O marketing médico pode ser o fator determinante na decisão de escolha de um médico por um paciente. Quanto mais competitivo for o mercado, mais o marketing pode te ajudar a criar e demonstrar diferenciais, destacando-se da concorrência.
Entenda quais são os ativos e resultados que o marketing médico pode te ajudar a alcançar, e como ele atua na construção de uma imagem que vai te ajudar a atrair, reter, reconquistar pacientes e aumentar seu poder de indicação, entre outros benefícios.
O que é marketing médico e como fazê-lo?
Marketing médico é um conjunto de estratégias e técnicas de marketing digital, publicidade e comunicação que são admitidas pelo CFM e são utilizadas para atrair ou reter pacientes, aumentar visibilidade e construção de reputação.
Basicamente, é o marketing adaptado às normas e práticas que existem na comunidade médica.
Algumas estratégias comumente utilizadas em projetos de marketing médico são:
- Site jurídico integrado ao sistema de inbound marketing – CRM;
- Landing page para captação de leads;
- Marketing de conteúdo;
- Social media;
- SEO para desenvolvimento de páginas e produção de conteúdo;
- Tráfego pago nas redes sociais e google;
- Venda ou distribuição gratuíta de infoprodutos.
Os bons projetos de marketing médico levam em consideração não somente as estratégias que o CFM permite, mas também, aquelas que geram melhores resultados e mais se adequam ao perfil do médico e do seu público-alvo. Por isso, é importante contar com apoio de profissionais que entendam tanto das técnicas e tendências de marketing, quanto das normas de publicidade médica.
Por que o marketing é essencial para atrair e fidelizar pacientes?
Naturalmente, é a qualidade do seu trabalho e a sua capacidade de manter um bom relacionamento com seus pacientes e a comunidade que te manterão no mercado. Mas pode levar bastante tempo até você consolidar essa reputação e relacionamentos e obter bons resultados financeiros para que sua clínica se torne um negócio sustentável.
O marketing é fundamental para que você consiga chegar até essa fase, e até mesmo para manter aquilo que você já conquistou em termos de carteira de pacientes, credibilidade e respeito no mercado.
Afinal, o marketing médico pode trazer a você os seguintes resultados:
- Leads e novos pacientes;
- Segmentação de pacientes, quando houver desejo de migrar para outra área de atuação, um novo nicho de mercado, ou um outro perfil de pacientes;
- Retenção, fidelização e reconquista de pacientes;
- Melhor relacionamento com a comunidade e colegas de profissão;
- Construção de reputação e credibilidade;
- Gestão de crises de imagem;
- Novas oportunidades de relacionamento com stakeholders.
Em qualquer negócio, o marketing atua para gerar interesse do público em determinados produtos ou serviços. Esses interesses podem se confundir com necessidades. Mas em último caso, o marketing pode fazer a diferença para que uma pessoa decida ter essa necessidade satisfeita por um produto/serviço em vez de outro.
É o caso do marketing médico. Sobretudo no que se refere aos serviços relacionados a doenças graves ou necessidades imediatas, ir ao médico não é necessariamente uma escolha ou desejo; é algo que a pessoa se vê obrigada a fazer.
Mas o que fará essa pessoa escolher você, em vez de outro médico, ou em vez dos serviços públicos de saúde? Na maioria das vezes, essa escolha vem de uma indicação, recomendação de pessoas confiáveis. Isso também é uma forma de marketing.
Ademais, um bom marketing pode aumentar o seu poder de indicação.
Nos demais casos, quando não há uma indicação de confiança, o fator determinante para a escolha de um médico é a opinião que a pessoa forma ao se deparar com informações sobre você na Internet, em diretórios, no estabelecimento físico onde fica a clínica etc. Isso também é marketing!
O marketing te ajuda a ter visibilidade, mas também te ajuda a melhorar a percepção de valor do seu serviço pelo paciente. Todos esses fatores influenciam na decisão de compra (ou, no caso da área médica, na decisão de escolha do médico).
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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