Artigos Postado no dia: 18 fevereiro, 2020

Marketing jurídico digital: veja as tendências de redes sociais para a advocacia 4.0

As redes sociais são parte de qualquer estratégia de marketing digital moderna. Em 2020, elas continuarão fortes em todos os segmentos, inclusive na advocacia.

Afinal, mesmo diante das orientações e restrições do Código de Ética da OAB, é possível obter bons resultados e construir uma presença digital forte para escritórios de advocacia por meio das redes sociais.

Neste artigo, vamos falar das principais tendências de uso das redes sociais no marketing jurídico digital em 2020, dentro da realidade do Direito 4.0 e Marketing 4.0. Confira!

Como vai ser o marketing jurídico digital em 2020

Você já deve ter ouvido falar em Indústria 4.0, Marketing 4.0, e várias outras realidades 4.0 – expressões que significam uma nova era em diversas áreas do mercado e do conhecimento.

Pois bem, o Direito também está entrando em sua era 4.0, marcada pela integração da tecnologia e Internet com os serviços jurídicos.

Naturalmente, estas características também influenciam o marketing jurídico, que hoje é marcado por recursos como:

  • a automatização dos fluxos de inbound marketing;
  • apps e chatbots próprios para escritórios de advocacia;
  • webinars e conteúdos jurídicos em texto e vídeo, disponibilizados na Internet;
  • pod casts;
  • entre outros.

E as redes sociais?

As redes sociais são parte essencial do marketing moderno.

Elas já não são mais uma opção – para muitas marcas, são o canal de contato principal com o consumidor.

Para advogados e escritórios jurídicos, as redes sociais também têm um grande poder de conversão.

Mas, na advocacia, elas devem ser usada com mais cautela.

Afinal, as diretrizes impostas pela OAB, em seu Código de Ética e Disciplina, determinam que a publicidade advocatícia deve ser marcada pela:

  • discrição;
  • sobriedade;
  • caráter meramente informativo;
  • proibição de captação de clientela;
  • entre outras características.

Conheça as tendências de redes sociais para advogados em 2020

O que sobra, então, para os advogados que querem fazer um uso profissional das redes sociais?

A princípio, pode parecer que só resta ao advogado fazer uma publicidade séria, conservadora e com informações sobre Direito.

Isso é verdade – porém, os advogados que irão se destacar com marketing jurídico digital em 2020 são os que fogem dessa linha óbvia.

Conheça algumas tendências de marketing jurídico que ganharam força recentemente e continuarão influenciando a postura dos advogados nas redes sociais em 2020.

  1. Apresentar-se como um solucionador de problemas

Expressões como “soluções jurídicas” e “serviços jurídicos especializados” continuarão sendo intensamente usadas por advogados, que se posicionarão cada vez mais como solucionadores de problemas, provedores de alternativas estratégicas e personalizadas para o público.

  1. Mix de posts pessoais com posts pessoais

O modelo de Instagram ou Facebook cheio de posts impessoais, com chamadas sobre teorias jurídicas e imagens retiradas de bancos de imagens, já está ficando saturado.

Advogados e escritórios continuarão disseminando conteúdo jurídico, porém, de forma equilibrada, alternando com posts sobre o dia a dia do profissional e do escritório.

Obviamente, isto deve ser feito com a moderação, discrição e sobriedade requeridas pela OAB.

  1. Mais e mais conteúdo!

Advogados são formadores de opinião – são consultores, pareceristas, doutrinadores; enfim, sua palavra tem valor e prestígio na sociedade.

Na Internet, esta expertise é demonstrada por meio da publicação de conteúdo jurídico.

As redes sociais não favorecem a publicação de conteúdos muito extensos ou formais, mas podem servir de “isca” para posts de blogs próprios, ou artigos que o advogado publique em portais ou outros websites.

Assim, ferramentas como o link inserido no Facebook, o “link na bio” do Instagram, e os minitextos no Linked.in serão alternativas poderosas para gerar tráfego para sites e blogs jurídicos.

Com a entrada das pessoas no site do escritório, o próximo passo é fazer o visitante se tornar um lead, se cadastrando em um formulário para receber mais conteúdos e desta forma iniciar a jornada de relacionamento com este prospect, qualificando a audiência até virarem uma oportunidade de negócio.

O que seu escritório tem feito para obter um melhor posicionamento digital e conquistar clientes em 2020?

Procure profissionais especializados que possam criar um planejamento de marketing digital estratégico para seu escritório, e que, ao mesmo tempo, saiba alcançar resultados sem risco de desobediência às diretrizes da OAB.

Um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br


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