Artigos Postado no dia: 1 novembro, 2023

Marketing Médico: como aproveitar a tecnologia para gerir sua carteira de pacientes

Uma boa gestão da sua carteira de pacientes pode às vezes ser a chave do seu faturamento e da estabilidade da sua clínica. Se você conseguir integrar essa gestão com estratégias de marketing que atraem novos pacientes, melhor ainda!

tecnologia pode ser uma grande aliada nisso. Gerir uma carteira de leads e de pacientes manualmente pode ser inviável, então vale a pena “delegar” algumas atividades a um software especializado.

Neste artigo, exploraremos a importância da tecnologia na gestão de uma carteira de pacientes e do marketing médico. Confira também 3 dicas valiosas de recursos tecnológicos para automatizar e otimizar a gestão de relacionamento com seus contatos, sejam eles novos leads ou pacientes fiéis da clínica.

 

Como o marketing médico ajuda na gestão de uma carteira de pacientes?

Muitas técnicas de gestão de carteiras de clientes/pacientes são usadas no marketing digital também, sobretudo no inbound marketing, por meio do CRM (Customer Relationship Management, ougestão de relacionamento com o cliente“).

Então, por que não unir os dois?

Na sua clínica, certamente você mantém boas práticas de organização e registro dos dados dos seus pacientes, seus históricos médicos, consultas e procedimentos.

No inbound marketing e marketing digital, também mantemos um arquivo dos dados dos leads e do histórico de interações e eventos que acontecem na sua jornada de compra.

Quando a jornada de compra culmina em uma conversão em venda (que, na saúde, é o ato de o lead se tornar um paciente, agendando uma consulta, procedimento ou adquirindo algum serviço), também registramos isso e continuamos dando atenção a esse contato!

Por isso, é perfeitamente possível integrar a gestão da sua carteira de leads com a sua carteira de pacientes.

Dessa forma, você terá maior controle e informação sobre os pacientes que atende, como chegaram até você, entendendo seu perfil e podendo assim desenvolver estratégias específicas para aperfeiçoar essa relação e fidelizar esse paciente.

Esse processo tende a ser bastante trabalhoso porque envolve muita informação, muitos dados, mas a tecnologia pode ajudar.

 

3 dicas de como aproveitar a tecnologia para gerir sua carteira de pacientes

A tecnologia oferece recursos para simplificar e automatizar:

  • contato com seus pacientes;
  • ações de Gestão, marketing e relacionamento com seus pacientes;
  • organização da sua carteira de pacientes.

Confira 3 dicas de recursos tecnológicos que podem te fazer ganhar tempo e economizar recursos humanos e financeiros na gestão da sua carteira de pacientes:

 

Software de CRM

Um software de CRM pode realizar a gestão dos dados dos seus contatos e de todo o relacionamento online, inclusive aplicando protocolos de observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Pode também automatizar o disparo de e-mails, executando a estratégia de comunicação de inbound marketing e gerando relatórios sobre a performance dessa estratégia.

 

Automatização de lembretes e controle de calendário

A automação tem papel fundamental na gestão da carteira de pacientes. Fazer essa gestão de forma manual e totalmente individualizada pode se tornar inviável. Então, use softwares, apps e serviços online de de automatização a seu favor.

Você pode, por exemplo, automatizar:

  • agendamentos de consultas e exames;
  • lembretes de datas de consultas e exames;
  • follow ups;
  • envio de pesquisas de satisfação;
  • envio de convites e outros lembretes em ações de cross sellingup selling e resgate de pacientes antigos;
  • entre outras ações.

Isso melhora a experiência do paciente, economiza tempo da equipe, ajuda a manter um relacionamento próximo com os pacientes e colher dados.

 

Power BI e/ou outras ferramentas de BI

Ferramentas de business intelligence (BI) podem te ajudar a criar relatórios, dashboards e outros recursos visuais de organização dos dados que você colhe em sua estratégia de marketing e gestão de carteira.

Alguns dos dados que você pode colher para analisar por meio desses recursos são:

  • quantidade de pacientes;
  • faturamento da clínica;
  • quantidade de pacientes ou faturamento proveniente das estratégias de marketing (para comparar com os resultados que não vieram das estratégias de marketing);
  • ticket médio;
  • e vários outros.

 

Aproveitar a tecnologia para implementar sistemas de gestão de pacientes, investir em marketing digital e automatizar a comunicação com os pacientes pode resultar em uma prática médica mais eficiente, atraente e voltada para o paciente.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

 


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