Artigos Postado no dia: 23 maio, 2023

Marketing Jurídico: o que todo advogado precisa saber para aplicar técnicas de marketing de forma ética e eficaz.

Marketing jurídico é uma disciplina? Onde encontrar informações sobre isso? Como se especializar?

Se você, advogado, entende que precisa da OAB para sua estratégia de marketing mas fica perdido sobre como encontrar os profissionais e técnicas adequadas para começar, esse artigo pode te ajudar.

Vamos entender melhor o marketing jurídico enquanto segmento de regulação e nicho de mercado. Vamos verificar também alguns exemplos práticos de como é feita a seleção das técnicas que se aplicam a um projeto de marketing para advogados.

Acompanhe a leitura e não deixe de tirar dúvidas com um profissional caso queira se aprofundar mais!

 

Marketing jurídico é uma disciplina?

Nas graduações em Direito é possível que as diretrizes gerais da OAB sobre publicidade na advocacia sejam ensinadas dentro de disciplinas relacionadas a Ética e Disciplina.

Naturalmente, também é possível que existam grades curriculares em que conste a disciplina de Marketing Jurídico e que nossa pesquisa não tenha identificado. Inclusive, a dificuldade em localizar esse tipo de informação já indica que não existe uma tendência de inserir o Marketing nas grades curriculares de Direito.

Até mesmo no mercado do marketing, o marketing jurídico é uma nomenclatura adotada muito mais para fins de segmentação de mercado do que de campo de estudo.

Isso, porém, não quer dizer que o marketing feito para advogados careça de esforços de regulação, ou que não existam oportunidades de estudo e aperfeiçoamento nessa área.

A OAB vê com muita seriedade o Marketing Jurídico, tanto que o tornou objeto de um Comitê Regulador específico.

Para profissionais do Direito, existem cursos de pós graduação stricto sensu e lato sensu (como MBAs) em Marketing Jurídico conjuntamente com outros temas, como Gestão e Inovação.

Também há cursos de Marketing Digital Jurídico destinados a profissionais de marketing que querem se especializar nesse nicho.

 

Afinal, como definir o marketing jurídico?

Marketing jurídico é um conjunto de estratégias de marketing que têm como objetivo alcançar novos públicos, posicionar marca e construir autoridade para advogados, escritórios de advocacia e empresas de serviços jurídicos, de forma compatível com as diretrizes do Conselho Federal da OAB.

Como se pode perceber, é uma definição que combina aspectos estratégicos de mercado e também aspectos jurídicos.

Para criar uma estratégia de marketing que funcione bem para advogados e que não atraia riscos, buscamos as melhores técnicas do marketing digital e marketing em geral, adaptando-as aos seguintes fatores:

  • técnicas que podem gerar os melhores resultados para cada projeto (segundo o perfil do advogado, do seu escritório, do seu público-alvo, ou até mesmo do seu orçamento);
  • técnicas e demais condutas que não violem dispositivos do Código de Ética e Disciplina da OAB, do Estatuto da Advocacia, do Provimento CFOAB 205/2021 e outras normas incidentes (como, por exemplo, a LGPD, as leis de propriedade intelectual etc).

Basicamente, encontramos essas técnicas por exclusão.

Vamos fazer um exercício para que você compreenda como se dá o processo de selecionar as técnicas de marketing que podem ser aplicadas em um projeto de marketing para advogados:

 

Técnica de marketing Permitida pela OAB? Ressalvas
Redes sociais Sim Manter a moderação e zelar pela dignidade da profissão. Vedada a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão.
Marketing de conteúdo Sim Os conteúdos devem ter finalidade meramente informativa. Vedada a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros no marketing de conteúdos jurídicos
Inbound marketing Sim O processo de captação de leads deve ser feito em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados
Cold mail (prospecção / mala direta) Não Pode configurar-se como captação de clientela
SEO para páginas e conteúdos Sim As palavras chaves selecionadas devem estar em consonância com ditames éticos
Entrevistas na mídia Sim As entrevistas devem ter caráter informativo, não podendo constituir autopromoção. Além disso, o advogado deve respeitar o sigilo e a dignidade profissional. Vedada a referência ou menção a decisões judiciais e resultados de qualquer natureza obtidos em procedimentos que patrocina ou participa de alguma forma, ressalvada a hipótese de manifestação espontânea em caso coberto pela mídia.
Aparições em rankings Sim
Anúncios pagos no Google Sim
Anúncios pagos em outdoors Não

 

Na prática, as principais técnicas e estratégias de marketing utilizadas no segmento jurídico são:

  • Site com blog;
  • Landing pages;
  • SEO para páginas;
  • SEO para conteúdos;
  • Marketing de conteúdo (texto, vídeo, áudio);
  • Fluxos de inbound marketing e software de CRM;
  • Newsletter, e-books, webinars, palestras, eventos;
  • Redes sociais;
  • Assessoria de imprensa digital;
  • Marketing de relacionamento.

 

Onde encontrar mais informações sobre marketing jurídico?

Para saber mais sob o aspecto normativo:

Para saber mais sob o aspecto estratégico, recomendamos buscar informações com profissionais e agências de marketing especializados em marketing jurídico.

A In Company, por exemplo, é uma das agências pioneiras em marketing jurídico no Brasil (atuando nesse segmento desde 2005) e disponibiliza muito conteúdo gratuito, como este que você está lendo agora!

Além do nosso blog atualizado semanalmente, temos também e-books, palestras e cursos.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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