Marketing Digital Postado no dia: 17 julho, 2024

SEO: como os algoritmos do Google ditam o potencial da sua performance no Marketing Digital na Saúde

O sucesso no marketing digital está sujeito a uma série de fatores e variáveis, entre eles, a qualidade do SEO. Para “ranquear” no Google, em outros mecanismos de busca e também nas redes sociais, você precisa dominar a língua que os algoritmos dessas plataformas falam. Caso contrário, seu conteúdo se perde em um mar de conteúdos, pois o algoritmo não te entende como relevante e não entrega seus conteúdos com prioridade para os usuários.

Muitos profissionais de saúde têm essa dificuldade, pois gastam muita energia produzindo conteúdos e não vêem resultados. De fato, se você não entende o que é SEO e como se adaptar a ele, pode continuar falando sozinho na Internet.

Mas não se preocupe: nesse artigo, trouxemos explicações bem práticas para você entender o que é o SEO, sua importância, funcionamento, técnicas, uso na área da saúde, e dicas para se adaptar.

 

O que é SEO? Qual a sua importância no marketing digital?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que significa “otimização para mecanismos de busca”. Refere-se ao uso de técnicas voltadas ao ajuste de conteúdos, textos e dados para que sejam interpretados pelos algoritmos dos sites de buscas online de uma forma que esse algoritmo entenda que seu site ou página merece ser apontado nos resultados de buscas em posição prioritária.

Basicamente, SEO é “aprender a falar a língua do algoritmo” para que o algoritmo te indique mais para os usuários. Aí reside a sua importância: se você não usa técnicas de SEO, suas chances de aparecer nos resultados de uma busca podem ser menores. Isso não significa que você não terá chance nenhuma; mas sim, que tem menor potencial.

Uma metáfora simples para entender SEO

Imagine, por exemplo, que você está em um mercado no Brasil, em uma barraquinha, para anunciar um produto, competindo com outros vendedores. Você anuncia em outro idioma, enquanto seus competidores anunciam em Português, e ainda por cima, usam expressões que fazem parte do dia a dia das pessoas que frequentam aquele mercado.

Quem você acha que tem mais chance de conseguir vender seu produto?

Nessa situação hipotética, o Google é o dono do mercado, e ao ver todos esses vendedores, ele vai posicionar sua barraquinha ao fundo do mercado, e vai posicionar os seus competidores na frente. Por quê? Porque ele não quer que os consumidores entrem no mercado e se sintam desestimulados a ficar quando perceberem que o primeiro vendedor que encontram não fala a língua deles.

O objetivo do dono do mercado é fazer os consumidores passarem o máximo de tempo possível lá. Então, obviamente ele vai querer colocar os melhores produtos, anunciados da melhor forma possível, nos melhores espaços, para conquistar de imediato os consumidores que chegam lá.

E o que você pode fazer para mudar essa situação e conseguir posicionar sua barraquinha em um lugar melhor no mercado?

Você tem que mudar a forma de comunicar seu produto, falando melhor a língua do público; e antes disso, fazendo o dono do mercado entender que você pode falar essa língua.

Ou seja: você tem que dominar a arte de falar com o público e com o dono do mercado.

SEO é isso: você tem que saber se comunicar com seu público, mas também tem que saber se comunicar com o algoritmo para ele entender que você sabe se comunicar com seu público.

 

Quais são as principais técnicas de SEO usadas na área da saúde?

  • Palavras-chave de cauda curta (curtas e mais genéricas);
  • Palavras-chave de cauda longa (mais compridas e específicas);
  • Distribuição de palavras-chave entre headers (títulos) de um artigo;
  • Uso de títulos em ordem decrescente (h1, h2, h3 etc);
  • Uso de tags, categorias e outras técnicas de indexação dentro de um site;
  • Inclusão de hiperlinks (links internos e externos);
  • Atualização e reciclagem de páginas;
  • Uso estratégico de metadescrições;
  • Uso de vídeos e imagens;
  • entre outras.

 

Como os algoritmos do Google ditam o potencial da sua performance no marketing digital

O próprio Google divulga dicas de SEO para que os usuários entendam como seus algoritmos funcionam e o que gera melhores resultados para eles.

Mas esses algoritmos mudam constantemente.

Por exemplo, o ano de 2024 tem sido marcado pelo uso de Inteligência Artificial (IA) pelo Google para aprimorar suas recomendações. Recentemente, o Google tem se empenhado para reorganizar seus algoritmos com IA para fazer uma “transição de um mecanismo de busca para [passar a ser] um mecanismo de busca e resposta” (GERMAIN, Thomas. Google just updated its algorithm. The Internet will never be the same. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20240524-how-googles-new-algorithm-will-shape-your-internet).

Outra mudança recente que tem acontecido e que já reportamos aqui no blog da In Company é a prioridade resenhas feitas por indivíduos, e outros conteúdos que sejam (ou pelo menos pareçam) personalizados, feitos por humanos; o que significa, inclusive, maior prioridade para conteúdos feitos por ou para comunidades online.

Segundo o artigo da BBC que referenciamos acima, essa mudança tem até mesmo aumentado a performance de sites como o Reddit, que abriga fóruns de comunidades, e o Quora, que é destinado a perguntas e respostas.

 

Como se adaptar às constantes mudanças do SEO e obter bons resultados na área da saúde

Esse pode parecer um conselho “clichê” ou tendencioso, mas infelizmente, não há outra alternativa: é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados em marketing digital e SEO, que te ajudem a manter seus conteúdos sempre otimizados.

A outra alternativa é que você mesmo se encarregue de estudar SEO e manter-se sempre atualizado quanto às mudanças do Google e de outras páginas de busca, redes sociais etc. Será que vale a pena você fazer isso? Seu marketing digital não seria mais eficiente se você se concentrasse em produzir, ou pelo menos ajudar a produzir, os conteúdos sobre saúde, e na sua marca e imagem pessoal?

Na área da saúde, a marca pessoal é algo muito importante, pois os pacientes precisam sentir confiança e respeito pelo profissional para confiar sua vida e saúde a eles.

O conteúdo também é importante, pois é por meio dele que você alcança pessoas, transmite sua experiência e conhecimento.

O ideal é que o profissional da saúde foque nisso, deixando os aspectos mais técnicos para profissionais especializados

Trabalhe de forma próxima com esses profissionais, para que eles possam adaptar a parte textual dos seus posts e conteúdos de acordo com as melhores técnicas para ter um bom ranqueamento no Google e nas redes sociais.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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