Artigos Postado no dia: 25 abril, 2024

Qual é o papel do Marketing Digital na promoção da sua marca Médica?

Há médicos que usam (ou acham que estão usando!) estratégias de marketing digital apenas por costume, por obrigação ou por achar que é o certo. É o seu caso? O quanto da sua estratégia de marketing digital realmente envolve estratégia, PROPÓSITO, planejamento e conhecimento? Você sabe o que está fazendo ou está apenas “seguindo o fluxo” na esperança de ter resultados?

Está na hora de profissionalizar sua abordagem. Vamos entender de fato como o marketing digital pode fazer a diferença na sua carreira. Nesse artigo, conheceremos as principais estratégias digitais usadas para promover a carreira dos médicos, e como você pode aumentar o potencial delas.

 

Entendendo o papel do marketing digital na promoção da marca médica

Para médicos que pertencem à geração dos Millennials ou Geração Z, talvez sequer seja possível imaginar qualquer tipo de promoção profissional sem uso de estratégias digitais. Alguns médicos são nativos digitais, e se não são, ao menos têm pacientes que são.

Se na era da Web 1.0 ou 2.0 falávamos em “entrar na Internet” ou “acessar a Internet”, hoje em dia sequer usamos esses verbos: o digital é um ambiente tão natural quanto o físico/offline. Estamos conectados o tempo inteiro pelo celular, tablet, smart watch, smart home, computador etc. Ninguém mais “desliga” a Internet: ela é parte da nossa vida.

Inclusive, na pandemia, a importância do marketing digital cresceu.

Diante desse cenário, como ignorar o marketing digital na promoção da carreira médica? Seria como ignorar a importância de ter um estabelecimento físico para atender pacientes. Se antigamente o médico podia visitar os pacientes em casa e ter o hospital ou clínico como alternativa residual, hoje não é mais assim. E o mesmo raciocínio se aplica à Internet. Ela já, de muitas formas, uma extensão das nossas casas e clínicas.

 

Como é feito o marketing digital na área médica?

As principais estratégias de marketing digital utilizadas por médicos são:

  • Uso estratégico das redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios e cadastros em diretórios de médicos;
  • Assessoria de imprensa, participação em eventos e presença na mídia;
  • Promoção de eventos online com marca própria;
  • Inbound marketing combinado com gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

E será que essas estratégias realmente surtem o efeito esperado? É possível que médicos impulsionem suas carreiras com marketing digital?

Claro que é. Muitos profissionais têm carreiras inteiramente fomentadas por estratégias digitais, e para outros, essa foi uma maneira de começar, ou de se reinventar e conquistar novos públicos.

Mas não se engane: o fato de o marketing digital ser uma alternativa indispensável não significa que adotá-la é suficiente para conseguir bons resultados.

E aliás, o que seriam bons resultados?

Os objetivos de cada projeto de marketing na saúde podem variar. Não é tão simples quanto apenas alcançar mais pacientes, ter mais seguidores, ter a clínica sempre cheia. Há diversos tipos de resultados e métricas desejáveis, tais como:

  • Aumento da quantidade de pacientes;
  • Aumento do ticket médio dos pacientes;
  • Fidelização de pacientes;
  • Construção de nicho/nova área de mercado;
  • Expansão do alcance ou perfil da carteira de pacientes (novas cidades, regiões, novas idades etc);
  • Construção de marca e autoridade para redirecionamento do modelo de negócio baseado em atendimentos para outro modelo de negócio.
  • entre outros objetivos de marketing digital na área da saúde.

Definido o seu objetivo, o marketing pode te ajudar a conquistá-lo. Seu objetivo pode demandar ajustes ou criação de estratégias específicas baseadas em segmentação, conteúdo, aumento (popularização/estratégias de massa) ou diminuição (estratégia de escassez) de alcance, entre outras estratégias.

 

5 dicas de marketing para impulsionar sua carreira na Medicina com estratégias digitais

  1. Saiba o que você quer: como dito no item anterior, é fundamental ter seu objetivo e público-alvo bem definido. Toda a sua estratégia deve servir a esse objetivo, então ele precisa estar claro.
  2. Tenha um site profissional: independente de qual for o seu objetivo, dificilmente o site será um item dispensável dentro da sua estratégia. Ter um website bem desenvolvido, com uso de estratégias de SEO, bons plugins que ofereçam boa experiência ao usuário, design agradável e informações claras, é essencial para atrair pessoas para conhecerem você, seu trabalho. Além disso, o site pode ser usado como “cartão de visitas” e como ponto de conversão de leads;
  3. Aprenda e use SEO (Search Engine Optimization): é importante otimizar seu site seus blog posts e seus conteúdos postados nas redes sociais para os motores de busca, de modo que sejam encontrados facilmente quando pacientes em potencial pesquisarem por serviços médicos ou temas relacionados à sua área de especialidade;
  4. Privilegie a criação de conteúdo relevante, informativo, prático e diferenciado: produzir conteúdo relevante e informativo pode ajudar a estabelecer seu nome como autoridade na sua área. Mas não pode ser qualquer conteúdo. Pesquise sobre copywriting, experiência do usuário, tendências de conteúdo, planejamento de pauta e outras técnicas que podem te ajudar a produzir um conteúdo que tem maior potencial de converter leitores em pacientes;
  5. Use as redes sociais de forma estratégica: as redes sociais são ótimas para atrair e engajar pacientes, tornar-se conhecido e distribuir seu conteúdo. Mas é preciso ter estratégia. Se você apenas se dedica a estar presente e publicar coisas, eventualmente pode conseguir boas métricas, mas talvez sejam apenas métricas de vaidade. Para que os números das redes sociais se traduzam em pacientes e receita, é importante entender com as redes sociais podem funcionar como “porta” para seu site ou para o início de relacionamentos que gerarão negócios;

Por fim, vale a pena ressaltar que o marketing na área médica deve sempre estar em conformidade com as regulamentações éticas e legais, com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil e possíveis recomendações do Conselho da sua região, com leis de proteção de dados e outras que incidam na prática de marketing digital.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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