
O marketing de relacionamento pode transformar a sua forma de advogar!
Na advocacia, conquistar clientes é importante; mas manter relacionamentos de confiança ao longo do tempo é ainda mais. Mas não basta apostar em confiança adquirida como consequência de um bom trabalho apenas. É preciso ter estratégias para nutrir os relacionamentos formados com seus clientes. Isso não é desumanizar os relacionamentos nem ver os clientes como meros números. Pelo contrário: é dar aos seus clientes a importância que eles têm, dedicando tempo e atenção para mantê-los bem servidos e convencidos do valor que você pode agregar a eles.
Na advocacia, marketing de relacionamento não é fazer promoções ou vendas, mas sim, ter planos consistentes e criativos para criar vínculos genuínos, baseados em credibilidade, transparência e atenção constante.
Vamos entender como advogados podem aplicar esse conceito na prática?
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma metodologia que coloca o cliente no centro da estratégia. Em vez de apenas buscar novos contratos, ele foca em nutrir e fortalecer laços com clientes atuais e potenciais, garantindo confiança mútua e reforço do posicionamento da sua marca jurídica.
Na advocacia, fazer marketing de relacionamento significa estar presente na vida do seu cliente, em momentos estratégicos, trazendo informações relevantes para o seu negócio, prestando um atendimento humanizado e mostrando que seu escritório o valoriza.
Não basta que seu relacionamento com o cliente se restrinja à prestação dos serviços para os quais seu escritório foi contratado. Também não estamos falando apenas de desejar felicitações em datas comemorativas. Estamos falando de mostrar ao cliente que você o conhece, que pensou nele quando viu algo relevante para sua atuação; enfim, em encontrar maneiras de estreitar o relacionamento e mostrar o valor do seu serviço para ele.
É importante pensar nas necessidades do cliente, na forma de melhor se adequar às rotinas de trabalho dele, no que você pode ajudá-lo.
Tudo isso faz com que o cliente te veja cada vez mais como um parceiro. A ideia de parceria envolve continuidade, frequência, confiança. Não apenas contratação esporádica de serviços.
Quais são as principais técnicas de marketing de relacionamento digitais?
Com a transformação digital, advogados podem exercitar o marketing de relacionamento de forma cada vez mais fácil, rápida, eficiente, e mantendo a ética e a estratégia. Algumas técnicas digitais que se destacam são:
- E-mail marketing de valor: enviar boletins com artigos educativos, novidades legislativas e conteúdos que ajudem o cliente a se manter informado sobre a sua área de atuação;
- Propostas personalizadas: elaborar propostas de atuação específicas para as necessidades do cliente, evoluir o projeto já contratado;
- CRM (Customer Relationship Management / gestão de relacionamento com o cliente): usar ferramentas que organizem contatos, históricos de atendimento e próximos passos, para manter interações personalizadas;
- Eventos e conteúdos exclusivos para melhorar a performance do cliente: compartilhar conhecimento em eventos ao vivo, ou em transmissões ao vivo em encontros digitais, estreitando laços com quem busca orientação, preferencialmente provendo algum tipo de exclusividade e personalização;
- Atendimento digital humanizado: responder dúvidas com clareza e empatia e envio de relatórios com reuniões periódicas sobre a assessoria prestada.
- Essas técnicas não apenas mantêm o escritório próximo do cliente, mas também criam uma experiência diferenciada, e aumenta a fidelização e novas oportunidades de negócio com o cross selling (venda de outra área) ou up selling (aumento da contratação da mesma área).
Como o marketing de relacionamento impacta a conquista de novos clientes no Direito
O relacionamento bem construído com o cliente gera indicações espontâneas, amplia a reputação do escritório e cria uma rede de confiança sólida.
Clientes satisfeitos tendem a indicar seus advogados a amigos, familiares ou colegas de trabalho quando surge uma necessidade. Além disso, a reputação digital de um escritório construído com base em relacionamentos sólidos gera confiança imediata em potenciais clientes que pesquisam sobre ele.
Outro ponto importante é que, ao nutrir relacionamentos, o escritório se posiciona como referência constante na mente das pessoas. Assim, quando uma nova demanda jurídica aparece, o advogado que já tem essa conexão estabelecida é naturalmente o mais lembrado.
Como já dissemos anteriormente, o relacionamento faz seu escritório ser visto como um parceiro do seu cliente: um parceiro para tirar dúvidas, ser envolvido de forma mais intensa em projetos do cliente, ser buscado de forma mais recorrente até mesmo em serviços diferentes daqueles para os quais seu escritório foi contratado inicialmente.
O relacionamento faz toda a diferença para transformar contratação em parceria contínua!
No fim das contas, marketing de relacionamento para advogados tem menos a ver com praticar ações esporádicas de contato com clientes, e mais com cultivar vínculos e confiança baseada sempre no conteúdo informativo. Isso, por si só, pode se transformar em novos negócios.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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