Artigos Postado no dia: 20 dezembro, 2023

SEO 2024: confira as novidades e tendências para SEO divulgadas pelo google

SEO continuará sendo um dos desafios do marketing digital em 2024. O Google segue aprimorando seu algoritmo e adicionando novas funcionalidades ao seu mecanismo de busca. Em 2023, não foi diferente. E em 2024, tudo indica que precisaremos nos esforçar ainda mais para que o Google priorize a entrega de nossos conteúdos aos usuários que o usam para fazer buscas.

Nesse artigo, fazemos uma revisão das principais mudanças que o Google fez em 2023 e que impactaram estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO). Damos um destaque especial à mudança publicada em 15/11/23, que certamente vai nos levar a começar 2024 com novas perspectivas sobre marketing de conteúdo.

Por fim, vamos dar algumas dicas de como se adaptar às tendências de SEO em 2024. Não perca essa leitura.

 

Mudanças do Google sobre SEO em 2023

O Google está constantemente reformulando seu funcionamento para prover melhores resultados às buscas feitas por usuários.

Confira abaixo algumas das principais mudanças nas normas do Google sobre SEO publicadas em 2023:

Observe que o Google busca sempre melhorar a sua capacidade de prover conteúdos que tragam informações cada vez mais úteis e específicas para ajudar pessoas a encontrar soluções e tomar decisões. Nem sempre conseguimos mensurar o que isso significa na prática, mas algumas inferências que podemos fazer a partir das mudanças noticiadas em 2023 são:

  • O algoritmo do Google prioriza conteúdos escritos por humanos em detrimento de conteúdos preparados por robôs/assistentes virtuais/Inteligência Artificial;
  • O algoritmo do Google prioriza páginas e conteúdos que contenham o máximo de elementos informativos: texto, vídeo, imagem etc;
  • O algoritmo do Google prioriza conteúdo original em detrimento de conteúdos replicados ou disparados em massa.

 

Última mudança relevante de SEO em 2023

Em 15/11/23, o Google publicou o que pode ser a sua última mudança sobre SEO em 2023, e que certamente impactará muito o mercado e as práticas de SEO em 2024.

No Google Search Update publicado em 15/11/23, foram anunciadas novas funcionalidades e .., Confira quais são:

 

Recurso “Seguir” para assuntos

Será possível acompanhar os assuntos ou termos que são objeto da maioria das pesquisas de cada usuário.

Será que é uma funcionalidade parecida com o botão de “Seguir” assuntos no Twitter/X e no LinkedIn ? (não confundir com seguir perfis ou hashtags). Também não nos parece que será algo similar ao Google Alertas, apesar de também haver a possibilidade de receber notificações sobre o assunto seguido.

Mas precisamos esperar para ver como será operacionalizado. Essa funcionalidade será disponibilizada primeiramente nos Estados Unidos.

 

Priorização de páginas já visitadas com frequência

Nos resultados das buscas, o Google irá ranquear melhor aqueles sites que já foram visitados mais de uma vez pelo usuário.

 

Priorização de conteúdo de pessoas

O Google trará a opção de escolher ver conteúdos advindos apenas de pessoas que têm perfis em redes sociais, fóruns e outras comunidades virtuais. O Google também mostrará as informações do autor do conteúdo, como o nome de usuário dele nas redes sociais, quantidade de seguidores, etc.

A finalidade dessa alteração é fazer com que o usuário possa ver conteúdos de pessoas que estão em condições de prover informações relevantes sobre um assunto.

Como dissemos acima, essa é mais uma mudança que vai priorizar o conteúdo feito por humanos em vez de IA. Mas não é só isso: a intenção do Google é que o usuário consiga ter acesso a informações compartilhadas “em primeira mão”, por exemplo, uma opinião de uma pessoa que realmente viajou para algum lugar, em vez de um artigo padronizado e roteirizado de uma empresa sobre isso.

 

Notas de usuários sobre conteúdos

A nova ferramenta “Notes” permitirá que usuários compartilhem dicas e conselhos sobre conteúdos. Essas notas aparecerão diretamente entre os resultados das buscas.

 

Quais são as tendências de SEO para 2024?

Se você chegou até aqui na leitura desse artigo, imaginamos que você já compreendeu o espírito por trás das principais mudanças do Google no SEO ao longo de 2023. Basicamente, todas elas buscam tornar o Google cada vez mais um lugar onde humanos compartilham informações relevantes com outros humanos.

Ou seja: conteúdo genérico, raso, plagiado, duplicado, sem informações relevantes, sem insights de pessoas que realmente têm algum engajamento com o assunto, ou totalmente feito por IA… a tendência é que tudo isso tenha performance cada vez pior no Google.

É difícil dizer como a equipe da Google aprimora seus algoritmos para detectar tudo isso. É um misto de tecnologia com revisão feita por funcionários “reais” (isto é, por pessoas, não por inteligência artificial).

Mas em geral, tal como já dissemos no artigo 5 tendências de Marketing Jurídico para 2024), podemos antever que as estratégias de SEO em 2024 precisarão se sofisticar cada vez mais.

O SEO em 2024 vai exigir cada vez mais esforços quanto à relevância dos conteúdos, qualidade do copy e à experiência do usuário (user experience/UX).

Tenha em mente, inclusive, que o Google concorre cada vez mais com redes como o TikTok, que centralizam conteúdos curtos, simples e acessíveis em formato de vídeo. Logo, é natural que o Google siga aprimorando seu algoritmo para conseguir atender a esse mesmo tipo de demanda, de formas cada vez melhores.

Ficam aqui as nossas dicas para que o SEO potencialize muito mais a sua estratégia de marketing de conteúdo para 2024:

  • Faça uma curadoria de temas relevantes;
  • Escreva na forma mais próxima possível de uma conversa com seu leitor, na medida do possível, segundo os padrões da sua profissão e perfil do seu público-alvo;
  • Mantenha o cuidado com a ortografia e gramática;
  • Use técnicas de escaneabilidade para que a leitura do seu texto seja mais agradável;
  • Combine o seu conteúdo com o seu branding, associando seu conteúdo com o seu nome e imagem;
  • Use imagens, vídeos, áudio e outros recursos além do texto, quando for adequado;
  • Evite palavras-chaves, temas e outras técnicas de spam ou ações de comunicação em massa sem conteúdo relevante.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY

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