Artigos Postado no dia: 8 maio, 2025

Os riscos do Marketing Pessoal sensacionalista na área da Saúde: saiba como evitar!

Marketing pessoal sensacionalista pode até funcionar, mas vale a pena?

Quando o marketing digital e as ferramentas de fortalecimento da marca pessoal são adotados de forma exagerada e sensacionalista, podem colocar em risco não apenas a reputação de um profissional da saúde, mas até mesmo a sua possibilidade de continuar trabalhando. Além disso, mancha a credibilidade de toda uma classe de profissionais!

É um tiro no pé. Você não quer isso, certo?

É fundamental entender o que cada Conselho profissional entende como sensacionalismo, o que é permitido fazer em ações de marketing pessoal e quais são os principais riscos.

Acompanhe esse artigo e entenda mais!

 

Quais os riscos do marketing pessoal sensacionalista na área da saúde?

O marketing pessoal sensacionalista é caracterizado pelo uso de exageros, promessas ou exposições de resultados, autoexposição vaidosa e excessiva, práticas apelativas para atrair atenção. Na área da saúde, isso pode ter consequências sérias.

Você já deve ter visto na mídia notícias sobre profissionais que adotam práticas sensacionalistas e acabaram sofrendo consequências na Justiça Civil ou Criminal em razão de serviços mal prestados. Ainda que essas ações judiciais não fossem motivadas exclusivamente pelo marketing irregular do médico, é preciso lembrar que os Conselhos de Classe vê o marketing pessoal sensacionalista com maus olhos justamente porque não quer profissionais com esse tipo de comportamento sendo vinculados à Medicina.

Esses casos midiáticos mostram exatamente isso: uma estratégia de autopromoção exagerada que, além de atrair holofotes, também abre caminho para denúncias e investigações sérias.

Quem incorre em práticas de marketing pessoal sensacionalista pode sofrer consequências como:

  • Sanções do Conselho Federal da sua profissão;
  • Processos judiciais;
  • Danos à reputação profissional;
  • Perda de confiança dos pacientes;
  • Danos à credibilidade da comunidade médica como um todo.

 

 

Como evitar o marketing pessoal sensacionalista na área da saúde — Confira 4 dicas!

O marketing pessoal não pode sobrepor a ética profissional. Mas manter um marketing pessoal forte e ético é totalmente possível! Algumas formas de fazer isso são:

 

  1. Foque em conteúdos educativos, não promocionais

Seu marketing deve ter como objetivo principal informar e educar o público, não apenas promover sua imagem, vender serviços ou exibir resultados.

Produza conteúdos que ajudem seus pacientes a entender melhor assuntos relacionados a sua saúde, que expliquem procedimentos de forma clara, tirem dúvidas comuns e demonstrem sua autoridade com informação de qualidade, séria, sem voltar muito os holofotes a você ou expor indevidamente os seus pacientes que se recuperaram com sucesso.

Por exemplo, em vez de prometer resultados milagrosos ou oferecer promoções imperdíveis para um tratamento, explique como o tratamento funciona, quais são suas indicações e os cuidados necessários.

 

  1. Humanize sem expor

É importante mostrar o lado humano da sua prática — o dia a dia do consultório, sua rotina de estudos, o cuidado com a equipe. Mas isso deve ser feito sem expor indevidamente a imagem de quem não quer ser exposto, ou sem expor imagens que, apesar de autorizadas pelas pessoas, estão em desacordo com diretrizes do Conselho Federal da sua profissão.

Não transforme sua vida pessoal em conteúdo! Essa prática não é adequada para profissões da área da saúde.

 

  1. Procure conhecer e se atualizar sobre as diretrizes dos conselhos de classe

Antes de lançar campanhas ou publicações, verifique as normas do seu Conselho profissional. Alguns têm, inclusive, Resoluções, Manuais, Cartilhas e outros materiais com diretrizes bastante específicas sobre práticas como a postagem de selfies, vídeos e fotos do tipo “Antes e Depois” etc.

Por exemplo, o CFM e o CFO autorizam posts do tipo “Antes e Depois”, mas desde que seguindo alguns requerimentos.

Em alguns casos, pode ser que você não encontre diretrizes específicas sobre alguma prática; e então será necessário recorrer a diretrizes gerais e interpretá-las da forma mais segura. É sempre melhor não interpretar as normas de forma mais expansiva e liberal. Assim você evita maiores riscos.
Também é fundamental acompanhar notícias e novas publicações do seu Conselho, pois normas podem mudar. Estar atualizado sobre essas regras é fundamental para construir uma presença digital segura e alinhada à ética.

 

 

  1. Conte com uma assessoria especializada em marketing na saúde

Como você sabe, e como deve ter percebido ao ler esse artigo, as profissões da área da saúde estão sujeitas a regras bastante específicas sobre marketing e publicidade. Então, não adianta recorrer a táticas gerais de marketing digital que você vê na Internet, redes sociais ou vê empresas de outros segmentos adotando.

É fundamental contar com o apoio de profissionais especializados em marketing para profissionais da saúde!

Esses profissionais saberão te indicar práticas seguras, mas não só isso: práticas eficientes que geram resultados de acordo com a cultura e contexto do seu segmento de mercado.

Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta jurídica ou estratégica com profissionais qualificados.

 

Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?

ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO…

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital médico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados