding e pesquisadores de tendências têm apontado o estreitamento das conexões, inclusive na esfera privada digital (group chats, e-mails, aplicativos e plataformas voltados para comunidades etc), como uma tendência que vem forte em 2024.
No marketing jurídico, isso também poderá ser sentido.
A abordagem tradicional de estratégias de conteúdo ou atendimento de massa já não é suficiente. O nível de sofisticação e personalização desses contatos entre advogado e cliente vão precisar ser cada vez maiores.
Isso é um desafio, pois demanda uma estrutura bastante sólida para conseguir atender toda essa demanda com alto nível de qualidade nas interações e nas produções de conteúdo jurídico.
As abordagens de massa são mais rápidas e baratas, porque permitem escalar estratégias e reaproveitar materiais (modelos, templates etc). Logo, conexões mais diretas e personalizadas, a princípio, demandam mais tempo e recursos. Mas com um bom planejamento, é possível estruturar processos internos que propiciem essa forma de atendimento e de marketing também.
- Boas práticas no uso de inteligência artificial
Outro grande desafio para 2024 está relacionado à crescente presença da inteligência artificial (IA) no marketing jurídico.
Embora a IA possa trazer um ganho de eficiência, é crucial estabelecer e seguir boas práticas em seu uso, a fim de evitar problemas sob o aspecto ético e também jurídico. Os profissionais de marketing jurídico devem equilibrar a inovação com a responsabilidade, evitando riscos éticos e legais associados à IA.
Proteção de dados e respeito à propriedade intelectual de terceiros serão as 2 principais preocupações sob o aspecto legal.
- Criação de vínculos de confiança
A confiança sempre foi fundamental para estabelecer relacionamentos entre advogados e seus clientes. Em 2024, a criação de vínculos de confiança torna-se ainda mais desafiadora.
Conforme cresce o acesso à informação e até mesmo a desinformação, pessoas vão querer cada vez mais um vínculo direto com pessoas “reais”, sentir que podem confiar nelas e nas informações que passam.
Construir e manter essas relações de confiança será fundamental para atrair novos clientes, assim como para manter e vender mais para os atuais clientes.
3 tendências para o cenário do marketing jurídico em 2024
- Uso de inteligência artificial para ganhareficiência
Como dissemos mais acima, o papel da inteligência artificial no ganho de eficiência também vai afetar o marketing jurídico.
A IA pode ser usada para automatizar, otimizar ou aprimorar estratégias e ações relacionadas à criação e distribuição de conteúdo, gestão de leads, e muito mais.
Ferramentas de análise de dados (inclusive análise preditiva) também podem contribuir significativamente para a otimização do tempo e recursos, permitindo um marketing mais rápido e eficaz.
- Sofisticação de estratégias de SEO
A segunda tendência que destacamos é o aprimoramento das estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Na verdade, é da natureza do trabalho de SEO aprimorar-se sempre; afinal, ele precisa adaptar-se às mudanças dos algoritmos. Mas 2024 trará desafios adicionais pra sofisticar estratégias de SEO.
Conforme escrevemos em nosso artigo 5 tendências de Marketing Jurídico para 2024, a proliferação de conteúdos produzidos por IA vai exigir um SEO bastante estratégico para se provar como um conteúdo autêntico perante os algoritmos dos mecanismos de busca.
Além disso, os mecanismos de busca também vão expandir ou modificar seu alcance, exigindo cada vez mais adaptações a ambientes como as redes sociais, dispositivos de comando de voz, análise de preferências do usuário, e vários outros cenários.
O SEO será uma das ferramentas que mais exigirá ajustes para enfrentar essas transformações no cenário digital.
- Conteúdomaispersonalizado
Por fim, em sintonia com os desafios que mencionamos acima, outra forte tendência será a necessidade de criar conteúdo mais personalizado, específico, aprofundado, ou diferenciado.
Será cada vez mais importante levar em consideração as preferências individuais do público-alvo, os estágios do ciclo de decisão e necessidades específicas dos clientes.
A personalização do conteúdo poderá fortalecer o engajamento e estabelecer conexões mais profundas com o público-alvo; mas para isso, exigirá grandes ajustes na nossa forma de pensar a comunicação com esse público.
Quer estar preparado para o cenário do futuro do marketing?
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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