
Você já ouviu falar em link building?
Se você é um profissional da saúde e deseja atrair mais pacientes para o seu consultório ou clínica, o marketing digital, e mais especificamente o SEO (Search Engine Optimization) são ferramentas essencials. Mas esses são universos gigantes e cheios de especificidades. Uma delas é o link building, técnica de SEO que pode melhorar muito o tráfego que você recebe no seu site, e consequentemente, trazer mais pacientes.
Neste artigo, vamos entender o que é link building e como ele pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio na área da saúde.
Primeiramente, o que é SEO?
SEO (abreviação de Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e práticas usadas para otimizar o conteúdo de um site, com a finalidade de que ele fique melhor posicionado no Google e outros buscadores na Internet.
Quando você realiza uma busca no Google, ele retorna a você uma lista de sites ordenada por relevância, certo? O SEO é uma forma de melhorar essa relevância, ou seja, de dizer ao Google que seu conteúdo é relevante o suficiente para ser indicado entre os primeiros resultados.
Existem vários fatores que influenciam o SEO, como o uso de palavras-chave certas, a qualidade do conteúdo, a estrutura do site, a experiência do usuário, entre outros. O objetivo final é fazer com que seu site seja facilmente encontrado por quem está procurando por serviços que você pode oferecer, mesmo que essa pessoa ainda não te conheça.
O que é link building?
Link building é uma estratégia de SEO que consiste em usar links de outros sites para o seu próprio site. Esses links, também conhecidos como “backlinks”, funcionam como votos de confiança, indicando que o seu conteúdo é relevante e confiável.
Mas você também pode usar links para páginas do seu próprio site, quando houver alguma relação com o tema abordado no conteúdo. Isso ajuda seu conteúdo a ganhar maior exposição perante o leitor (seu futuro paciente!) e indica ao Google a relação entre as páginas, o que inclusive pode aumentar o potencial de indicação do conteúdo linkado também.
Quanto mais backlinks de qualidade você tiver, mais o Google acredita que seu site é valioso e relevante para os usuários.
Como o link building melhora o SEO de uma página?
O link building é uma das formas mais poderosas de melhorar o SEO de uma página, pois o Google utiliza os backlinks como um dos critérios principais para determinar a autoridade de um site. Isso significa que, quando um site de alta qualidade e relevante para a sua área aponta para o seu site, isso aumenta a percepção de autoridade do seu conteúdo.
O Google está sempre em busca de validadores que indiquem que um conteúdo é de qualidade, porque ele quer sempre oferecer a melhor experiência ao seu usuário. Os backlinks cumprem bem essa função, afinal, se seu site está relacionado com outros sites, é sinal de que seu conteúdo é suficientemente bom para atingir mais pessoas e ser referência para elas.
Por isso, a quantidade e a diversidade dos backlinks que você inclui podem aumentar muito a chance de o Google entender que seu conteúdo é referência; e assim, entregá-lo prioritariamente para pessoas que fazem buscas por temas relacionados. É importante checar também a confiabilidade desses backlinks, para evitar que seu site seja “contaminado” e garantir que a rede de links que você cria surtirá os melhores efeitos.
A relação entre ranqueamento no Google e novos pacientes
Ao estar nas primeiras páginas de resultados de busca, você aumenta significativamente suas chances de ser visto e, consequentemente, de atrair novos pacientes.
Com o seu site aparecendo nas primeiras posições para os termos mais buscados pelos seus pacientes em potencial, essas pessoas terão contato com você, com seu site, e ali pode se iniciar uma jornada de relacionamento.
Essa jornada tem maior chance de resultar em uma conversão em vendas se você também utilizar técnicas de gestão de relacionamento com o cliente e inbound marketing (marketing de entrada). É fundamental fazer toda a gestão da jornada de relacionamento e alimentar seus leads (contatos conquistados) com mais informações relevantes, mantendo o relacionamento ativo e mostrando ao seu lead que você tem uma atuação séria, para que ela se leve espontaneamente à conclusão de que você é o profissional certo para cuidar da saúde dele.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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