Artigos Postado no dia: 5 agosto, 2025

Personal Branding para Advogados: como construir uma marca pessoal forte no digital sem infringir o Código de Ética da OAB

Personal branding para advogados é uma ferramenta poderosa para construir confiança, atrair novos clientes e reforçar o potencial das suas ações de marketing. Inclusive, muita gente confunde branding e marketing: são coisas que andam juntas, mas voltadas a objetivos diferentes.

É fundamental começar pelo branding, pois a sua marca pessoal ou a marca do seu escritório podem ser seus maiores ativos no mundo jurídico. Quem tem a confiança do público e é bem visto e lembrado consegue converter muito mais negócios!

Se você deseja começar a aplicar essas estratégias, acompanhe a leitura e entenda como o personal branding para advogados é feito, como se conecta com o marketing jurídico e quais são as melhores estratégias para você usar sem correr riscos relacionados às diretrizes de publicidade da OAB.

 

O que é personal branding e como aplicá-lo na advocacia?

Personal branding para advogados é o processo de construir e gerir uma marca de um advogado – ou seja: é a definição e a comunicação, de forma estratégica, a imagem e os valores profissionais de um advogado ou um escritório de advocacia, no ambiente digital e também offline.

Não se trata apenas de valorização da imagem do profissional ou apenas da criação de identidade institucional sob o aspecto estético. Personal branding vai muito além!
Também não se trata de autopromoção exagerada ou de promessas publicitárias; essas condutas são expressamente vedadas pela OAB.

Personal branding na advocacia é fazer um conjunto de escolhas sobre como você quer ser percebido pelo seu público-alvo e sua comunidade, e quais as melhores ações (e até mesmo as omissões!) para alcançar esse resultado dentro daquilo que a OAB permite fazer.

A construção dessa imagem deve ser intencional. É preciso refletir sobre qual é a sua especialidade, quem você quer alcançar, qual tom de voz usar e quais canais são mais adequados. Um advogado que atua com startups, por exemplo, pode adotar uma linguagem mais acessível e moderna, mantendo a sobriedade que a profissão exige.

Na prática, aplicar o personal branding na advocacia envolve mostrar ao público quem você é, o que o diferencia, como trabalha e qual seu posicionamento frente a questões jurídicas relevantes. Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdo educativo, participações em eventos, presença em redes sociais profissionais e uma comunicação alinhada à sua missão e valores.

 

Marketing jurídico vs personal branding para advogados: diferenças e afinidades

É comum confundir marketing com branding, pois ambos de fato se relacionam e caminham juntos; mas há distinções importantes.

O marketing diz respeito à promoção de produtos e serviços. Já o branding é mais voltado à própria marca, não objetivamente aos produtos e serviços oferecidos por meio dela.

Na advocacia, o marketing é composto pelas ações que buscam atrair, engajar e converter potenciais clientes com base em conteúdo de valor, sem apelos promocionais – já que a venda direta de produtos e serviços jurídicos não é permitida pela OAB.

Já o personal branding para advogados é mais voltado à construção da imagem profissional e à percepção que as pessoas têm do advogado ou do escritório.

Ambas as estratégias devem ser executadas com coerência entre si, retroalimentando-se. O marketing pode ampliar o alcance do seu branding, enquanto um branding forte aumenta a confiança do público nas suas ações de marketing. No entanto, é crucial que tudo esteja em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB.

A OAB veda, por exemplo:

  • que se faça promessas de resultados;
  • usar expressões como “o melhor” ou outras com cunho sensacionalista ou mercantilista;
  • pagar para ser incluído em rankings comerciais;
  • captação direta e ativa de clientes;
  • oferta explícita de um serviço advocatício.

 

Quais ferramentas de marketing digital podem ser usadas para fortalecer o personal branding para advogados?

Felizmente, há diversas ferramentas digitais que podem ser usadas de forma ética para consolidar um personal branding para advogados. Algumas das mais eficazes são:

 

LinkedIn, Instagram, youtube, blog do site e outras redes sociais profissionais

Redes sociais são um espaço muito para construir autoridade, pois elas permitem um alcance e constância que são ideais para a construção de imagem. Afinal, a construção de imagem se faz por meio de posicionamentos constantes: você tem que estar sempre ali, reforçando os valores que quer que as pessoas associem a você. Quando falamos “sempre”, isso não necessariamente significa que você deve publicar conteúdo diversas vezes por dia e encher o feed das pessoas com seus posts. A definição da frequência também é importante para definir o tipo de imagem que você quer passar.

Mas em geral, compartilhar artigos, comentar decisões relevantes, interagir com colegas e participar moderadamente de discussões jurídicas nas redes sociais reforça sua presença como referência na área.

O importante é manter um tom profissional, evitar conteúdos apelativos e garantir regularidade nas postagens.

 

Blog jurídico no site do escritório ou site pessoal

O blog é uma ferramenta relativamente barata e de fácil alimentação que pode gerar resultados incríveis. Diversos advogados construíram carreiras digitais meramente apoiados em blogs, pois seus conteúdos eram bem escritos, relevantes e alcançaram diversas pessoas que, a partir do blog, contataram esses advogados e se tornaram seus clientes.

Escrever textos explicando mudanças legais, jurisprudência recente ou esclarecendo dúvidas comuns da sociedade é uma maneira legítima e ética de atrair pessoas para seu site. Além disso, esse conteúdo pode ser indexado no Google, favorecendo o SEO (otimização para mecanismos de busca) e ampliando sua visibilidade digital.

 

Newsletter jurídica

Uma forma discreta e eficiente de distribuir seus conteúdos e manter contato com clientes e interessados é a manutenção de uma newsletter própria para sua marca.

É fundamental que o envio da newsletter seja precedido do consentimento do usuário, com base na LGPD.

Obtido esse consentimento, é possível fortalecer sua imagem de confiabilidade e utilidade sem infringir normas éticas, por meio de e-mails semanais, quinzenas, mensais ou bimestrais que contenham conteúdos especiais com informações úteis

 

Webinars, lives e participação em podcasts

Esses formatos permitem maior proximidade com o público e são oportunidades de demonstrar sua personalidade e seu domínio técnico dos assuntos relacionados à sua área de atuação.

Desde que o conteúdo seja informativo e não contenha autopromoção, essas aparições públicas são um excelente reforço da sua marca.

 

Design visual e identidade profissional

Costumamos sempre dizer que branding não é só isso, mas é isso também!

Não subestime a importância de uma estética agradável e que transmita de forma sutil os valores aos quais você quer ser associado.

O visual do seu site, logo, fotos, cores e até tipografia comunicam muito sobre você.

Uma identidade bem pensada transmite seriedade, coerência e diferenciação, elementos fundamentais no personal branding para advogados.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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