Artigos Postado no dia: 21 maio, 2024

Legal Marketing: estratégias digitais consolidadas para destacar seu escritório de advocacia

Legal marketing / Marketing Jurídico é uma habilidade que pode ser aprendida. Mas seguramente, você terá os melhores resultados se delegá-la a um profissional e se concentrar apenas em vender e fazer um bom serviço como advogado.

Ainda assim, se você quer começar a entender como funciona o marketing aplicado à advocacia, nem que seja apenas para saber como montar sua equipe para isso, preparamos um artigo especial para você.

Entenda quais são os objetivos e fundamentos do legal marketing e conheça as estratégias que já estão consolidadas nessa área.

 

Como dar seus primeiros passos no legal marketing

O marketing jurídico, ou legal marketing, combina estratégias e técnicas de marketing com especificidades da atividade advocatícia, para ajudar advogados e escritórios a atingirem seus objetivos de marketing sem qualquer risco de infringir as normas da OAB.

Então, os conhecimentos básicos necessários para começar a entender e aplicar o legal marketing são:

  • conceitos básicos de marketing digital (desenvolvimento de website, social media, SEO, inbound marketing, CRM, copywriting, gestão de tráfego etc), branding e comunicação em geral;
  • Código de Ética e Disciplina da OAB e Provimento n.º 205/2021 do CFOAB;
  • decisões dos Tribunais de Ética e Disciplina sobre publicidade na advocacia;
  • outros atos normativos aplicáveis.

Muita coisa, não?

Gestão de marketing não é simples: exige planejamento, constância na execução, e constante aperfeiçoamento mediante monitoramento de métricas de performance.

Por isso, é sempre recomendável contar com uma equipe especializada, seja internamente ou de forma terceirizada.

Estratégias digitais e offline consolidadas para destacar seu escritório de advocacia com legal marketing.

É interessante estar sempre atualizado com novas funcionalidades ou tendências de marketing, ou ainda, criar as suas próprias estratégias, para conseguir se destacar.

Mas se você ainda está começando, pode ser melhor entender o básico, em primeiro lugar.

Algumas estratégias de marketing digital já bastante consolidadas e que geram bons resultados no meio jurídico são:

 

Site jurídico

Sim, site é uma estratégia! Desde que seja tratado como tal.

Ter um site é quase que uma obrigação, mas ele não precisa ser apenas um “cartão de visita” virtual que gera despesas de manutenção.

Se bem trabalhado, o site pode ser um verdadeiro receptor de leads (contatos quentes que podem vir a comprar de você).

Para isso, você precisa construir seu site com boas técnicas de SEO para atrair tráfego orgânico, ou combiná-las com estratégias de tráfego pago.

Além disso, precisa manter o site sempre alimentado, sem links quebrados, com conteúdo relevante e atualizado.

Também é útil usar suas outras estratégias (como as redes sociais) para direcionar as pessoas para o seu site, e ter nele mecanismos para colher leads, iniciando um processo de inbound marketing.

 

Inbound marketing

O inbound marketing é uma metolodogia baseada na “entrada” de leads. Ou seja: em vez de ir atrás deles, você se posiciona, se prepara e cria atrativos para que eles venham até você. Quando esse encontro acontece, buscamos “converter” o lead, isto é: transformar um mero visitante do seu site em um contato da sua carteira, com o qual você iniciará uma jornada de relacionamento, nutrindo esse relacionamento até que o lead esteja pronto para fechar negócio com você.

Há estratégias e métodos para estimular que esse caminho seja percorrido, e para ter o controle de toda a jornada, para saber exatamente em que ponto seu lead está, quais foram os gatilhos que o fizeram desistir ou avançar etc. Se você tem conhecimento sobre gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management, ou CRM), deve ter percebido que a premissa é parecida. De fato, fazemos uso de softwares especializados em inbound e CRM para conduzir essa estratégia.

Esses softwares também nos ajudam a fazer a gestão dos dados em conformidade com as diretrizes da LGPD, implementando todos os protocolos necessários para que o tratamento seja feito de acordo com a lei.

 

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo também segue uma lógica e uma estratégia, com o objetivo de:

  • firmar seu nome como autoridade em um determinado segmento;
  • “aparecer” sempre perante seu potencial cliente;
  • demonstrar sua expertise e sua vinculação com um determinado tema;
  • educar seu público sobre a importância e complexidade de determinados assuntos, bem como, sobre a importância de contar com assessoria jurídica especializada para lidar com eles;
  • despertar o interesse do público no assunto e/ou em você, na sua marca.

Para alcançar esses objetivos, as pautas precisam ser escolhidas de forma cautelosa, conforme um estudo de tendências e perfil do público alvo, de forma alinhada com a sua prática advocatícia.

Ademais, o texto precisa ser redigido conforme técnicas de copywriting e SEO.

E a estratégia deve ser constante. Postagens esporádicas, sem uma frequência e coerência entre os temas, não vão surtir o efeito esperado.

Conte com uma assessoria especializada em marketing jurídico para obter os melhores resultados com marketing digital e comunicação sem correr riscos junto à OAB.

 

Quer se aprofundar mais sobre Legal Marketing / Marketing Jurídico?

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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