Marketing jurídico é um mundo muito especial, cheio de características que o separam do marketing feito para outras profissões. Demanda conhecimento e experiência. Mas todo mundo tem que começar de algum lugar, não é mesmo?
Se você é um iniciante no marketing jurídico, temos dicas preciosas para você nesse artigo. Entenda quais são as características que distinguem o marketing feito nessa área, quais são as normas aplicáveis, e quais são as principais estratégias (simples e avançadas).
Por onde começar no marketing jurídico? Comece entendendo o que ele é
A primeira coisa que você precisa fazer se quer começar a aplicar o marketing jurídico para impulsionar sua carreira na advocacia é entender o que ele é, como ele se diferencia do marketing aplicado em outras profissões, como ele funciona e gera resultados.
Portanto, a nossa dica é: busque conhecimento! Procure conteúdos preparados por especialistas em marketing jurídico, cursos, blog posts etc. Não se prenda somente às credenciais e títulos do profissional, mas verifique também se ele de fato atua nessa área e tem experiência em assessorar diferentes tipos de escritórios de advocacia. O marketing é uma área dinâmica e sofre influências das variações e tendências comerciais, culturais e tecnológicas, não sendo ditado apenas pelo que dizem as pesquisas científicas.
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E afinal, o que é o marketing jurídico?
O marketing jurídico é a união das técnicas de marketing com as diretrizes de publicidade da advocacia.
A OAB regulamenta e direciona a forma como advogados podem fazer uso de técnicas de marketing e publicidade. Ela o faz por meio do seu Código de Ética e Disciplina, do Provimento n. 205/2021 do CFOAB, entre outras normas, além das decisões dos Tribunais de Ética e Disciplina, as cartilhas lançadas pelo Comitê Regulador do Marketing Jurídico etc.
Por mais que a existência de normas da OAB seja a principal característica que diferencia o marketing jurídico, é importante saber que elas não são as únicas normas incidentes e que um profissional de marketing precisa conhecer e aplicar. Outras normas e leis que são importantes para o marketing para advogados e marketing digital em geral são:
- LGPD;
- leis de propriedade intelectual sobre uso de marcas, obras protegidas por direitos autorais etc;
- normas de publicidade e direito do consumidor, quando aplicáveis.
A partir dessas normas, sabemos o que pode ou não ser feito. Trilhado esse caminho, você pode fazer uso das melhores técnicas de marketing (digital e offline) para alcançar seus objetivos financeiros e de branding (marca). Naturalmente, é recomendável que isso seja feita com o auxílio de profissionais que entendam como aplicar essas técnicas, monitorar e analisar os resultados.
3 estratégias para iniciantes no marketing jurídico
Se você está começando a aplicar o marketing na advocacia, há pelo menos 3 estratégias relativamente simples que pode começar a usar desde já:
Site jurídico
Nem todo iniciante é capaz de desenvolver sozinho um website, mas esse é um serviço que você pode contratar de forma fácil.
Um site para você ou para seu escritório pode ser uma ferramenta bastante eficiente se usado de forma estratégica. O site não é apenas uma vitrine, ele pode atrair novos leads (contatos); aumentar sua credibilidade e autoridade a partir do seu conteúdo, tráfego e performance no Google; e pode ser uma ferramenta de comunicação, branding, gestão de imagem etc.
Redes sociais
Apesar de não garantirem a mesma propriedade sobre os dados e conteúdos que um site, as redes sociais também são uma porta de entrada para novos leads e são uma excelente ferramenta para obter visibilidade e reconhecimento.
Criá-las e alimentá-las é simples, mas quanto mais você puder sofisticar o uso das redes sociais na advocacia (em relação ao design gráfico e qualidade dos recursos visuais em geral, planejamento de pauta, roteiro e conteúdo, e até mesmo estratégia de tráfego pago), maiores os resultados que poderá ter.
Marketing de conteúdo
O conteúdo informativo é uma das estratégias mais típicas do marketing jurídico, não só pela sua eficiência, mas também por condizer perfeitamente com aquilo que a OAB permite e recomenda. Levar informação sobre leis e assuntos jurídicos de interesse da comunidade é uma forma de conectar o advogado com a população. Para que isso se torne uma estratégia de marketing, é preciso alinhar os temas e a abordagem com o perfil do seu público-alvo, dentro de uma pauta consistente, que mantenha uma linearidade dos temas e uma frequência.
Estratégias mais avançadas de marketing jurídico:
- SEO – indexação no google orgânica;
- inbound marketing;
- CRM;
- tráfego pago;
- entre outros.
Não se apresse em aplicar essas estratégias sozinho sem antes compreender o básico, a menos que tenha ajuda profissional para planejar e executar tudo isso.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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