
Uma boa gestão da sua carteira de pacientes pode às vezes ser a chave do seu faturamento e da estabilidade da sua clínica. Se você conseguir integrar essa gestão com estratégias de marketing que atraem novos pacientes, melhor ainda!
A tecnologia pode ser uma grande aliada nisso. Gerir uma carteira de leads e de pacientes manualmente pode ser inviável, então vale a pena “delegar” algumas atividades a um software especializado.
Neste artigo, exploraremos a importância da tecnologia na gestão de uma carteira de pacientes e do marketing médico. Confira também 3 dicas valiosas de recursos tecnológicos para automatizar e otimizar a gestão de relacionamento com seus contatos, sejam eles novos leads ou pacientes fiéis da clínica.
Como o marketing médico ajuda na gestão de uma carteira de pacientes?
Muitas técnicas de gestão de carteiras de clientes/pacientes são usadas no marketing digital também, sobretudo no inbound marketing, por meio do CRM (Customer Relationship Management, ou “gestão de relacionamento com o cliente“).
Então, por que não unir os dois?
Na sua clínica, certamente você mantém boas práticas de organização e registro dos dados dos seus pacientes, seus históricos médicos, consultas e procedimentos.
No inbound marketing e marketing digital, também mantemos um arquivo dos dados dos leads e do histórico de interações e eventos que acontecem na sua jornada de compra.
Quando a jornada de compra culmina em uma conversão em venda (que, na saúde, é o ato de o lead se tornar um paciente, agendando uma consulta, procedimento ou adquirindo algum serviço), também registramos isso e continuamos dando atenção a esse contato!
Por isso, é perfeitamente possível integrar a gestão da sua carteira de leads com a sua carteira de pacientes.
Dessa forma, você terá maior controle e informação sobre os pacientes que atende, como chegaram até você, entendendo seu perfil e podendo assim desenvolver estratégias específicas para aperfeiçoar essa relação e fidelizar esse paciente.
Esse processo tende a ser bastante trabalhoso porque envolve muita informação, muitos dados, mas a tecnologia pode ajudar.
3 dicas de como aproveitar a tecnologia para gerir sua carteira de pacientes
A tecnologia oferece recursos para simplificar e automatizar:
- contato com seus pacientes;
- ações de Gestão, marketing e relacionamento com seus pacientes;
- organização da sua carteira de pacientes.
Confira 3 dicas de recursos tecnológicos que podem te fazer ganhar tempo e economizar recursos humanos e financeiros na gestão da sua carteira de pacientes:
Software de CRM
Um software de CRM pode realizar a gestão dos dados dos seus contatos e de todo o relacionamento online, inclusive aplicando protocolos de observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Pode também automatizar o disparo de e-mails, executando a estratégia de comunicação de inbound marketing e gerando relatórios sobre a performance dessa estratégia.
Automatização de lembretes e controle de calendário
A automação tem papel fundamental na gestão da carteira de pacientes. Fazer essa gestão de forma manual e totalmente individualizada pode se tornar inviável. Então, use softwares, apps e serviços online de de automatização a seu favor.
Você pode, por exemplo, automatizar:
- agendamentos de consultas e exames;
- lembretes de datas de consultas e exames;
- follow ups;
- envio de pesquisas de satisfação;
- envio de convites e outros lembretes em ações de cross selling, up selling e resgate de pacientes antigos;
- entre outras ações.
Isso melhora a experiência do paciente, economiza tempo da equipe, ajuda a manter um relacionamento próximo com os pacientes e colher dados.
Power BI e/ou outras ferramentas de BI
Ferramentas de business intelligence (BI) podem te ajudar a criar relatórios, dashboards e outros recursos visuais de organização dos dados que você colhe em sua estratégia de marketing e gestão de carteira.
Alguns dos dados que você pode colher para analisar por meio desses recursos são:
- quantidade de pacientes;
- faturamento da clínica;
- quantidade de pacientes ou faturamento proveniente das estratégias de marketing (para comparar com os resultados que não vieram das estratégias de marketing);
- ticket médio;
- e vários outros.
Aproveitar a tecnologia para implementar sistemas de gestão de pacientes, investir em marketing digital e automatizar a comunicação com os pacientes pode resultar em uma prática médica mais eficiente, atraente e voltada para o paciente.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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