Artigos Postado no dia: 26 agosto, 2025

Punições por publicidade médica: a importância de contar com assessoria profissional de marketing na saúde

Punições por publicidade médica têm aumentado em todo o Brasil, e isso mostra o quanto pode ser desafiador fazer marketing médico sem conhecer profundamente as regras do CFM!

Nos últimos anos, os médicos conquistaram mais liberdade para divulgar seus serviços em meios digitais. Com a Resolução CFM nº 2.336/2023, as regras para marketing digital ficaram ainda mais claras.

Porém, essa ampliação trouxe também um maior nível de exigência para implementar estratégias de marketing médico e uma maior atenção dos Conselhos de Classe. Em Estados como a Bahia, por exemplo, já há dados de aumento de punições por publicidade médica.

Mas o fato é que o marketing médico, quando bem conduzido, é uma poderosa ferramenta para aproximar médicos e pacientes, gerar confiança e levar informação de qualidade à sociedade.

Não deixe o medo de punições te dominar!

Entenda como é possível criar estratégias de marketing digital eficientes e sólidas evitando o risco de punições por publicidade médica.

 

O que são punições por publicidade médica e por que acontecem?

Punições por publicidade médica são sanções aplicadas pelo Conselho Federal de Medicina quando um profissional ultrapassa os limites estabelecidos pelo Código de Ética Médica ou outras normas ao executar ações de marketing.

Isso pode acontecer em situações como:

  • divulgação de promessas de resultados em tratamentos;
  • exposição da imagem de pacientes;
  • uso de linguagem sensacionalista ou comparativa;
  • promoções que tratem a saúde como produto de consumo;
  • entre outras que fogem das regras de publicidade médica.

O ponto central é simples: a publicidade médica não pode transformar o exercício da medicina em algo meramente comercial. Ela deve sempre priorizar a informação de qualidade e o respeito ao paciente.

 

O marketing médico e o risco das punições

Muitos médicos desejam fortalecer sua presença digital e atrair novos pacientes, mas acabam cometendo erros básicos por falta de orientação ou conhecimento das normas de publicidade médica.

Uma postagem aparentemente simples, como um “antes e depois” ou uma legenda com linguagem de promessa, pode caracterizar uma infração!

Segundo dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), somente nesse Estado houve um aumento de 35% nas punições nos últimos três anos; passando de 19 casos em 2022 para 22 em 2024.

É justamente aqui que entra a importância de contar com assessoria de marketing especializada na saúde.

Diferente de uma estratégia de marketing convencional aplicado a outros segmentos que não são regulados por Conselhos de Classe, o marketing médico precisa seguir regras específicas que foram criadas para preservar a credibilidade da Medicina. Não é que outros segmentos não estejam sujeitos a regras, mas a questão é que, na Medicina, busca-se proteger não só o consumidor e o mercado, mas também a classe médica.

Por isso, repreende-se condutas que podem fazer a Medicina ser vista como um produto, como commodity, ou fazer médicos serem vistos como especulativos, sensacionalistas, apelativos.

Contar com uma assessoria especializada em marketing médico é essencial para evitar cair nesse tipo de comportamento e evitar punições por publicidade médica.

Ao lado de especialistas, o médico consegue divulgar seus serviços sem ultrapassar limites éticos, construir autoridade digital de forma segura e atrair pacientes de forma estratégica, sem riscos desnecessários.

Uma assessoria pode te ajudar a:

  • criar um calendário de conteúdos éticos e estratégicos;
  • utilizar anúncios pagos e outras estratégias de tráfego sem risco de infração;
  • ampliar a visibilidade do consultório de forma planejada;
  • construir uma reputação sólida com uso de técnicas éticas.

 

Como funciona o marketing médico na prática

É comum pensar que o marketing médico se resume a postar nas redes sociais, mas na prática, ele abrange muito mais do que isso.

Uma estratégia completa de marketing médico envolve:

Branding médico

Definição da identidade visual e de marca, fortalecimento da sua imagem profissional;

Marketing de conteúdo médico

Produção de artigos, vídeos e posts que informem e eduquem o público sobre saúde (não sobre o médico!);

Gestão de redes sociais

Criação de um feed profissional, alinhado com sua identidade médica e ética;

SEO (otimização para mecanismos de busca)

Técnicas para posicionar melhor o site e conteúdos no Google e outros buscadores, para que pacientes encontrem seu consultório ou clínica ao buscar por termos relacionados à sua especialidade;

CRM e funil de vendas

Ferramentas que ajudam a organizar contatos, acompanhar o paciente em sua jornada, colher dados sobre a jornada de relacionamento e manter uma comunicação eficiente.

 

Esse conjunto de estratégias é voltado para atingir resultados, mas é importante que cada uma delas seja planejada e executada com bastante cuidado e atenção para evitar incorrer nas proibições do CFM.

 

Punições por publicidade médica: como evitar?

O primeiro passo para evitar punições por publicidade médica é ter consciência de que o marketing médico deve ser focado em comunicar informações sobre saúde, e não em divulgar ou promover um médico ou um serviço médico.

Qualquer publicação que tenha cunho autopromocional, vaidoso, comercial, contendo algum tipo de oferta, elogio a si próprio ou a seu consultório, ou promessa de resultado, pode ser problemática!

O foco deve estar em informar, não vender

Priorize conteúdos que tirem dúvidas e informem a população. No marketing médico, é importante que o público conheça você através da informação, e não o contrário.

Seja transparente sobre sua formação e especialidade

Também é fundamental expor sua formação e especialidade. Além de transmitir credibilidade, isso evita induzir o público a erro sobre o que você faz e quais qualificações tem.

Evite promessas de resultado!

Você não tem controle sobre os resultados dos seus serviços.

Não é permitido usar desse artifício para aumentar as chances de ser escolhido pelo paciente.

Conte com apoio especializado

Marketing médico não é improviso nem simplesmente “tentativa e erro”; é estratégia e segue regras!

O objetivo não é limitar a criatividade ou restringir o alcance digital, mas garantir que o médico possa usar as ferramentas disponíveis de forma ética, eficaz e segura.

Uma assessoria de marketing especializada em saúde entende as regras do CFM e, ao mesmo tempo, domina técnicas digitais que ampliam a presença online do médico.

Com ela, o médico pode focar no que faz de melhor (se aperfeiçoar tecnicamente e cuidar de pessoas) enquanto especialistas cuidam da sua imagem no ambiente digital.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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