Artigos Postado no dia: 23 novembro, 2023

Investimento em Marketing: Luxo ou necessidade na Área da Saúde?

Investimento em marketing não é luxo e nem precisa ser algo grandioso. Investimento em marketing é simplesmente garantir que a comunicação dos valores da sua marca ou serviços cheguem no mercado alvo. Algo extremamente básico para uma gestão empreendedora.

Se você ainda não consegue enxergar o investimento em marketing como ferramenta para aumentar receita, então precisa pelo menos enxergá-lo como uma condição básica de sobrevivência do seu negócio.

Nesse artigo, você vai entender por que é fundamental incluir o investimento em marketing entre as suas prioridades enquanto empreendedor da saúde. Confira!

 

Marketing: ferramenta poderosa mesmo sem investimento substancial

Marketing sem investimento existe? Existe (pelo menos se considerarmos investimento apenas sob o aspecto financeiro, não considerando o investimento de tempo, recursos humanos etc.). É possível adotar uma abordagem mais orgânica, sem custo, focada no boca a boca para promover seus serviços na área da saúde.

A partir do momento em que você começa a considerar papelaria e gráfica para marketing outbound offline, já começa a precisar despender alguma quantia.

Se você começa a incluir estratégias de marketing digital, mesmo que faça tudo sozinho e sem usar ferramentas especializadas, ainda assim, não se pode dizer que não há investimento envolvido. Afinal, você vai usar, no mínimo, um celular ou um computador, e vai precisar de acesso à Internet.

Ainda assim, até aí estamos falando de marketing sem custo ou de baixo custo.

Será que esse tipo de marketing pode surtir resultados?

Pode, sim, embora fique difícil até mesmo mensurar esses resultados sem mão de obra ou ferramenta especializadas. Também fica difícil explorar todo o potencial da sua estratégia e escalá-la para que você não precise fazer tudo sozinho e manualmente.

Quando você tem um orçamento para marketing, sua estratégia pode ficar muito mais profissional, sustentável, segura e eficiente, porque você pode investir em:

  • licenciamento de software e/ou assinatura de serviços especializados para CRM, data analytics, design, e-commerce etc;
  • consultoria, assessoria e mão de obra especializados em marketing, tecnologia, implementação da LGPD etc;
  • plugins, templates e outros produtos para melhorar o desenvolvimento do seu website;
  • e vários outros produtos, serviços e profissionais que vão executar diversas frentes de um projeto de marketing.

Investir em marketing amplia consideravelmente o alcance e a eficácia das suas estratégias.

 Investimento em marketing: quais as justificativas?

O marketing muda todos os dias. Novas tecnologias são criadas. Algoritmos se renovam diariamente. Tendências das redes sociais somem e nascem todos os dias.

Como profissional da saúde, você sabe que nenhum conhecimento que adquire poderá servir para sempre. A ciência também está sempre evoluindo, e o que você estudou na faculdade pode muito bem mudar a qualquer momento.

No marketing, é a mesma coisa – exceto que as teses no marketing são um pouco mais “rápidas” de serem provadas e de se estabelecerem do que nas ciências da saúde. Logo, o mercado é ainda mais dinâmico e acompanhar tudo isso requer muito fôlego, conhecimento especializado, e de preferência, muito investimento também.

Aqui estão algumas razões pelas quais o investimento em marketing não é apenas uma escolha, mas uma necessidade na área da saúde:

  1. Concorrência: investir em marketing é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes, destacar seus pontos fortes e atrair a atenção de pacientes em potencial;
  2. Educação do paciente: muitas pessoas buscam informações de saúde online antes de tomar decisões importantes. Investir em conteúdo educacional e informativo pode estabelecer sua marca pessoal como uma autoridade confiável, construindo a confiança dos pacientes;
  3. Adaptação: ter uma presença online forte e estratégias de marketing digital executadas com profissionalismo te ajuda na adaptação às mudanças sociais, culturais, mercadológicas e tecnológicas, para atender às expectativas do seu público alvo;
  4. Marca e reputação: marketing não é só atrair novos pacientes, mas também construir e manter uma reputação sólida, o que se traduz no conceito da marca ou marca pessoal. Uma marca confiável e reconhecida é essencial para conquistar uma base sólida de pacientes;
  5. Otimização de recursos: investir em marketing não é necessariamente alocar grandes quantias para estratégias, produtos, serviços e pessoas. Também é uma questão de otimizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos desejados. 

 

Investir em marketing é uma opção ou uma necessidade?

Manter a sua carreira é uma opção ou uma necessidade? Continuar tendo pacientes é uma opção ou uma necessidade? Aumentar a quantidade de pacientes, ou o valor dos serviços que você cobra a eles, é uma opção ou uma necessidade?

Se tudo isso é uma necessidade, então investir em marketing também é.

A concorrência é um componente de qualquer mercado. Para que um indivíduo opte por um serviço em vez de outro concorrente, precisa ter motivos. Esses motivos são instrumentalizados ou comunicados por meio do marketing.

O marketing na área da saúde não deve ser considerado um luxo, uma “moda” ou um ato de desespero. Pelo contrário: ele é uma atividade essencial presente em qualquer organização saudável e que pretende continuar no mercado.

Por isso, investir em marketing para poder executá-lo de forma profissional, ética, lícita e em alta performance é essencial para se destacar em um mercado competitivo.

Além disso, estratégias de marketing bem planejadas podem oferecer retornos significativos sobre o investimento.

Se você ainda não consegue enxergar isso como isso traz ROI, então pelo menos enxergue como uma condição básica de sobrevivência do seu negócio. Em um mercado de livre concorrência, é difícil, e em alguns casos impossível, atrair consumidores sem investimentos em marketing que deem a ele motivos para escolher você em vez de um concorrente.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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