
Marketing para advogados é necessidade ou só um plus?
Se suas estratégias de prospecção de clientes dependem exclusivamente de indicações ou networking pessoal, pode ser hora de repensar essa posição.
O marketing para advogados não pode ser apenas um adicional às suas abordagens comerciais; hoje, na era digital, ele é uma estratégia de sobrevivência.
Mas nem por isso ele não pode ser, também, uma estratégia de diferenciação.
Nesse artigo, você vai entender por que ser só mais um na Internet é melhor do que sequer existir na Internet — e por que destacar-se na Internet é melhor que os dois.
Marketing para advogados é estratégia de sobrevivência na era digital
Se seu escritório não existe na Internet, ele não existe para milhares de clientes em potencial. A fachada do seu escritório e a sua rede de contatos pode ser suficiente para atrair clientes da sua região, mas até quando?
Inevitavelmente, chegará um momento em que você precisará de novos clientes, ou de maiores esforços para manter os que já tem. Nesse momento, apoiar-se somente na sua história e no reconhecimento “boca a boca” pode não ser páreo para o escritório que marca presença no Google, nas redes sociais, na mídia.
Marketing para advogados é estratégia de diferenciação na era digital
Apesar de o marketing para advogados ser usado para simplesmente marcar sua presença na Internet, ele não se restringe a isso.
Ser só mais uma Internet é melhor do que sequer existir nela, mas você não precisa ser só mais um.
O marketing jurídico digital oferece alternativas eficientes e compatíveis com qualquer faixa de orçamento para reforçar sua autoridade e te diferenciar perante a concorrência.
Por que o marketing para advogados faz a diferença na era digital ?
- Não pense na Internet como uma novidade ou uma possibilidade extra: pense nela como a esfera pública, porque no fim das contas, é isso que ela é: um espaço como outro qualquer onde as pessoas se relacionam;
- Ser só mais uma Internet é melhor do que sequer existir nela— mas destacar-se na Internet é melhor que os dois;
- Seu cliente ideal pode estar muito longe do seu campo de visão ou da sua região geográfica, em um local onde só a Internet alcança;
- Seu cliente atual está exposto diariamente a conteúdos na Internet sobre assuntos com os quais você pode ser útil. Então, por que não se adiantar e deixar essa informação clara para ele, ali no mesmo espaço onde ele está buscando informação?
- É importante mostrar aos seus clientes (potenciais e atuais) que você está, no mínimo, ciente de que as estratégias digitais existem (mesmo que você ainda não consiga usá-las com toda a intensidade que deseja);
- As pessoas sabem que o Google e o Chat GPT podem ajudar a resolver algumas dúvidas, mas que só um advogado especializado que estuda um caso profundamente consegue fornecer uma orientação certeira. Se você tiver um bom posicionamento digital, pode sair na frente na conquista dessas pessoas;
- Conquistar clientes novos é excelente, mas nem sempre é o segredo para manter seu escritório rentável. O marketing jurídico digital, aliado ao inbound marketing e CRM, pode criar uma máquina de vendas e gestão de carteira que ajudará seu escritório a ter uma carteira de clientes valiosa por anos, sempre gerando oportunidades de upselling e crossselling.
Quais são as estratégias de marketing jurídico digital mais eficientes?
Cada projeto de marketing jurídico tem sua performance condicionada a uma série de fatores, inclusive a expectativa do próprio cliente, o seu nicho de atuação e o orçamento que ele pode investir.
Mas de forma geral, existem estratégias que são praticamente uma unanimidade. Já outras são mais vulneráveis às variáveis de cada projeto.
- Mais eficientes: SEO, site jurídico, blog, redes sociais, inbound marketing/CRM
- Variáveis: tráfego pago (Google Ads, impulsionamento de posts nas redes sociais), webinars, app do escritório, assessoria de imprensa digital.
É importante aliar bem as suas expectativas e necessidades junto à agência de marketing jurídico que cuidará do seu projeto.
A In Company está à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre marketing jurídico e marketing digital!
Temos mais de 18 anos de experiência em marketing jurídico, e ao longo desse tempo, adquirimos a expertise necessária para entender o que funciona melhor em cada projeto, sem precisar fugir das diretrizes de publicidade da OAB.
Quer saber mais sobre marketing digital / marketing jurídico?
Aproveite as 3 oportunidades abaixo:
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
- FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980