Artigos Postado no dia: 13 junho, 2024

Quais os principais meios de comunicação permitidos no Marketing Médico e Marketing Odontológico?

Os meios de comunicação são os instrumentos para o marketing médico e o marketing odontológico. Mas será que os profissionais têm total liberdade para escolher quais meios preferem usar para divulgarem a si mesmos?

Nesse artigo, vamos entender como o CFM e o CFO se posicionam quanto ao uso dos principais meios de comunicação e mídias de massa no marketing feito por profissionais da saúde.

 

Tipos de meios de comunicação no marketing: online e offline

O marketing feito na área da saúde pode usar de meios de comunicação “tradicionais”, analógicos etc, ou meios digitais.

Alguns dos mais comuns são:

  • Revistas, jornais, outdoors e letreiros, cartões de visita;
  • TV, rádio, telefone, SMS;
  • Internet: redes sociais, blog, site próprio, sites de terceiros, imprensa, conteúdos digitais para download ou transmissão direta;

Nenhum deles é proibido por si só, mas todos devem ser usados com atenção às diretrizes gerais dos Conselhos de Classe.

 

Meios de comunicação permitidos e proibidos no marketing na saúde

Em seu papel de regulamentar as diretrizes de publicidade e marketing, os Conselhos de Classe na área da saúde podem determinar quais meios de comunicação podem ou não ser utilizados pelos profissionais nas suas estratégias de marketing.

E por que isso acontece?

Porque cabe aos Conselhos zelar pela integridade e reputação da profissão, o que pode ser prejudicado a depender da forma como os profissionais se promovem e divulgam seu trabalho.

Mas na verdade, com raras exceções, o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia não impõem muitas limitações quanto ao uso de meios de comunicação e mídias. O que eles fazem é determinar o que pode ou não ser feito nessas mídias.

Por exemplo, o art. 8 da Resolução CFM n.º 2336/23 (que trata sobre a publicidade médica) determina que: “Todos os meios ou canais de comunicação e divulgação de propriedade do médico e estabelecimentos assistenciais médicos são lícitos para a comunicação dos médicos com o público, e salvo prova em contrário, idôneos […]”.

O art. 42 do Código de Ética Odontológica determina que: “Os anúncios, a propaganda e a publicidade poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos deste Código.”

Mas de forma excepcional, há alguns meios e práticas que os Conselhos não permitem que sejam usados. Vamos conhecê-los.

 

Quais as mídias de massa e digitais permitidas pelo CFM e CFO no marketing?

Confira abaixo uma relação comparativa das mídias e meios de comunicação permitidos na publicidade médica e odontológica, conforme as regras do CFM e do CFO:

Mídia/meio de comunicação Medicina Odontologia
Rádio PERMITIDO PERMITIDO
Outdoors PERMITIDO PERMITIDO
Jornal PERMITIDO PERMITIDO
Revista PERMITIDO PERMITIDO
Redes sociais PERMITIDO PERMITIDO
Caixas de som e alto falantes PROIBIDO PROIBIDO
Imprensa digital PERMITIDO PERMITIDO
Site ou blog PERMITIDO PERMITIDO
Cartão de visita PERMITIDO PERMITIDO
Panfletos e folders PERMITIDO PERMITIDO,
Entrevistas e participações em programas de TV PERMITIDO PERMITIDO
E-books e outros conteúdos digitais PERMITIDO PERMITIDO
Cartão ou cadernos de descontos, vouchers etc PROIBIDO PROIBIDO
Mala direta via internet PERMITIDO PROIBIDO
Espaços pagos na mídia PERMITIDO PERMITIDO

 

Mas atenção! Em cada uma das mídias e meios de comunicação acima, é importante ser bastante cuidadoso com o tipo de conteúdo que será veiculado.

O CFM e o CRO têm diretrizes sobre os dados profissionais que devem ser informados, e sobre práticas que podem ou não ser realizadas. Por exemplo, a captação de clientela é algo vedada. Logo, por mais que seja permitido anunciar em uma revista ou impulsionar um post no Instagram, o conteúdo desses anúncios ou posts não pode conter ofertas com a finalidade de conquistar novos pacientes.

 

Como escolher os meios de comunicação mais eficientes na saúde?

A escolha dos melhores meios para distribuir seus conteúdos e divulgação deve passar por uma análise de:

  • perfil do seu público;
  • seu perfil;
  • potencial de alcance;
  • características culturais locais;
  • tendências de mercado;
  • seu orçamento para o projeto de marketing.

Essas análises devem envolver uma pesquisa e atenção especializadas para evitar o risco de erros baseados em “achismo” ou análises rasas.

Como exemplo, podemos citar a força sólida da TV e do Rádio, que são menosprezadas por muitos que acreditam que hoje em dia apenas o digital surte efeitos. Mas para boa parte da população, a TV e mídia ainda se provam eficientes, como  mostram algumas pesquisas.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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