Publicidade informativa é uma ferramenta poderosa para advogados e escritórios que buscam conquistar presença online de maneira ética e estratégica. É ética porque, diante das diretrizes e limitações impostas pela OAB, advogados devem priorizar a publicidade com esse teor, evitando qualquer viés comercial explícito. E é estratégica porque constrói uma marca e presença que convertem admiração e relacionamentos profissionais em vendas.
Nesse cenário, a combinação de SEO (Search Engine Optimization) e publicidade informativa surge como uma forma eficaz de posicionar um site ou blog jurídico nas primeiras páginas de mecanismos de busca como o Google, para atrair e engajar potenciais clientes.
Acompanhe a leitura para entender o que configura a publicidade informativa nos termos do Provimento n. 205/2021, os benefícios dessa abordagem para escritórios de advocacia, e como aplicar técnicas de SEO para obter os melhores resultados.
O que configura a publicidade informativa nos termos do Provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da OAB?
O Provimento n. 205/2021 estabelece diretrizes para a publicidade de advogados, permitindo somente práticas informativas que respeitem a ética e a seriedade da profissão. O seu art. 3º determina que a publicidade profissional “deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.
Publicidade informativa, nesse contexto, consiste na “divulgação destinada a levar ao conhecimento do público conteúdos jurídicos” (nos termos do art. 2º, V, que define “publicidade de conteúdos jurídicos”). Esses conteúdos podem ser produzidos/distribuídos na forma de:
- blog posts em torno de 800 palavras;
- artigos long form (1000 a 2000 palavras);
- e-books e cartilhas informativas;
- posts de redes sociais trazendo o leitor para o blog post completo;
- e-mails e newsletters;
- vídeos;
- podcasts e outros conteúdos de áudio;
- webinars, lives e outros tipos de eventos ao vivo;
- infográficos;
- entre outros, desde que o conteúdo seja de fato educativo e sem teor comercial.
Em resumo, a publicidade deve consistir em conteúdos que esclareçam o público sobre temas jurídicos, explorem questões jurídicas de interesse social e orientam as pessoas sobre seus direitos e deveres. Isso exclui conteúdos promocionais, preços ou ofertas de serviços jurídicos e qualquer apelo que caracterize captação indevida de clientes.
4 dicas de como desenvolver uma estratégia de SEO eficiente para a publicidade informativa
SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas voltadas ao posicionamento de conteúdos entre os primeiros e mais relevantes resultados das buscas efetuadas em mecanismos de busca como o Google, Bing, buscas de redes sociais etc.
Para advogados que utilizam o SEO em sites e redes sociais, é recomendável que o desenvolvimento do site e de cada conteúdo siga essas diretrizes, a fim de que os mecanismos de busca classifiquem esses conteúdos como relevantes e os entreguem para um número maior de usuários.
É plenamente possível combinar esses dois tipos de estratégia: conteúdo e SEO, para atrair visitantes ao site do escritório ao mesmo tempo em que se estabelece uma presença online condizente com os preceitos éticos da OAB.
Veja algumas dicas para conseguir isso:
- Escolha palavras-chave éticas, informativas e bem indexadas
A seleção de palavras-chave usadas nos seus conteúdos deve focar em termos que o público realmente pesquisa ao buscar informações jurídicas. Recomenda-se a pesquisa de palavras-chave em mecanismos e softwares específicos, ou na pesquisa de tendências do Google. Nas redes sociais, palavras-chave usadas em hashtags também funcionam como indexadores, isto é, elas reúnem diversos conteúdos que fazem uso dessas mesmas palavras-chave. Em pesquisas nas buscas das plataformas de redes sociais, você consegue ter uma noção da frequência de uso e popularidade de uma palavra-chave.
Evite expressões que possam sugerir captação de clientes e prefira palavras relacionadas ao conteúdo informativo, como “direitos do consumidor” ou “orientação jurídica sobre contratos”.
- Otimização técnica do site
Assegurar que o site tenha uma boa estrutura, carregue rapidamente e seja adaptado para dispositivos móveis são aspectos cruciais do SEO.
Um site bem otimizado melhora a experiência do usuário, o que contribui para uma melhor classificação nos mecanismos de busca.
Ou seja: não é suficiente cuidar do SEO dos textos de cada página do seu site. É essencial cuidar do SEO usado no desenvolvimento do site como um todo.
- Indexação semântica latente
Uma boa forma de aumentar suas chances de ter um bom ranqueamento no Google e nas redes sociais é usar sinônimos de palavras-chave. A repetição usada de forma estratégica é muito importante; e é chamada de densidade de palavras-chave, ou keyword density.
Uma taxa razoável de densidade de palavras-chave costuma seria entre 3% a 5% do seu texto. Mas quando você “superotimiza” o seu texto (isto é, faz um uso excessivo da mesma palavra-chave em um conteúdo), isso pode prejudicar a qualidade e performance do texto.
Uma saída é usar sinônimos, o que evita a superotimização e aumenta seu potencial de atingir mais usuários caso eles façam buscas por palavras sinônimas também. Chamamos essa estratégia de LSI, ou indexação semântica latente.
- Produção de conteúdo de qualidade e relevante
O SEO é sempre mais eficiente quando o site oferece conteúdos que realmente ajudam o usuário. Uma técnica de SEO perfeita em um texto ruim não poderá fazer milagres pela sua estratégia.
Por isso, invista em conteúdos bem escritos, com uma profundidade razoável a depender do seu nicho e público-alvo, boa estruturação, uso de técnicas de copywriting. Assim, além de ajudar no ranqueamento, o site estabelece credibilidade.
A combinação de SEO e publicidade informativa é essencial para o sucesso do site jurídico!
Combinar SEO com publicidade informativa permite que advogados promovam seus serviços de forma indireta, focando no valor educacional que podem oferecer ao público. Essa estratégia gera confiança e posiciona o site como uma referência em temas jurídicos, atraindo potenciais clientes de maneira ética e alinhada aos parâmetros da OAB. Além disso, o SEO direcionado ao conteúdo informativo contribui para o ranqueamento do site em pesquisas orgânicas, aumentando sua visibilidade sem recorrer a apelos comerciais.
Portanto, investir em SEO e publicidade informativa torna-se um diferencial para advogados que buscam se destacar na internet de maneira responsável e eficaz. Seguir as diretrizes éticas, ao mesmo tempo em que se implementam boas práticas de SEO, promove o crescimento sustentável, a valorização da profissão e o fortalecimento da marca do escritório, o que gera diversos tipos de retorno.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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