Artigos Postado no dia: 23 abril, 2025

Redes Sociais na área da Saúde: é permitido aderir a TRENDS de marketing digital?

O marketing digital tem uma dinâmica que às vezes é difícil de acompanhar. Trends, challenges e virais nas redes sociais surgem e somem em um período curto de tempo.

Mas muitos profissionais da saúde acreditam que vale a pena aproveitar esses momentos para conseguir alguma visibilidade nas redes sociais. Será que isso é permitido? E será que vale a pena? Será que há riscos?

Nesse artigo, você vai saber o que os Conselhos de Classe na área da saúde dizem sobre estratégias de marketing de conteúdo que envolvem adesão a trends, desafios e outros tipos de conteúdo criados para viralizar nas redes sociais.

 

O que os Conselhos de Classe da saúde dizem sobre trends, challenges, conteúdos virais e outras tendências de redes sociais?

As disposições de publicidade na área da saúde não dispõem expressamente sobre trends ou challenges virais em redes sociais. Na verdade, nenhuma legislação dispõe! Afinal, são conteúdos moldados por tendências de comportamento e cultura; e não têm uma caracterização jurídica.

Então, podemos dizer que aderir a trends, por si só, não é um ato proibido para profissionais da saúde.

Porém, dependendo da trend ou challenge, é possível que seu conteúdo envolva direitos autorais, dados pessoais ou direitos de imagem de terceiros, ou caracterizam condutas que são sim regulamentadas por Conselhos de Classe.

Por exemplo, se ao criar um conteúdo seguindo uma trend, um médico ou fisioterapeuta usar a foto de um paciente sem ter obtido a autorização dele, estará infringindo normas, pois o uso não autorizado de imagem do paciente é proibido pelo CFM, pelo COFFITO, e também pelo Código Civil e a Constituição Federal.

 

Marketing digital: vale a pena aderir a trends na área da saúde?

Só porque as trends não são proibidas, não quer dizer que sejam recomendáveis.

Avalie com cuidado se vale a pena aderir a trends como marketing de conteúdo na área da saúde.

A conveniência de aderir ou não a uma trend depende de:

  • seu perfil (se a trend não combina com sua personalidade ou a identidade da sua clínica, não vale a pena manchar sua estratégia de marca só para conseguir visualizações e curtidas);
  • sua estratégia de comunicação e seus objetivos (a trend costuma funcionar para quem tem objetivos de curto prazo, prioriza visibilidade da marca pessoal e métricas de quantidade em vez de solidez, ou para quem quer se vincular ao público jovem ou heavy user de redes sociais);
  • sua estrutura para produzir conteúdo rapidamente (afinal, timing é fator fundamental. O poder da trend vem do apelo de um momento cultural que geralmente dura pouco. Se você demorar demais para lançar um conteúdo que segue uma trend, a estratégia perde o sentido).

 

Trend sem erro: o que NÃO fazer

Recomendamos que cada profissional da saúde confira com atenção o que dizem as disposições de publicidade do seu Conselho de Classe. Cada Conselho tem diretrizes e proibições específicas, que podem variar de uma profissão para outra.

Mas em geral, existem itens que estão abarcados por praticamente todos os órgãos; e condutas que são recomendáveis em qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

 

Sensacionalismo

Evite a todo custo! Não tente chamar a atenção de forma apelativa, exagerada. Esse tipo de conteúdo não condiz com as diretrizes éticas e de publicidade de profissões da área da saúde.

 

Expor fotos e vídeos de pacientes, funcionários da clínica, colegas, familiares ou quaisquer pessoas sem autorização

Além de desrespeitoso e proibido pelos Conselhos, esse tipo de conduta pode te sujeitar a medidas legais pelo uso indevido de imagem ou violação de direitos autorais pelo uso indevido da foto ou vídeo;

 

Autopromoção e promessas de resultados

Não use as trends para se vangloriar do que o seu trabalho pode fazer pela recuperação da saúde, pela beleza ou bem-estar dos seus pacientes.

 

Vaidade

Muitas trends são oportunidades para pessoas destacarem seus atributos pessoais.

Na área profissional, esse tipo de conteúdo é perigoso, pois pode configurar sensacionalismo, autopromoção excessiva, ou até mesmo concorrência desleal;

 

Depreciação de pessoas, empresas, marcas e produtos

Infelizmente, muitas trends são construídas em torno de críticas ou exposição de feitos negativos de outras pessoas.

Mas isso também é muito perigoso e antiético no marketing profissional.

Além de infrações disciplinares, esse tipo de conduta pode caracterizar danos morais, violações a marcas, violações a direitos de imagem, ou até mesmo crimes contra a honra;

 

Entretenimento sem informação

Lembre-se sempre que o marketing de conteúdo na área da saúde deve primar pela entrega de informação, conhecimento. Trends que apenas divertem, sem informar algo relevante sobre saúde ao seu público-alvo, não se enquadram nessa finalidade!

 

Essas são apenas algumas recomendações que compartilhamos com finalidade informativa. Nosso conteúdo não equivale a uma consulta jurídica; e a lista acima não abrange todas as condutas proibidas por lei.

Em todo caso, recomendamos que se busque apoio profissional especializado para executar seus projetos e estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo na área da saúde.

 

Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?

ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO…

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital médico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


Artigos Relacionados