Estratégia é a alma do marketing médico. Todos os esforços de marketing são voltados a fazer alguém praticar alguma ação, e esse objetivo não é conquistado com sorte a partir de tentativas aleatórias. São necessários esforços conscientes, coordenados e muito bem planejados.
Quer saber quais são as estratégias que dão mais certo no marketing médico? Algumas você certamente já conhece, como por exemplo, as redes sociais. Mas talvez não saiba qual é a estratégia por trás do uso delas e como conseguem de fato transformar seu engajamento em novos pacientes. Confira nosso artigo para entender como o marketing médico gera resultados a partir das redes sociais e de mais 3 estratégias bastante populares e eficientes na Medicina.
Conheça 4 estratégias de marketing médico e saiba como funciona cada estratégia
- Funil de vendas (inbound marketing)
A metodologia do funil de vendas te ajuda na gestão da jornada de compra de um paciente.
A jornada de compra é toda a trajetória que um indivíduo percorre desde o momento em que é atraído para o funil (quando ainda é apenas um lead) até o momento da conversão (quando ele se torna de fato seu paciente). Classificamos essa trajetória em 4 fases:
- Topo do funil: fase de atrair leads/futuros pacientes;
- Meio do funil: fase de nutrir o relacionamento com o lead;
- Fundo do funil: fase de tentar gerar uma conversão/venda;
- Fundo do funil estendido: fase de fidelizar ou recuperar o paciente.
Todas essas fases podem ser preparadas previamente para que você tenha materiais prontos para automatizar o relacionamento com o lead sempre que possível.
Se a jornada de compra é iniciada a partir de estratégias de atração, a metodologia do funil de vendas no marketing médico pode ser classificada como uma estratégia de inbound marketing (marketing de entrada).
Embora o outbound marketing também possa fazer uso da metodologia do funil de vendas, essa estratégia é um pouco mais arriscada para o marketing médico, já que táticas de prospecção ativa correm o risco de infringir diretrizes da publicidade médica em relação à divulgação de valores de consultas e outras táticas de captação de clientela que são vedadas pelo CFM. Afinal, o outbound marketing exige que você vá até o paciente para tentar conquistá-lo, logo, é uma abordagem mais comercial e talvez até mais agressiva, que pode destoar um pouco daquilo que o CFM entende como publicidade adequada para a Medicina.
Já no inbound marketing, usamos estratégias para fazer com que o próprio paciente venha e escolha iniciar um relacionamento com você, inicialmente a partir do seu conteúdo ou seu site, e depois, de uma forma mais direta e pessoal. Por isso, é uma estratégia menos arriscada, e que pode inclusive ser mais barata (menor Custo de Aquisição por Cliente – CAC) e sustentável, propiciando uma relação de confiança que gera resultados mais sólidos e se mantém no médio e longo prazos.
- Marketing de conteúdo
O conteúdo é uma das estratégias que pode ser usada em qualquer das fases do funil de vendas, para acelerar a jornada rumo à conversão. Pode ser usado até mesmo sem uma estratégia de funil de vendas.
Mas é importante que haja pelo menos alguma estratégia, nem que seja a mera estratégia de produzir conteúdo que tenha potencial de engajar e converter.
Quanto melhor o planejamento e a qualidade da produção de conteúdo, maiores as chances de ele se tornar um conteúdo que vende.
Para isso, recomendamos o uso de técnicas de copywriting e de SEO (Search Engine Optimization).
- Tráfego pago
O tráfego pago (compra de anúncios ou palavras-chave em redes sociais, mecanismos de busca etc) pode ser uma estratégia de topo de funil, isto é, uma estratégia de posicionamento para aparecer para o seu potencial paciente e atrair tráfego para a sua página, onde você desempenhará outras estratégias de conversão.
É uma excelente estratégia de segmentação, possibilitando que seu anúncio seja propagado para pessoas com um perfil compatível com o público-alvo desejado. Você pode, por exemplo, segmentar o alcance dos seus anúncios conforme fatores relacionados à região geográfica, idade, gênero, entre outros fatores.
- Estratégia de redes sociais
Você certamente já usa as redes sociais, mas no marketing médico elas precisam ser usadas dentro de uma estratégia. Isso inclui enxergar o seu perfil nas redes sociais como uma forma de atração de leads e audiência. Ainda que você não consiga reter os dados desses leads tal como ocorreria no seu próprio site, você precisa aproveitar a chegada desses leads e direcioná-los para um canal de comunicação ou página própria (site ou landing page). Assim, conseguirá solicitar autorização para colher dados e iniciar uma jornada de compra.
Use as suas redes sociais também como estratégia de branding, para construir e consolidar a sua imagem e reputação de marca, melhorando a percepção de valor dos seus serviços.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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